Welliton.Moreira 01/02/2021
Histórico, complexo, um pouco cruel e realista
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Ed. Paz e Terra. 1996
Um livro fascinante que me fez antes de tudo com que eu pesquisasse mais sobre a contextualização histórica da época. Maquiavel tem uma maneira sombria de escrever, fato que acredito ser porque ele sofreu na época, foi até mesmo preso já e torturado, não consigo imaginar as coisas que ele tenha passado. Mas sem dúvidas o livro O Principe pode ser considerado hoje um dos mais importantes ensaios sobre política de todos os tempos, sendo estudado em faculdades de Engenharia, Direitos, etc. O objetivo da escrita desse livro desde o início é direcionado a uma pessoa específica, Lorenzo di Piero de' Medeci, que é o governante da cidade de Florença daquela época. Lorenzo era descendente de uma família muito influente de banqueiros e mais ricas da Europa.
Maquiavel descreve muitos governantes e como se sucederam seus governos apontando os principais erros e acertos que podem ter decidido a vitória ou a ruína de cada um. A escrita é bem complexa e percebe-se que Maquiavel levou muito tempo e estudo para reunir uma gama de informações tão rica como se fosse um manual a ser seguido para ser um bem sucedido príncipe amado e respeitado por seu povo e seus súditos.
Eu recomendo o livro porque além de ser um clássico, é uma aula sensacional de história, de liderança, em como os governantes eram em sua maioria cruéis e usavam de artimanhas para se manterem sempre no poder.