Vivendo a comunicação não violenta

Vivendo a comunicação não violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg




Resenhas - Comunicação Não-Violenta


824 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


isabella0802 15/10/2024

Comunicação
Li este livro por indicação da minha psicóloga, por conta de algumas situações pessoais que estava enfrentando. No começo, achei que seria só mais um guia de autodesenvolvimento, mas me surpreendi. O autor, Marshall Rosenberg, traz pequenas tarefas práticas que ajudam a colocar os conceitos em ação.

Essas atividades realmente fazem a diferença no dia a dia. Sempre que me deparo com situações difíceis, lembro do que aprendi e consigo repensar minhas reações. A abordagem da comunicação não violenta me ensinou a valorizar a empatia nas interações. É uma leitura que recomendo para quem busca melhorar a comunicação e a compreensão nas relações.
comentários(0)comente



Liv1605 11/10/2024

Resenha
? A cada escolha que fizer, esteja consciente de a que necessidade ela atende.?

?Talvez o comportamento mais perigoso seja fazer as coisas ?porque devemos?.?
comentários(0)comente



Tati- Leitora 10/10/2024

Adorei o livro! Ele tem uma linguagem simples e fácil de se entender e ao mesmo tempo não perde a complexidade do assunto retratado.
Eu com certeza vou guardar ele para indicar sempre para meus pacientes.
comentários(0)comente



Lillian.Simas 08/10/2024

Empatia e compaixão
Esse livro que me foi intensamente recomendo, creio eu que na intenção de que consiga não ser tão violenta em minha comunicação (risos), trata de conectar-se compassivamente consigo próprio para poder me conectar compassivamente com os outros, aprender a se observar e compreender os estímulos que estão por trás de meus sentimentos, como eles afetam minhas necessidades e o que pode ser feito para mudar uma situação. Me trouxe um reflexão profunda e conhecimentos que, juro, tentarei aplicar, apesar de ainda ter alguma resistência quanto a se todas as pessoas que me cercam, realmente merecem esse esforço. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jealcoli 29/09/2024

Prolixo
O tema abordado no livro é muito interessante. Tenho um interesse grande na comunicação não positiva, então gosto muito de ler a respeito.

Minha expectativa neste livro era de me aprofundar mais no assunto, mas infelizmente achei a escrita bem prolixa.
comentários(0)comente



Keila 26/09/2024

Gostei bastante ???
O livro não tem nada a ver com auto ajuda gente....

Eu precisava muito ouvir, pra me ajudar a lidar com o espírito de Pedro kkkkk

Muita coisa faz sentido, o problema é a prática ?

Mas, recomendo, com certeza ??
comentários(0)comente



Sindoval 25/09/2024

Leitura para a vida.
Tendo tido contato com as teorias da CNV há 10 anos e desde então utilizado seus conceitos em meu trabalho e vida pessoal posso dizer que seu uso pode fazer muita diferença como nos relacionamos em todas as esferas, trazendo muitos benefícios.

Mais do que apresentar suas teorias, Marshall Rosemberg consegue mostrar como a CNV age e influência a forma como percebemos os outros e a nós mesmos, possibilitando agir e pensar com empatia.

Leitura essencial.
comentários(0)comente



Mips 15/09/2024

Todo mundo deveria ler esse livro
Se você só puder ler um livro na vida, leia esse. Ele vai te ensinar muito. A se comunicar melhor, a ver o que as pessoas dizem de uma forma diferente e principalmente a ter relações melhores.Eu amei muito reler esse livro, me ensinou ainda mais do que na prineira vez. Precisamos nos conectar mais com nossos sentimentos e necessidades ao invés de atribuir a outras pessoas responsabilidade por nossas sentimentos.
comentários(0)comente



Derick.Renan 09/09/2024

Quando se retira o capitalismo do livro, nos enriquecemos.
Livros de metodologias e técnicas tendem a ter um problema que pouco me incomoda, mas que sempre deixa presente a necessidade de filtros. Com esse livro não é diferente.

Seria injusto critica-lo deliberadamente, como se ele não tivesse sido bom ou necessário. Pelo contrário, ele é enriquecedor e eu o indico de olhos fechados. A ideia de conexão e tomada de consciência sobre nossos sentimentos e quais necessidades não estão sendo atendidas me trouxe uma nova perspectiva acerca da minha relação com os outros - principalmente considerando que cresci em um contexto um pouco mais violento.

No entanto, a ideia mercantilista do método sempre vai ser um problema. Não é errado ter a utopia da eterna resolução, mas é quase antiético vender como se assim fosse. O livro faz parecer que a CNV em tudo funciona e só precisa de tempo e paciência, e infelizmente não é assim. Relações dentro de nossa sociedade atual são perpassadas por hierarquias e demandas que vão desde ?raça?, ?gênero?, ?sexualidade? e diversas outras, em que um lado dominante tem certo poder sobre um lado dominado. Acreditar que apenas um diálogo mostrando seus desejos é suficiente é vender um sonho que, infelizmente (infelizmente mesmo) não pode ser resolvido assim.
comentários(0)comente



Batz 08/09/2024

Difícil, mas não impossível
Olha, vou ser bem honesto, é um dos livros que eu mais aprendi algo junto com O Ego é Seu Inimigo. Do início ao fim, você fica incrédulo e até desconfiado das situações que ocorrem no livro, e isso te faz querer ser uma pessoa melhor.

Creio que, se você aplicar tudo que está no livro, vai conseguir sim ter relacionamentos melhores e mais "leves", por assim dizer. Fica aqui essa grande recomendação.
comentários(0)comente



Clau 07/09/2024

O idioma da compaixão
Este é o segundo livro que leio sobre Comunicação Não Violenta, estou tentando colocá-la em prática, mas isso não é tão fácil: fomos ensinados a nos comunicar de outra forma. Neste livro, Marshall Rosenberg fala de forma clara sobre a CNV, apresentando-a como um modo de ser, de pensar e de agir e não apenas como um método para a administração de conflitos. Através de experiências vivenciadas por ele, o autor nos leva a refletir sobre a maneira como costumamos nos comunicar e nos ensina o que ele chama de linguagem da compaixão: "a CNV nos ensina a expressar o que está vivo em nós e a enxergar o que está vivo nos outros."
comentários(0)comente



deborat 06/09/2024

Apenas leiam ?
Comunicação não violenta se tornou minha nova paixão de leitura. Estamos tão acostumados com uma comunicação mais agressiva, sempre esperando uma punição ou uma recompensa, que às vezes podemos pensar que a CNV não se sustenta na nossa sociedade. Mas o autor traz que ela não apenas se sustenta, mas também vale muito a pena para quem quer viver uma vida mais conectada com o próximo.
comentários(0)comente



Marcelli11 05/09/2024

O Caminho para a Empatia e Compaixão
Confesso que eu realizei esta leitura por conta de meios acadêmicos, porém fico me questionando por que adiei tanto esta leitura?

É uma leitura que faz repensarmos como somos agressivos em nossa comunicação mesmo sem termos consciência sobre tal ato, nossas reações e linguagem não verbal contribui ativamente para este papel.

Refleti muito sobre todos os relacionamentos da minha vida e em todos os âmbitos, até mesmo interpessoais porque o autor provoca esta reflexão no leitor. Ele mostra um caminho de compaixão, empatia e ligações com o outro.

Porém o que me deixou fascina são os exemplos que ele nos coloca em reflexão, ele mostra que até mesmo para ele que domina a CNV é difícil por em prática as vezes, como quando estamos tomados pelo sentimento de raiva, possessão, nojo, ciúmes e dentre outros sentimentos.

Assim como ele mesmo menciona, não é alguém que nos fazer sentir o sentimento de raiva e sim algum ato que estamos necessitando, alguma necessidade do nosso próprio eu, nossos julgamentos e maneira de observar a situação.

Tudo que observamos com calma, reflexão pode tornar o conflito em uma solução. Muitas vezes não queremos uma solução, correto, mas uma ligação entre as partes.

A comunicação não violenta é algo que todos deveriam ter acesso, ter nossos sentimentos escutados e escutar o outro deveria ser padrão.

Todo mundo deveria se propiciar desta leitura.
comentários(0)comente



Kindle Girl 04/09/2024

1. Conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV)
Comunicação que promove a empatia, a compreensão e a conexão entre as pessoas.
Foca em expressar necessidades e sentimentos sem julgar ou culpar o outro.

2. Os Quatro Componentes da CNV
*Observação:
Descrever objetivamente o que está acontecendo sem julgamentos ou avaliações.
Exemplo: “Quando vejo você chegar atrasado...”
*Sentimentos:
Expressar como você se sente em relação ao que observou.
Exemplo: “...me sinto frustrado.”
*Necessidades:
Identificar e comunicar as necessidades ou valores que estão por trás dos sentimentos.
Exemplo: “Porque eu preciso de pontualidade para sentir segurança.”
*Pedidos:
Fazer pedidos claros e específicos para atender as suas necessidades.
Exemplo: “Você poderia avisar se for se atrasar?”

3. Diferenciação entre Observação e Avaliação
Importância de separar observações neutras de julgamentos.
Evitar generalizações e rótulos, que podem ser percebidos como críticas.

4. Identificação e Expressão de Sentimentos
Importância de reconhecer e nomear os próprios sentimentos.
Ajuda a conectar-se com as próprias necessidades e a expressá-las de forma clara.

5. Conexão com as Necessidades Humanas
Todos os sentimentos estão ligados a necessidades satisfeitas ou não satisfeitas.
A CNV enfatiza a importância de identificar essas necessidades para promover uma comunicação clara e eficaz.

6. Formulação de Pedidos em vez de Exigências
Pedidos devem ser claros, específicos e realizáveis.
Pedidos expressam o que gostaríamos que a outra pessoa fizesse, sem exigir ou pressionar.

7. Recebendo e Escutando com Empatia
A importância de escutar ativamente os sentimentos e necessidades do outro.
Praticar a escuta empática para promover a compreensão e a conexão.

8. A Diferença entre Necessidades e Estratégias
Compreender que diferentes estratégias podem satisfazer as mesmas necessidades.
Importância de buscar soluções que atendam às necessidades de todos os envolvidos.

9. Superando a Comunicação Punitiva
Evitar o uso de punições ou recompensas como formas de manipular o comportamento.
Focar em uma comunicação que fomente a cooperação e a compreensão mútua.

10. O Poder Transformador da CNV
A CNV pode ser usada para resolver conflitos, melhorar relacionamentos e promover uma cultura de paz.
Aplicável em diversas áreas, como educação, negócios, e relacionamentos pessoais.

11. Prática e Aplicação da CNV
A CNV requer prática constante para ser eficaz.
Importância de criar um ambiente que apoie a comunicação empática e o crescimento pessoal.






comentários(0)comente



824 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |