Laisss 24/07/2024
Artigo Científico - O Princípe
Fiz um artigo científico sobre esse livro. Era um trabalho de um professor da faculdade. Fico muito grata por esse professor ter recomendado esse livro e nos feito fazer esse trabalho que, por mais que fosse um pouco chato, me trouxe muito aprendizado.
Pesquisei muito, estudei muito sobre esse livro, autor, contexto histórico, que se hoje me pedissem para falar um pouco sobre, contaria a história inteira do período histórico.
O título do meu artigo é "A Manipulação e Alienação da População na Conjuntura Atual diante de 'Príncipes Maquiavélicos'" (arrasei nesse titulo vai dizer).
Vou escrever o resumo dele aqui que, caso eu queira relembrá-lo em algum momento da minha vida, vai estar salvo.
"O Príncipe" é um famoso livro escrito por Nicolau Maquiavel no ano de 1532. Nesse período a Itália estava passando por diversas divisões e embates políticos e territoriais. Florença, que até então era uma república, torna-se uma monarquia, e faz com que a vida de Nicolau Maquiavel vire de ponta cabeça. Para superar essa mudança, Maquiavel escreve o livro "O Príncipe" como uma afronta ou como uma carta ao futuro governante de Florença. Por meio desse livro é possível perceber como a política funciona de fato na prática e como os governantes usam de suas virtudes e conhecimentos para manipular a população. Não só o livro de Maquiavel pode ser citado como importante manual sobre a política, tendo em vista que pesquisas em livros de escritores como George Orwell e Yuval Harari também são importantes para a compreensão dos seres humanos. Além disso, para entender essa obra não basta apenas lê-la, deve-se criar um olhar crítico referente à época e história de vida de Maquiavel, além de analisar seus exemplos e citações durante o livro. Muito do que foi escrito por Maquiavel faz-se presente nos dias atuais e pode ser associado a diversos governos de diversos países ao redor do mundo. Ele aborda a verdade como é de fato, e não idealizada. Em resumo, a conjuntura atual em muito se assemelha à obra de Maquiavel e, portanto, deve ser estudada e analisada com cuidado."