spoiler visualizarVanessa.Silva 12/11/2018
Os sete hábitos dos pais brilhantes
A primeira parte do livro fala sobre os sete hábitos dos “pais brilhantes” fazendo um comparativo com os que são considerados “bons pais” nos dias atuais.
Nota-se que as características dos bons pais estão ligadas ao materialismo enquanto os dos pais brilhantes são ligados ao ser.
O primeiro hábito é que pais brilhantes dão seu próprio ser enquanto os bons pais dão presentes atentando aos pais o quão importante é ter tempo para se envolver nas atividades dos seus filhos. Este hábito contribui para desenvolver em seus filhos: autoestima, proteção da emoção, capacidade de trabalhar perdas e frustrações, de filtrar estímulos estressantes, de dialogar, de ouvir.
O segundo hábito é que pais brilhantes nutrem a personalidade enquanto os bons pais nutrem o corpo. Este hábito contribui para desenvolver a reflexão, segurança, liderança, coragem, otimismo, superação do medo, prevenção de conflitos.
“Prepare seu filho para “ser”, pois o mundo o preparará para “ter”“.
O terceiro hábito é que pais brilhantes ensinam a pensar ao invés de corrigir erros para desenvolver: consciência crítica, pensar antes de reagir, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar e responsabilidade social.
O quarto hábito é preparar os filhos para os fracassos e não para os aplausos contribuindo para o desenvolvimento da motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação, habilidade para criar e aproveitar oportunidades.
O quinto hábito é que pais brilhantes dialogam como amigos para desenvolver a solidariedade, companheirismo, prazer de viver, otimismo, inteligência interpessoal.
“Conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos.”
O sexto hábito é que pais brilhantes cotam história ao invés apenas de dar informações desenvolvendo criatividade, inventividade, perspicácia, raciocínio esquemático, capacidade de encontrar soluções em situações tensas.
“Cativem seus filhos pela sua inteligência e afetividade, não pela sua autoridade, dinheiro ou poder.”
O sétimo hábito é que pais brilhantes nunca desistem contribuindo para desenvolver apreço a vida, esperança, perseverança, motivação, determinação e capacidade de se questionar, de superar obstáculos e de vencer fracassos.