Rauta 08/06/2024
Finalmente desencalhei!
Oh livrinho difícil, falar pra tu. comecei a ler ele em 2021 e terminei apenas em 2024 graças a um audiobook que deixei tocando enquanto fazia outras coisas.
sendo bem direta? não há necessidade de lê-lo. mas, calma lá! digo na questão de que a leitura dele consegue ser tão, mas TÃO difícil, que se for para estudá-lo pela leitura você desiste na mesma página. no entanto, ele deve SIM ser estudado.
logo após a "audioleitura" fui procurar alguns vídeos explicando sobre a obra, imaginei: não é possível que seja isso, essa manipulação toda. spoiler: é sim!
maquiavél descreve como o poder da época que, neste caso, era o príncipe, deveria agir para não apenas conquistar, mas se manter no poder.
foi um choque finalmente entender o príncipe. mas não necessariamente entender como tudo acontecia, nós estudamos nas escolas as crueldades de nossas histórias que só aumentam, mas o choque maior é entender que suas técnicas são usadas até hoje. lembra o que eu disse sobre o poder da época e que este livro é atemporal? pois bem... vemos essas técnicas usadas em poderes atuais. não específico agora 2024, ou ainda anos passados, mas todos.
atitudes frias e calculadas, escritas de forma fria e calculada... li em alguns lugares que esta obra poderia ser considerada uma sátira vinda de maquiavel, já que o mesmo tinha outras obras com esse tom sátiro. mas, será mesmo? a dúvida me persegue um pouco nesse quesito.
enfim, não acredito que há necessidade de ler o príncipe, de maquiavel. ah não ser que você seja um cabeção e queira ler para estudos, intelecto, etc. caso contrário, apenas escutar um audiobook já ajuda, ou ainda melhor, uma videoaula de 10min no youtube lhe entrega tudo e de maneira muito mais fluída e acadêmica. mas não deixe de estudar esse livro, isso não. independente da maneira de como você irá saber do que se trata, saiba.