Saulo Reis 28/09/2017
E botaram a p%#@! da MTV pra funcionar
Como a maioria das pessoas que descobriram a MTV Br nos anos 90 e 2000, eu estava zapeando uma tv que nem controle remoto tinha e, em 2004, vi um canal transmitindo futebol entre cantores e músicos em geral, onde cada um tinha sua barra de skills, tal qual num vídeo game. Diferente de tudo que eu via na TV até então, a MTV promovia numa tarde qualquer o seu saudoso rockgol. Resolvi deixar ali naquele canal para ver no que dava e acabei me apaixonando pela emissora.
Música boa que despertou uma sensibilidade que eu não sabia que tinha, vinhetas engraçadas durante os comerciais, gente falando palavrão, tatuagens, a quebra do politicamente correto e uma série de outros itens me prenderam na emissora paulistana de origem yankee ao longo de quase 10 anos. Tudo era novidade ali, moderninho, transcendente, descolado, cool, a cada dia que passava eu amava mais e mais estar ali na frente da TV admirando uma emissora segmentada na TV aberta.
Como não recordar dos lendários beavis& butt head, fudencio, mega liga, south park, celebrity deathmatch na ala das animações; gordo on ice, yo mtv, mochilão, the nadas, comedia mtv, 15 minutos, furo, hermes e renato, 5a categoria e por aí vai. Tudo isso e muito mais me educou musicalmente e me incentivou a pesquisar sobre causas sociais e assuntos no geral. Além de, de certa forma, me ensinaram a rir de nossa falhas e que apesar de tudo, temos que continuar botando essa porra pra funcionar.
Zico Góes, diretor, editor, tradutor e o que mais tenha sido, andou por todo o país da MTV e traduziu com muita lealdade o sentimento do que o canal significou para 3 gerações inteiras de gente apaixonada por arte e música. Impossível não se emocionar com algumas lembranças durante a leitura fácil e direta do carioca.
Valeu Zico, valeu João gordo, PC, Gastão, Thunder, André vasco, Mion, Serra, Cicarelli, Fernanda Lima, Adnet e tantos outros que marcaram minha infância, pré e adolescência. Me ensinaram o que é música, o que é arte, o que é comedia e o que é MTV de verdade. Valeu MTV!