Danielle.Aguiar 30/03/2024
Uma literatura, uma tese, você se assemelha ao que adora?
Esse foi o meu primeiro livro teológico, eu confesso que tinha lá um certo preconceito com essa tipologia literária, pois acreditava que a fé muito estressada torna-se fanatismo num piscar de olhos.
Posto de lado o meu preconceito, iniciei a leitura e a princípio tive dificuldade com os termos técnicos, o livro é de abundante em referências.
Com perseverança fui dando andamento a leitura e me adaptando a escrita. Em sua riqueza de detalhes o livro nos leva a reflexões também detalhadas sobre a nossa própria espiritualidade.
Transcrevendo através das palavras os dilemas indizíveis que por vezes passamos em nossa vida com Deus, o autor explica como nos tornamos idólatras até mesmo como integrantes da igreja do Senhor Jesus.
A verdade é que diferentemente do que se pensa, a idolatria não é uma prática isolada no tempo e sazonalmente cultural, como por muitas vezes supomos.
Ela é objeto ativo do hoje, que nos afasta da sensibilidade do ouvir a voz de Deus, substituindo a reverência, adoração e temor que deveriam ser direcionados a Deus (note que aqui me direciono a quem tem a fé teísta, vide ao nicho que se aplica o livro), e é por essa razão que a idolatria é nocivamente perigosa a nossa fé.
Como cristã indico o livro especialmente a esse público, acredito que para quem tem fé em outras crenças não é muito interessante, porque o contexto do livro requere um pré conhecimento bíblico para aproveitamento e compreensão total.
É importante ressaltar que nada impede a leitura por parte de quem abraça outras crenças, a literatura dessa obra é livre, principalmente a quem discorda. Faço as minhas recomendações onde acredito que a leitura tenha mais efeito, mas essa é uma opinião estritamente minha.
Por fim, agradeço por de forma tão indireta ter tido esse livro em minhas mãos, foi de grande contribuição em minha vida, do primeiro parágrafo dessa resenha ao último você pode perceber como o autor conseguiu virar o jogo a respeito das minhas considerações sobre a teologia e a idolatria.