Mari 29/07/2022
Ebaa! O vigésimo do ano é um dos mais esperados por mim mesma (e somente). Um manual de como viver a comunicação não violenta!
Mas o que é a CNV? Comunicação não violenta é uma forma de resolver conflitos a curto prazo(dia a dia), e, consequentemente, refletindo a longo prazo. Como OTIMIZAR o diálogo e a resolução de qualquer nível de atrito pra obter *eficácia*, ao inves de focar naquela gritaria toda ou qualquer outra forma totalmente desgastante de estabelecer conexões. É uma ténica mais traduzida em um estilo de vida, e a aplicabilidade do conceito na convivência interpessoal se traduz em aprender a gerenciar a raiva, extrair o que puder dela, e converter tudo isso em uma comunicação expressiva e amorosa, além de uma forma de autoconhecimento também. Um daqueles livros que você termina de ler com vontade de mudar você, e a forma como trata tudo e todos. Mas também um tipo de livro que, como ?A Macrobiotica Zen?, apesar de inspirador, pode acabar te frustrando. Ninguém é um buda que vai acabar de ler e nunca mais se exaltar na vida, e ta tudo bem kkkk é sobre a intenção da prática e a reflexão da teoria!
O livro é uma exposição de ideias do que se pode fazer pra alcançar as reconciliações sem abrir mão do seu ponto de vista, além de como educar as crianças com a CNV também, porque afinal a forma como reagimos é fundamentada, principalmente, na estratégia com a qual fomos ensinados a nos comunicar. É simplesmente muito legal, e atualmente existem vários centros de Nonviolent Communication espalhados por áreas sequeladas pela guerra como Oriente Médio, Malásia, Ruanda e outras.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Quando compreendemos o que está vivo em nós, podemos descobrir o que fazer para enriquecer essa vida?.