Paula1735 02/10/2020Como as coisas são no mundo realFoi um livro bastante difícil para mim no começo. Muitos exemplos antigos (anteriores ao século XV), palavras complicadas.. cheguei até a questionar se eu tinha sido mesmo alfabetizada, porque não estava entendendo nada. No entanto, depois do capítulo XV as ideias começam a se tonar mais claras.
É preciso abrir a mente e se desprender dos preconceitos que circulam na sociedade a respeito desse livro. O termo "maquiavélico" não deveria ser sinônimo de alguém mau, porque o autor simplesmente expôs como as coisas acontecem no mundo real, principalmente na política: nenhum homem é bom. Não é sobre como os homens deveriam ser, de boa moral, cumpridores de promessas, apaziguadores... É sobre como eles são.
O ensaio trata de apresentar as qualidades necessárias para a manutenção de um principado, o que hoje em dia pode ser adaptado a qualquer cargo social. Entre essas qualidades, está a necessidade de ser amado pelo povo (ou ao menos não ser odiado por ele), ter a amizade de pessoas influentes que te auxiliem na manutenção de seu cargo e a habilidade de mentir e agir conforme a necessidade impõe.
O maior ensinamento que se pode tirar dessa obra é a aquisição de uma criticidade para analisar a forma como os outros agem, em especial nossos representantes políticos: por fora, parecem e dizem uma coisa; mas a sós com seus pares, são completamente maus e inescrupulosos.
Eu aconselho esse livro a quem deseja tornar-se mais consciente do caráter humano, mas sugiro que os mais leigos (como eu) iniciem pelo capítulo XV e pulem os exemplos quando estes estiverem muito alheios ao seu conhecimento, porque o contrário pode tornar a leitura arrastada e fadada à desistência.
Minha frase favorita:
"[um homem]... deve fazer como os arqueiros hábeis que, considerando muito distante o ponto que desejam atingir e sabendo até onde vai a capacidade de seu arco, fazem mira bem mais alto que o local visado, não para alcançar com sua flecha tanta altura, mas para poder com o auxílio de tão elevado ângulo atingir o seu alvo."