O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1306 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Ramon F. 11/02/2021

...
"Não ignoro que muitos tiveram e têm a convicção de que as coisas do mundo seja governadas pela fortuna e por Deus [...] Essa opinião tem sido mais acreditada em nosso tempo pelas grandes mutações nas coisas que se viram e se veem todos os dias, fora de qualquer entendimento humano"

"Entretanto [...] Comparo-a a um desses rios devastadores [...] E, como eles são feitos assim, só resta aos homens providenciar barreiras e diques [...]"
comentários(0)comente



Amanda 11/02/2021

Tenha bom senso
Se vai ler Maquiavel, ou qualquer livro de estratégias ou ?verdades? antigo ou atual, é necessário ter bom senso e duvidar acima de tudo. Estes são os livros que apenas com senso crítico e analítico são positivos. Não há como ser diferente quando em pleno século XXI se lê um livro escrito a sobre o aspecto moral da nobreza do século XV e XVI. Tendo isso em mente, Maquiavel é ainda muito atual e interessante. E de fato talvez ele tenha escrito aquilo de mais universal na estratégia exista. Entenda que ele discorre a respeito dos aspectos e meios para se manter no poder, e por isso vangloria aqueles que sucederam mas nem sempre vangloria os meios como o alcançaram. Eu diria que Maquiavel tem que se ler repetidas vezes, pois seus ensinamentos podem ser um tanto simplórios, mas eficazes. Apenas a repetição trará a internalização de seu conhecimento.
comentários(0)comente



Roger Ruiz 06/02/2021

Não é um livro para pacifistas
Prático, o livro não tem a ver com maldade. Muitos confundem isso devido à frieza e as análises que Maquiavel faz. Não é possível entendê-lo ou mesmo trazer ensinamentos para a atualidade com uma visão pacifista de mundo. É importante, antes de tudo, entender o contexto e a época vivida, os reinos, as batalhas, os acontecimentos que a pautaram. Além disso, o livro como é escrito torna a leitura prazerosa.
comentários(0)comente



José Henrique 06/02/2021

Li errado. Não gostei porque achei que contaria a história de um príncipe específico.
comentários(0)comente



Jooj 03/02/2021

O Príncipe Contemporâneo
Maquiavel traz com exemplos, táticas e erros que podem ser cometidos por um ?príncipe?. O papel do príncipe não é somente um título da nobreza, mas pode-se facilmente aplicar a antigos reis (depois do período de Maquiavel), e nos atuais chefes de Estado e Governo, como muito vi situações citadas que mais tarde ocorreram com Rei João VI de Portugal e até mesmo Donald Trump.
comentários(0)comente



Felibalex 03/02/2021

Um clássico
A leitura de o príncipe muitas vezes é confusa, extensa e cansativa, reflexo do jeito que o autor escreve, com longos parágrafos e poucas pausas. Entretanto, a mensagem passada é bem simples, um manual para aconselhar governantes a como manter o seu estado. Apesar de escrito a 500 anos atrás, alguns paralelos foram trazidos até os dias atuais. Infelizmente, pessoas que talvez não tenham entendido a essência do livro dão a Maquiavel uma interpretação sobre algo que ele não escreveu. Maquiavel não justifica atrocidades como a sociedade tanto acha.
comentários(0)comente



Welliton.Moreira 01/02/2021

Histórico, complexo, um pouco cruel e realista
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Ed. Paz e Terra. 1996

Um livro fascinante que me fez antes de tudo com que eu pesquisasse mais sobre a contextualização histórica da época. Maquiavel tem uma maneira sombria de escrever, fato que acredito ser porque ele sofreu na época, foi até mesmo preso já e torturado, não consigo imaginar as coisas que ele tenha passado. Mas sem dúvidas o livro O Principe pode ser considerado hoje um dos mais importantes ensaios sobre política de todos os tempos, sendo estudado em faculdades de Engenharia, Direitos, etc. O objetivo da escrita desse livro desde o início é direcionado a uma pessoa específica, Lorenzo di Piero de' Medeci, que é o governante da cidade de Florença daquela época. Lorenzo era descendente de uma família muito influente de banqueiros e mais ricas da Europa.
Maquiavel descreve muitos governantes e como se sucederam seus governos apontando os principais erros e acertos que podem ter decidido a vitória ou a ruína de cada um. A escrita é bem complexa e percebe-se que Maquiavel levou muito tempo e estudo para reunir uma gama de informações tão rica como se fosse um manual a ser seguido para ser um bem sucedido príncipe amado e respeitado por seu povo e seus súditos.
Eu recomendo o livro porque além de ser um clássico, é uma aula sensacional de história, de liderança, em como os governantes eram em sua maioria cruéis e usavam de artimanhas para se manterem sempre no poder.
comentários(0)comente



Lis 27/01/2021

Clássico
Livro ainda muito atual, marcado pelo pragmatismo e pela lógica aristotélica para determinar como um príncipe (ou presidente, ou partido, ou empresa) deve ser para se manter no poder (ou monopólio ou hegemonia). Como é bastante direto, sempre avalia todos os caminhos, os bons e até mesmo os maus, que podem ser úteis desde que não gerem ódio no povo, e sim temor. Talvez por isso o livro tenha ficado reconhecido pela frase "os fins justificam os meios", embora ela não conste ou seja indicada na obra.
comentários(0)comente



Doug 25/01/2021

A Bíblia da política mundial
O livro aborda os tratados políticos, bem como descreve o sistema ideal de Governo para se perpetuar no poder. Por fim, uma frase que marca bastante o livro. "...os homens são egoístas e ambiciosos, e que só a lei os coage."
comentários(0)comente



Pedro 24/01/2021

Um excelente livro para quem tem interesse em aprender mais sobre os contextos e práticas políticas utilizadas até hoje. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Lorenna Maia 23/01/2021

Leitura muito importante pra compreender a política atual e antiga. O livro se encaixa muito nos tempos atuais, já que as práticas não mudaram e provavelmente nunca irão.
comentários(0)comente



Naty 23/01/2021

Bom
Maquiavel é um gênio. A parte "triste" do livro é que ele "dá certo", muitos líderes políticos agem por vias ensinadas no livro.
comentários(0)comente



Mirian 23/01/2021

Como é um livro atemporal, de uns 500 anos imagino que tinha aplicabilidade na época em que foi escrito.

Infelizmente eu não tenho um bom contexto em hístoria e política.
Talvez para tirar proveito desta leitura, eu deveria ter lido outros livros para um melhor embasamento.

Maquiavel deu conselhos estratégicos a Médici, de príncipes, conquistadores, imperadores que foram grandiosos.

Em certa parte do livro me lembrou da família dos czares da Rússia.
comentários(0)comente



Alysson 18/01/2021

Atemporal
Podemos perceber que vários ensinamentos passados podem ser percebidos nos governos atuais. Métricas de governança e militares se aplicam tranquilo hoje em dia.
comentários(0)comente



1306 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR