O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1306 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Johnathan 11/12/2022

Uma leitura muito complexa e um pouco difícil de entender. E esse livro que tenho em mãos as letras são pequenas de mais e tenho problemas de vista, isso dificulta muito. Mais ainda irei busca outro que tenha as letras maiores
comentários(0)comente



Gio 09/12/2022

É um livro curto mas sensacional, é possível entender muitos comportamentos que vemos em políticos.

Ele descreve algumas atitudes nem sempre consideradas morais e éticas, mas a proposta dele não é ser um líder ético, e sim dizer o que os governantes fizeram e que deu certo, logo, no logo político se você quiser manter seu poder faça isso.
É triste o fato de que temos uma política pobre e é difícil pensar em uma solução pra isso, por que como o próprio Maquiavel diz:

Um homem que quer em todas as suas palavras fazer profissões de bondade se perde em meio a tantos que não são bons
comentários(0)comente



Vinícius Tyrone 01/12/2022

Um livro histórico. Muito bom e fácil de ler. Talvez bem retrógrado, talvez não. Vale a pena a sua leitura.
comentários(0)comente



Flavia558 30/11/2022

Estratégias para liderar
É realmente um livro muito bom, trás conselhos que podem ser aplicados até os dias de hoje, para quem pretende ser um bom líder é excelente. Me incomodei com um trecho bastante machista, o que não é novidade. Apesar de se tratar de atitudes lastimáveis, do ponto de vista moral, retrata fielmente como se dá esse jogo geopolítico que nos permeia. Apesar de repugnante é realista, o ser humano é o que é, o mundo não é um conto de fadas, é um verdadeiro jogo de xadrez em que vence o que for mais astuto e souber lidar com as nuances que o poder pode oferecer. Poderia tecer inúmeras críticas e relações com situações atuais, porém, prefiro me ater ao que o livro se propõe, que nada mais é que a realidade sendo jogada em sua face, mesmo que deteste essa realidade.
comentários(0)comente



Biankóvisk 28/11/2022

O povo não quer ser governado ou oprimido pelos poderosos
"Também para bem conhecer o caráter do povo é preciso ser príncipe e, para bem entender o do príncipe, é preciso ser povo."

Simplesmente muito bom! Bem curtinho e, se você tiver tempo, consegue terminar tranquilamente em um dia. Tive vontade de ler para tentar entender um pouco mais sobre política, já que sou bem leiga no assunto.

Algumas ideias de Maquiavel julguei serem um pouco extremistas ou um tanto quanto cruéis, acredito que se encaixava bem para o contexto em que ele se encontrava no momento (época Renascentista, onde teve fortalecimento do poder dos reis, surgiram as monarquias nacionais etc), mas em geral, concordei com muitas coisas que ele disse (estoy aberta para discussões, fellas), Nicolau traz sua visão, por meio de diversos exemplos, sobre como chegar e se manter no poder de soberano absoluto, então EU acho compreensível os métodos serem agressivos, violentos, afinal, histórias de dominação, como sempre vemos, são sempre violentas.

Pesquisei um pouco e descobri que Maquiavel era secretário politico, foi preso e depois exilado de Florença, sua terra natal, e escreveu "O Príncipe" durante o exílio a fim de se aliar ao novo governante, então na minha cabeça, não sei nem se ele mesmo concordava com tudo que tinha escrito já que queria fazer um agradinho ao Príncipe. E além de retornar à Florença, ele queria também unificar a Itália, que na época era fragmentada em vários estados e corria o risco de perder sua independência nacional.

No cenário atual, não acredito que tais práticas seriam funcionais, pelo menos não todas. Inclusive, uma coisa que achei super legal que foi o que o Nico mais frisou na obra é que: não se deve oprimir o povo, isso que o faz continuar no poder.

Sobre a edição do livro, essa aqui muito tranquila e bem fácil de ler, digo isso porque dei uma olhada em outras reviews e vi a galera falando que a leitura foi muito complicada e cansativa em outras edições, então recomendo essa aqui, que é bem de boa.

Resumindo tudo, amei o livro, provavelmente lerei outra vez no futuro, acho que quanto mais você relê esse tipo de obra, mais você absorve as informações dela e também entende uma coisa ou outra que não pegou da primeira vez.
comentários(0)comente



Izabella.Gimenez 28/11/2022

Leitura boa
Recomendo por ser um ótimo manual de como se relacionar com pessoas e acontecimentos, com alguns pequenos trechos dignos de serem apagados da obra no que toca a perpetuação da violência contra a mulher. De resto, gostei bastante do "opúsculo".
comentários(0)comente



Line 25/11/2022

Maquiavel era muito inteligente, o cara tinha percepção de um tudo, conseguiu perceber os mais mínimos erros de alguns governantes.
comentários(0)comente



SisterCreed 22/11/2022

Decepcionante
Cresci ouvindo sobre esse livro, e agora que li me arrependo. Conhecer um pouco o Maquiavel foi horripilante. Mas a escrita e conhecimento são bons, porém não tem como gostar do escrito depois de ler.
comentários(0)comente



Lucas 17/11/2022

Livro incrível, trata de verdades que muitas vezes as pessoas não querem ouvir, mas como dizem " as vezes as pessoas preferem uma mentira doce ao invés de uma verdade que nos faz sofrer" .
comentários(0)comente



Marcos774 16/11/2022

Interessante
É difícil escrever uma resenha sobre um livro de tema política, pois o meu conhecimento na área é ínfimo.

O livro é bem interessante, algumas passagens são bem exageradas e outras um pouco ultrapassadas, mas uma coisinha ou outra ainda faz bastante sentido nos dias atuais.

Acho que uma pessoa mais entendida de política conseguiria escrever uma resenha mais justa sobre esse livro do que eu, mas no geral é um livro bem interessante e eu recomendo.
comentários(0)comente



Doug 14/11/2022

Nicolau Maquiavelli ??
O livro "O Príncipe" é sem sem dúvidas... Como posso dizer? Um guia, um verdadeiro manual de como e quando um governador deve agir e tomar certas medidas para manter e preservar o poder em suas mãos. Maquiavel cita alguns casos que nos remetem as dias contemporâneos, como por exemplo o caso do Príncipe César Bórgia, que era um governador cruel, mal, mas que no fim adotou as medidas certas. No livro livro Nicolau se questiona: É melhor ser amado, ou ser temido? O próprio responde: "Na impossibilidade de ter as duas é mais adequado que o Príncipe seja temido, pois assim ele não terá que sofrer com a ganância do homem!

Obs:
1. Quando Maquiavel fala "O príncipe" ele está se referindo aos governantes, isso incluem até mesmo alguns papas.
2. Aparentemente essa obra teve um foco no Príncipe Giuliano de Médici.
3. Maquiavel teve 6 filhos. ?
Filipe 01/01/2023minha estante
sobre a segunda observação, o autor unificou todo o seu conhecimento e presenteou este livro ao monarca da época para ganhar seu apreço, ele mesmo sendo alguém muito envolvido na politica.




Natali Pacheco 13/11/2022

?Porque a todos é concedido ver, mas a poucos é dado perceber. Todos veem o que tu aparentas ser, mas poucos percebem aquilo que tu és.?
Achei a obra bem interessante. Apesar de ser um livro clássico possui uma linguagem bem acessível e a edição da Editora Vitrola está ótima.
comentários(0)comente



Cleyton.TristAo 10/11/2022

Bom
Livro muito bom recomendo a todos, leitura boa e fácil de entender, e tudo que autor relata de anos atrás, se repete nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Andy 10/11/2022

Entendendo o termo "maquiavélico".
Acredito que esta obra, datada do século XVI, tenha sido ( ou ainda seja) o livro de muitos que ambicionam a vida política.
comentários(0)comente



1306 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR