O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1305 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Nathan.Buzzatto 30/12/2023

O príncipe deve ser temido ou amado?
Um filósofo político genial, Maquiavel responde a estas e outras questões. Mais do que uma obra de um tempo passado, podemos olhar o fluxo da política moderna, e mesmo da política brasileira atual e reconhecer muito do que ele instrui como práticas atuais do governo.
Linguagem fluida, mas de qualidade. Esta edição parece melhor quanto à tradução que as demais que já li.
comentários(0)comente



jayzzghost 27/12/2023

Quando eu li esse livro foi uma leitura tão arrastada... me deixou com a tal ressaca literária de tanto que me irritou. "Mas é importante para a história!" continua sendo o primeiro livro da minha vida que li apenas pela obrigação de terminar de ler pois minha vontade era de abandonar no meio.
Manuella310 27/12/2023minha estante
Ele é um livro próprio para quem quer sobreviver em tempos caóticos e disputados, quem quer saber sobre a arte de manipular e não ser manipulado. Ele causa essa ressaca mesmo pois não é um livro de linguagem simples, foi escrito por um homem que só pensava em si próprio e que pode ser analisado ainda hoje, por exemplo em Elon Musk.
Ele não é um livro de romance e nunca será, por mais que às vezes o título proponha isso e se esperava um romance, é bem provável que foi por isso que teve uma leitura tão arrastada, ele é mais um manual, não uma ficção.


JP_Felix 27/12/2023minha estante
É o pior tipo de livro para começar a vida de leitor. Isso n é uma história, é um documento, um registro histórico. É o mesmo q querer ver um filme pela primeira vez no cinema e escolher um documentário de 4 horas sobre pesca de caranguejo onde a tripulação passa 3 meses no mar. N q seja ruim, mas é algo mt específico e mais conhecimento q entretenimento. Acho q vc deveria pegar mais leve com a obra, n é culpa dela


Gabriel.ClaAdio 27/12/2023minha estante
Deu-me curiosidade de ler ele. Talvez para mim, seja algo gostoso, ao ponto de se utilizar alguma coisa do livro, hoje em dia.


JP_Felix 27/12/2023minha estante
@manuella310 vc falou, falou e n disse nada. Tu ta comparando um cara q viveu na monarquia da renascença com um capitalista contemporâneo em uma democracia. A real é q esse livro tem 500 anos e com toda certeza n é uma obra de entretenimento, é um documento história q retrata uma realidade da época. É basicamente um manual de como ser um monarca e vc diz q é um livro de um homem arrogante? Mt anacrônica essa sua visão


Manuella310 27/12/2023minha estante
@JP_Felix É uma comparação justa. A monarquia utilizada na época, táticas de controle e de pensamento ainda são comuns de serem utilizadas. Não é porque o livro tem mais de 500 anos que o pensamento dele já passou a ser desconsiderado, por exemplo, muitos ainda usam pensamentos bíblicos, marxistas, e de outros pensadores que são antigos em dias atuais mesmo após tantos anos.

Maquiavel era um monarca que praticamente começou de uma classe baixa se for analisar, o pai dele era um dos pertencentes mais pobres da nobreza Toscana. Maquiavel fez o que foi preciso para chegar ao topo sendo egoísta e manipulador.

A não ser que você afirme que fazer o que for preciso para chegar ao topo, escrever um livro sobre isso que sim, pode ser usado nos dias de hoje mesmo no capitalismo, tendo base um mundo corrupto não tem nada de arrogância, nada de egoísmo e por aí vai. Maquiavel era um homem manipulador, que soube ver uma oportunidade de ser o melhor e fez de tudo por isso (e conseguiu). Quem mais não fez isso? Podemos analisar isso no mundo de hoje SIM. É questão de saber o que fazer e dizer, Maquiavel sabia.


JP_Felix 27/12/2023minha estante
O lance de Marx é uma ideia "revolucionária", onde a ideia é justamente tratar de questões da sociedade contemporânea. Na renascença, existia disparidade de nobreza e plebe, altos cargos, reis, então a realidade era outra. O poder era totalitário, monárquico, literalmente um único homem poderia trazer grandeza ou ruina para a sociedade. Tem bastante camadas nisso.

Claro, hj em dia podemos estudar esse contexto e tirar lições e criar interpretações, mas é uma realidade mt diferente. Podemos analisar isso no mundo de hj, mas deve ser de maneira metafórica ou análoga, n literal. Maquiavel no livro retrata oq na visão dele é um código de conduta de um monarca ou equivalente, isso na nossa realidade é mt diferente. O mais próximo q temos disso hj são regimes ditatoriais, mas ainda assim é distoante pq hj em dia existe um controle supremo de uma sociedade em uma ditadura, enquanto na época, por mais opressor e tirano q um rei fosse, ele n poderia escravizar o próprio povo pq a base da sociedade ainda eram as massas de camponeses, artesãos, construtores, etc. Deixar o povo na miséria n era interessante para um monarca pq isso faria seu reino fraco, enquanto hj em dia um governo ditatorial ate mata o próprio povo p manter seu poder.

Eu acho q são realidades mt diferentes para uma comparação direta




Natália 25/12/2023

Livro curto, porém denso
"O príncipe" é um livro escrito no século XVI pelo italiano Nicolau Maquiavel. Escrito como um verdadeiro e breve tratado, Maquiavel usou de toda a sua experiência para instruir um herdeiro dos Médici sobre as formas de ascender ao governo e depois mantê-lo em suas mãos. Para tal, escreveu de maneira pragmática como um príncipe deveria se portar para se manter no poder. "O príncipe" é um livro que rompeu com a tradição moralista ao dizer que mais valeria um príncipe ser temido do que ser amado, mas nunca deveria ser odiado e que não importava quais ações o príncipe praticasse, mesmo que fossem as atitudes mais cruéis possíveis, desde que conseguisse estabelecer o seu principado, ou seja, que "os fins justificavam os meios."

Foi uma leitura que valeu pela experiência, mas confesso que achei um pouco repetitiva, o que tornou, para mim, a leitura cansativa.
Contextualizando com os dias atuais, eu diria que apesar de ser um livro antigo e que retrata a figura de um príncipe, poderia muito bem ser aplicável a figura de outros governantes ao longo da história porque embora as circunstâncias, ambientes e épocas mudem, a ambição e a motivação humana estão presentes.
comentários(0)comente



Diego Caetano 21/12/2023

O Príncipe de Nicolau Maquiavel
Bem, por escolhas pessoais, eu prefiro não me adentrar muito numa resenha política, cujo é o tema principal da obra do diplomata italiano. Entretanto, admito que o livro é bem explicativo com diversos termos interessantes ou comparações que reforçam de seu argumento de "mantenha-se no governo, não importa o que aconteça".
O Príncipe é uma boa obra literária, e arrisco meu precioso pescoço de como seu pensamento acabou se tornando atemporal, refletindo na nossa sociedade até os dias de hoje; acho que a única coisa que deixou essa leitura a desejar foi a escrita, que é bem ruinzinha (apesar de eu estar avaliando esta versão do livro, a da qual eu li é da Editora Garnier), não sei se tentaram traduzir ao pé da letra, ou por ser uma língua antiga (esse livro é literalmente de 15XX), ou sabe-se lá qual seja o motivo... achei zoado, mas em compensação, a obra ficou com uma versão bonita esteticamente.
comentários(0)comente



analivramos 20/12/2023

Sendo bem sincera: eu não entendi nada KKKKKKKKK
Vou ter que reler, por que apesar de ser pequeno, o livro é bem denso.
comentários(0)comente



Beatriz 19/12/2023

Minha primeira experiência com Audiobook, na qual eu não consegui me adaptar da maneira que achei e que gostaria, a nota foi pela experiência que tive, mas ainda assim pretendo ler ou reler esse livro em outro momentos para poder falar melhor sobre o conteúdo.
comentários(0)comente



nessaragao 18/12/2023

Muito difícil de ler e interpretar as palavras. É de fato um clássico mas não posso negar que não gostei de ler. Acredito que para entender a mente e opiniões de Nicolau Maquiavel, é necessário conhecimento prévio de história, já que ele constrói o livro baseado em suas opiniões políticas. Não é minha leitura favorita, gostaria de experimentar algo novo e confesso ter me arrependido. Não lerei novamente.
comentários(0)comente



Teu 17/12/2023

É tudo que dizem
É otimo, bem escrito, cheio de dicas aplicáveis na vida prática, leitura obrigatória de lideres.

Não tem muito que possa ser dito de novo sobre esse livro.

Leiam, vai te deixar mais sábio.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thé 13/12/2023

Não é bem essa edição de o principe que eu li, na q eu li tem comentários de Cristina da Suíça e de napoleão, e Maquiavel foi cirúrgico nesse aqui viu, se vc analisar o Reino ou o estado como seu ficante e vc como a realeza, vc vai ver como deve tratar homem, aprendi muito.
comentários(0)comente



XBacon 12/12/2023

Ler O Príncipe é como observar todas as ações dos mais poderosos governantes do mundo antigo, moderno e contemporâneo. Claramente é possível observar que Aquilino que é dito por Maquiavel na obra é utilizado de forma absurdamente frequente na política e na disputa de poderes.
Certamente uma obra atemporal extremamente necessária para o estudo da política e das relações de poder.
comentários(0)comente



Julia7005 11/12/2023

O PRÍNCIPE
Um livro muito bom, com a escrita um pouco complicada (para mim q não sou opta a esse estilo ) então acabei relendo cada parágrafo, para captar a ideia. Apesar disso, são conceitos postos de forma direta, ele cita exemplos de principados o que ajuda, melhor entendimento. Tem algumas de suas falas q eu achei extremista, porém se olharmos sem ser ao pé da letra, é algo concreto. Esse é um livro que vale a pena ler e reler, pois sempre causará interpretações diferentes.
Kiki25 11/12/2023minha estante
Top pô




TonCardoso 11/12/2023

E se? Será? Alguns questionamentos.
Depois de ler "O Príncipe" (recomendo a leitura), fica o questionamento:
E se O Príncipe fosse escrito nos dias atuais?
E se alguém de "governo" ousasse ler e atuar conforme?
O Príncipe se encaixa nos dias de hoje?
São vários "E se", "Será"...
comentários(0)comente



Raul TP 10/12/2023

Vale a pena ler? Sim, mas não muito.
Maquiavel quer se livrar de estrangeiros na Itália e vê uma oportunidade única, um príncipe Florentino Médici pra ele orientar e um papa também Médici. Ressentido dos anos sob governo eclesiástico dos Sforza e dos Borgia, não quer a união da Itália, só quer se ver livre dos espanhóis e franceses que frustraram os intentos de Florença nas últimas décadas. Frente a isso dá dicas ao príncipe de como manipular governos e povo ao seu bel prazer e dá exemplos, novos e antigos, de sucessos e fracassos, tornando a narrativa bastante envolvente, principalmente pelos comentários no fim do livro que melhoram o entendimento.

Livro interessante, mas pesado, leitura lenta porém que prende pela curiosidade. Recomendo assistir a série "The Borgias" antes, para fazer o livro ficar muito maia interessante.
comentários(0)comente



elloisxz_ 06/12/2023

"Não é a intenção que valida um ato, mas seu resultado"
O príncipe é um manuscrito sobre monarquia: como são, como se obtém, como mantém e como se perde.
Na obra, "príncipe" tem o significado literal que conhecemos, o filho de um rei, herdeiro ou não da coroa. Na nossa realidade, príncipe é qualquer um que ocupa uma posição de poder, que mantém alguma autoridade sobre outros humanos.
Apesar da grande passagem de tempo desde que foi escrito, o livro é uma obra atemporal, sempre vai ter algo pra ensinar, independente da realidade em questão.
Essa edição tem os comentários de Napoleão Bonaparte nas notas de rodapé, e são comentários embasados em experiências que o Napoleão viveu. É interessantíssimo, porque a personalidade desta figura emblemática fica bastante evidente.
O livro não tem uma escrita de difícil compreensão, não tem uma linguagem rebuscada nem nada. A leitura é fácil.
comentários(0)comente



1305 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR