Bialourenco 16/08/2022
O príncipe
Maquiavel é incompreendido, um gênio realista que fala a verdade e expõe as coisas como eram no tempo dele, sem floreios, sem romantismo, isso o torna mau? Um vilão? Quem lê as obras de Maquiavel e o intitula mau, provavelmente esperava um conto de fadas com príncipes em reinos encantados.
Adquiri muito conhecimento, as lições de Maquiavel são preciosíssimas, mas é aquilo, se cair em mãos erradas é preocupante, esse livro não deve ser usado como um tipo de manual, algumas lições você aprende apenas para reconhece-las em tiranos, são coisas realmente cruéis e imorais, mas eram praticadas, Maquiavel não as inventou, ele não é o diabo ou o pai da mentira, é um homem que retrata sua realidade e algumas lições você leva pra vida.
O mal é necessário, não acredite em utopias e em pessoas 100% boas e justas, e não despreze algo considerado mau pela maioria sem antes aprender sobre o que se trata e tirar suas próprias conclusões.
O livro retrata a política como ela é, não como deveria ser, são dados diversos exemplos e explicadas as coisas como são, Maquiavel é intitulado por alguns como maligno por ter retratado a realidade e ensinado á sobreviver nesse meio onde ou você destrói ou é destruído, 'o homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado á ruína entre os inúmeros outros que não são bons', um homem que simplesmente por retratar a realidade é mal compreendido e mal falado por muitos.