Ricardo.Silvestre 08/08/2023
Ou se ama, ou se odeia!
Vocês já leram algum anti-conto de fadas? Não? Pois é exactamente isso que encontramos nesta obra, que é só a novela gráfica mais grotesca e excêntrica que alguma vez passou pelas minhas mãos.
As ilustrações de traços delicados e em tons predominantemente pastéis estão a cargo do casal composto por Marie Pommepuy e Sébastien Cosset, uma dupla que se dá a conhecer ao mundo como Kerascoët. Mas apesar da delicadeza das ilustrações, tudo o resto é apresentado com um teor sombrio e até violento. A protagonista, a ingénua Autora, precisará aprender a sobreviver num mundo gigante, desconhecido e assustador, onde se vê obrigada a enfrentar diversos desafios, alguns deles bizarros e muito pouco convencionais.
Por outro lado, é toda esta dualidade que acaba por encantar neste trabalho. Na singularidade de cada página, onde novos personagens são apresentados e novas coisas vão acontecendo, existem ainda outras camadas por desvendar e sobre as quais devemos reflectir. Apesar das só 94 páginas, não é efectivamente uma leitura rápida.
Recomendo, e mais não digo!