O Demônio na Cidade Branca

O Demônio na Cidade Branca Erik Larson




Resenhas - O Demônio na Cidade Branca


82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anna v. 03/02/2023

Ótima não-ficção
Este livro é muito bom e merecedor da fama. Uma não-ficção que deixa o leitor grudado nas páginas. No entanto, confesso que esperava uma relação mais direta entre os dois principais fios narrativos: a Feira Universal de Chicago de 1893, com foco no personagem de Daniel Burnham, arquiteto e força-motriz por trás da Feira, e os assassinatos do serial killer H.H. Holmes. Fora o fato de terem acontecido na mesma época e de Holmes ter sido dono de um hotel em Chicago em 1893, as histórias são independentes.
Não sou muito fã de true crime de serial killers, acho uma coisa meio de mau gosto - por outro lado gosto muito de outro tipo de true crime, as falcatruas corporativas, como Elizabeth Holmes e Adam Neumann. Por isso, gostei mais do relato a respeito da Feira, uma exposição ultra ambiciosa para uma cidade até então mediana (Chicago), que tinha como principal objetivo ultrapassar a Exposição Universal de Paris de 1900, que apresentou ao mundo a Torre Eiffel, entre outras maravilhas.
Adorei como o autor constrói, através de vários personagens muito humanizados pelo relato, a tarefa hercúlea que foi levantar um evento daquela proporção, naquela época. Me pareceu mais ou menos como organizar os Jogos Olímpicos - um evento que consome recursos e mobiliza toda a cidade durante alguns anos. Os vários personagens são ótimos, e todos os obstáculos foram muito bem contados (crise econômica, problemas climáticos, greves de operários, pitis de artistas, mortes inesperadas). As muitas inovações da Feira são deliciosas de conhecer, desde a melodia que nos desenhos animados sempre remete a "dança do ventre" e "naja saindo de dentro de um cesto" (todo mundo conhece) até a mais imponente, a roda gigante, que foi criada nessa ocasião.
Sobre a história do "demônio" Holmes, não tenho muito a dizer, é um relato horripilante de um psicopata cujos assassinatos nem podem sem acuradamente contabilizados.
Mas o talento de Larson é notável, e fico bem curiosa para conhecer seus outros livros.
comentários(0)comente



Cleitao 30/01/2023

Mais um Ótimo livro de Erik Larson.
Depois de ler No Jardim das Feras e A última viagem do Lusitânia. Dois ótimos livros de Erik Larson decidi ler O Demônio na Cidade Branca. Li e Gostei muito. Para quem leu os outros dois livros do Larson..Leiam O Demônio na Cidade Branca vão gostar também. No livro mostra dois homens com pensamentos totalmente diferentes . Um do bem e o outro do mal. Ambos construíram aquilo que imaginaram . Um pro bem e outro pro mal.. Leitura fascinante. Um com uma mente para o bem outro para o mal. Adorei o livro.
comentários(0)comente



Tamires 14/12/2022

o trabalho de pesquisa de Erik Larson para escrever esse livro é impecável, parece que ele viveu em Chicago em nos anos de 1800 e acompanhou a vida de Burnham e Holmes. gostei da leitura apesar de às vezes o livro ter me deixado mais curiosa sobre a história de Holmes desse novinho.
comentários(0)comente



Victoria Bianchi 21/10/2022

Não foi o que eu esperava. Comecei achando que seria mais um livro de true crime, porém, foi um pouco diferente do esperado já que o autor separa a leitura como duas histórias separadas que vão se complementando aos poucos. Alguns capítulos contam sobre os crimes e a chegada do H. H. Holmes na cidade enquanto outros são sobre a Feira Colombiana de Chicago em que os americanos tentaram ? e falharam miseravelmente ? em competir com a exposição da Torre Eiffell.

Para resumir, é um livro muito bom só que não foi muito para mim, praticamente só fiquei presa nos últimos 20% de história. Talvez se você se gostar mais do assunto que eu vá amar o livro. O autor é muito rico em detalhes sobre a feira e talvez seja isso que deixou a leitura muito cansativa pra mim, cheguei até a pular algumas páginas porque eram só repetições de coisas que ele já tinha detalhado mil vezes.

Enfim, não me interesso muito por arquitetura mas por true crime sim, então achei a história do Holmes muito interessante. Que tipo de poder esse cara tinha sobre os outros? Tô até agora chocada como é possível ele simplesmente conseguer convencer qualquer um ? até grupos de pessoas ? a fazer o que ele queria, mesmo se fosse um pedido extremamente maluco. Aliás, o país devia estar com alguma praga, porque não é possível, um serial killer, a feira dando completamente errado e ainda o titanic tudo ao mesmo tempo. E após o julgamento do Holmes, a maioria dos investigadores envoldidos simplesmente morreram sem explicação nenhuma!!!
comentários(0)comente



Danny.Ricky 26/08/2022

Bom, quando comprei o livro achei que o protagonista seria o H.H.Holmes. Mais a verdadeira estrela do livro, e a feira mundial " cidade branca". Holmes aparece vez ou outra, mais a parte IV e voltada a ele.

Apesar, de não ser a história na qual eu estava esperando, o livro e muito bom, principalmente pra quem gosta de saber sobra a história do mundo( eu amo) creio que vá amar a leitura também.
comentários(0)comente



Danielle.Bertagnolli 23/08/2022

Bom, mas muito cansativo
O livro contém uma narrativa detalhada da feira mundial de Chicago e uma rica pesquisa sobre o serial killer H. Holmes. Porém a riqueza de detalhes torna o livro cansativo, a leitura não rende. Ainda assim, valeu a pena conhecer os detalhes desses dois marcos na história dos EUA.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



André Luís 03/08/2022

O livro é muito bom tanto na informação sobre o assassino em série H.H. Holmes quanto na história da construção da Exposição Mundial de Chicago 1893, recomendo bastante!!!
comentários(0)comente



gimont 27/07/2022

Não funcionou para mim.
O Demônio na Cidade Branca é um livro muito bem escrito e repleto de detalhes que encantam muitas pessoas, o problema é que comecei a ler pelo meu interesse na história de H. H. Holmes, e justamente essa parte em que eu mais tinha curiosidade, não é comentada tanto quanto sobre a construção da Exposição Colombiana. Sendo assim, a maior parte do livro foi cansativa pelos detalhes arquitetônicos que não me prenderam.
Independente da minha experiência, admiro todo o trabalho de pesquisa e o tempo dedicado a obra.
Beca 19/08/2022minha estante
Comecei a ler pelo mesmo motivo e tô achando um porre




28/05/2022

Pensei que seria tedioso o relato da feira, mas fiquei encantada.

"Sem ter visto nada além de lâmpadas de querosene como iluminação, aquilo era como uma visão súbita do Céu."
.
Se acontecesse hoje em dia a feira já devia ser algo impactante, mas a sensação de ver tanta coisa nova pela primeira vez deve ter sido surreal. Tantas invenções tecnológicas e inovações artísticas. Inimaginável pra gente que vive com internet e acesso a tudo o que quisermos, quase nada é realmente novidade..

Provavelmente nunca teria lido algo parecido se não tivesse relacionado à um serial killer, foi bom ampliar um pouco os assuntos de leitura. Gostei da combinação "inusitada", no começo a leitura fluiu bem, passando de um lado pro outro.. mas chegou um certo ponto em que empaquei. Um pouco cansativo a quantidade de detalhes, muitos nomes pra decorar, acaba ficando confuso.

Melhor se fosse um pouco mais enxuto.

Sobre o H.H Holmes em si.. lembro de ter visto o Mr Marsh em AHS Hotel e achar bizarro, mas a ficção quase nunca chega perto das atrocidades da vida real.

Interessante o fato de ele ser amado por crianças, bebês, animais .. quebrou muito um estereótipo até mistico de que se sente quando a pessoa é ruim. Nunca dá pra saber realmente o caráter de uma pessoa.
comentários(0)comente



Kamila463 25/03/2022

O Demônio na Cidade Branca
Há uma grande riqueza de detalhes, o que torna a história um pouco cansativa, mas se você gosta, é perfeito.

Você consegue imaginar cada passo da construção da feira e sua história, é uma boa leitura que ainda tem uma pitada de suspense com um serial killer.
comentários(0)comente



JuKirchhof 18/01/2022

Achei que era uma coisa, era outra e amei!
Comprei num delírio achando que era a his
tória do HH Holmes romanceada. Quando peguei na mão e vi que era uma "biografia" da época eu pensei: "bah, bem chato, nada de novidade". Acabei estacionando o livro ainda no plástico por 1ano e meio praticamente.

Só que aí eu pensei em tentar ler, se não fluisse eu trocaria por aqui. Leeeeedo engano minha gente. O livro é uma viagem incrível sobre a construção da feira mundial, mas vai além, é um recorte maravilhoso sobre a arquitetura do final do século. Se tirassem todas as passagens e capítulos de Holmes, ainda seria um dos livros mais interessantes que já li.

Pra quem gosta de true crime talvez não tenha tantas tripas e sangue, mas para mim foi na medida!!!
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR