O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati




Resenhas - O Deserto dos Tártaros


458 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


rogerbeier 18/04/2023

A fuga do tempo, o torpor dos hábitos e os muros cotidianos
O deserto dos tártaros é um romance que chama atenção para a trajetória de vida de um oficial militar gasta à espera das grandes realizações e sucessos projetados em um futuro glorioso que está sempre muito próximo, mas que nunca chega. Nesse sentido, o tempo (ou sua passagem) é uma das principais personagens deste livro, na medida em que é justamente ele quem dá o sentido da trajetória sombria de Anthony Drogo e de seus colegas lotados no forte Bastiani, em frente ao deserto dos Tártaros.

O forte Bastiani, vale lembrar, serve a Dino Buzzati como metáfora para explorar a capacidade do formalismo militar de criar uma "estranha obra de arte" para apriosionar e consumir a juventude dos soltados em tramas tanto obscuras quanto infrutíferas. O formalismo militar, entretanto, está longe de ser a única armadilha com a qual temos de nos deparar ao longo de nossas vidas na busca voraz por nossa juventude. A trajetória de vida do próprio autor pode ser vista como exemplo disso, uma vez que consumiu mais de 40 anos na redação do Corriere de la Sierra, em Milão. Um clássico imperdível, acessível e recomendado a todos que buscam refletir sobre os caminhos da própria vida.
comentários(0)comente



Francini.Lessa 17/04/2023

Solidão
A solidão nem sempre é um escolha, mas mesmo imposta ela tem consequências profundas em quem a vive!
comentários(0)comente



Nemec 16/04/2023

Um achado
Achei o título curioso e a sinopse acabou me conquistando para dar uma chance de ler este romance de Dino Buzzati.
A história do tenente Giovani Drogo que é convocado a prestar serviço em um remoto forte numa fronteira esquecida, reúne elementos bem comuns nas decisões humanas e o impressionante poder da inércia. Quanto mais retardamos em tomar uma ação ou decisão, mais difícil é de conter os estragos que o tempo causa.
Há muitos outros temas, como a ansiedade, a impotência, as tolas regras sem sentido da vida e do que realmente se trata ser feliz e ter metas na vida. É um livro muito profundo, com inúmeras reflexões sobre a vida (ou tragédia) humana.

Vale muito a pena ler!
comentários(0)comente



Fabricio268 16/04/2023

A longa estrada da vida.
Não minha ingênua opinião, o que transforma um livro em em clássico eterno são as reflexões que eles nos levam a ter.
Este livro faz-no pensar sobre a plenitude da vida. Nossos objetivos, desejos e principalmente com as frustrações. Sobre tudo que acontece ou não acontece nas nossas vidas quando traçamos uma meta e resolvemos segui-la.
O fato de aparentemente nada acontecer no livro, a leitura pode cansar um pouco.
comentários(0)comente



Del_ma 15/04/2023

O tempo não para...
A obra narra a história do jovem tenente Giovanni Drogo numa missão no forte Bastiani. Só que os anos se passam tao depressa...
Trata-se de um livro repleto de reflexões. Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Marlos6 13/04/2023

Um livro pra gente refletir sobre como o tempo passa rápido enquanto esperamos que algo extraordinário aconteça em nossas vidas.
Aproveitamos o processo ou morremos insatisfeitos?
comentários(0)comente



arqueofarias 07/04/2023

A longa espera que temos diariamente de algo que virá, mas as vezes nunca chega?
Escrita fluida e inteligente, uma analogia perfeita do mal humano na ânsia do porvir - o tempo e a espera.
Uma filosófica reflexão sobre a forma que , na maioria das vezes, conduzimos a nossa vida.
Em síntese, o amanhã pode chegar não trazendo o que esperávamos.
Genial.
comentários(0)comente



Zeli Giovana 04/04/2023

Uma leitura profunda, um livro melancólico que te faz pensar na vida, nas escolhas, no tempo. Uma leitura calma, sem grandes reviravoltas na história, mas que vai te cativando e torcendo para que algo, no caso a guerra, finalmente aconteça.
comentários(0)comente



Luis Felipe S. Correa 03/04/2023

Entrou para a seleção de favoritos
É muito bom se deixar surpreender. Encontrei o livro disponível de forma gratuita no prime reading e recordo de ter visto alguns influenciadores literários falarem sobre ele, mas não me propus a analisar. No final, isso fez toda a diferença. Foi uma leitura desinteressada que gerou impactos significativos. O texto é simples, mas sua mensagem é profunda. Talvez de forma diversa, mas a temática tempo e legado lembra Os Banshees de Inisherin (Filme), e parte da espera por um evento grandioso me fez lembrar do filme Soldado anônimo. Certamente o livro não pode ser reduzido a essas comparações. O autor apresenta uma forma de se perceber a passagem do tempo e o fato de que não há nada que possamos fazer para controlá-lo.
comentários(0)comente



Bel 01/04/2023

Neste clássico italiano vemos um Drogo jovem, cheio de sonhos e ambições, se apegar a um "talvez" que nunca chega. Após dezenas de anos lá está Drogo, exatamente no mesmo lugar. Só que agora é tarde demais. Enquanto perdeu seu tempo esperando o melhor momento, também perdeu tudo que traz sentido à vida.
comentários(0)comente



moacircaetano 30/03/2023

Um livro sobre um forte num deserto... não! Esquece!
É um livro sobre o tédio, e sobre o seu efeito corrosivo, mortal, sobre cada vida.
comentários(0)comente



Maria11360 30/03/2023

O tempo passa depressa
Antes mesmo de lê - lo , já sabia que iria gostar desse livro e que o mesmo se tornaria um favorito, desde que vi uma resenha no YouTube. Ler este livro e não comparar com a própria vida é inevitável, muitos de nós esperamos por aquele momento decisivo na vida em que acontecerá o nosso momento de brilhar, nele depositamos nossas esperanças, nos conformamos com um trabalho monótono por anos a fio, nos habituados... Nossos amigos seguem a vida, casam-se, constroem família, mas nada fizemos. E os anos passam, as décadas passam...
Excelente, assim como no livro o tempo passou rápido na leitura.
comentários(0)comente



lendoeuconto 25/03/2023

O deserto dos tártaros
Esse livro nos conta a história de um homem que viveu esperando, e no fim não soube apreciar o caminho. Drogo se acostumou aos seus hábitos que o tempo passou e ele sempre achava que tinha mais e mais tempo. Ao ler este livro nos deparamos com a semelhança com esse personagem. Quanto tempo vivemos aguardando a chegada e esquecemos de apreciar o caminho?
comentários(0)comente



Natália 25/03/2023

Definhar por obstinação...
Esse livro fará você pensar sobre sua vida e objetivos...

Drogo passa a vida toda dedicando-se a um objetivo, visando um sonho, assim, passando seus anos de vida, perdendo muitas chances, a vida familiar, os romances. Seus amigos todos se vão, e ele se vê sozinho e desvalorizado, e sua vida, um dia com um grande sonho perdida à idade...

Recomendo!
Jussara250 25/03/2023minha estante
Oportunidades que passam e desafios não concluídos . O tempo passa...




Felipe.Ribeiro 24/03/2023

O rio da vida
Dino nos faz refletir sobre a vida, o que acreditamos e como vivemos cada dia. Pelo quê lutamos e se estaremos felizes com o final?
comentários(0)comente



458 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |