Biankóvisk 28/11/2022
O povo não quer ser governado ou oprimido pelos poderosos
"Também para bem conhecer o caráter do povo é preciso ser príncipe e, para bem entender o do príncipe, é preciso ser povo."
Simplesmente muito bom! Bem curtinho e, se você tiver tempo, consegue terminar tranquilamente em um dia. Tive vontade de ler para tentar entender um pouco mais sobre política, já que sou bem leiga no assunto.
Algumas ideias de Maquiavel julguei serem um pouco extremistas ou um tanto quanto cruéis, acredito que se encaixava bem para o contexto em que ele se encontrava no momento (época Renascentista, onde teve fortalecimento do poder dos reis, surgiram as monarquias nacionais etc), mas em geral, concordei com muitas coisas que ele disse (estoy aberta para discussões, fellas), Nicolau traz sua visão, por meio de diversos exemplos, sobre como chegar e se manter no poder de soberano absoluto, então EU acho compreensível os métodos serem agressivos, violentos, afinal, histórias de dominação, como sempre vemos, são sempre violentas.
Pesquisei um pouco e descobri que Maquiavel era secretário politico, foi preso e depois exilado de Florença, sua terra natal, e escreveu "O Príncipe" durante o exílio a fim de se aliar ao novo governante, então na minha cabeça, não sei nem se ele mesmo concordava com tudo que tinha escrito já que queria fazer um agradinho ao Príncipe. E além de retornar à Florença, ele queria também unificar a Itália, que na época era fragmentada em vários estados e corria o risco de perder sua independência nacional.
No cenário atual, não acredito que tais práticas seriam funcionais, pelo menos não todas. Inclusive, uma coisa que achei super legal que foi o que o Nico mais frisou na obra é que: não se deve oprimir o povo, isso que o faz continuar no poder.
Sobre a edição do livro, essa aqui muito tranquila e bem fácil de ler, digo isso porque dei uma olhada em outras reviews e vi a galera falando que a leitura foi muito complicada e cansativa em outras edições, então recomendo essa aqui, que é bem de boa.
Resumindo tudo, amei o livro, provavelmente lerei outra vez no futuro, acho que quanto mais você relê esse tipo de obra, mais você absorve as informações dela e também entende uma coisa ou outra que não pegou da primeira vez.