A Caverna de Cristal

A Caverna de Cristal Mary Stewart




Resenhas - A Caverna de Cristal


35 encontrados | exibindo 31 a 35
1 | 2 | 3


Egídio Pizarro 19/10/2012

Achei-o um pouco confuso e, em algumas partes cruciais, pouco intenso. A autora demora-se na descrição de cenários e o faz de uma maneira um tanto clichê. Além disso é cheio de erros de digitação.

Apesar disso, tem um final interessante e a leitura acaba sendo válida. E é importante destacar que esta é uma história baseada na lenda de Merlin e no processo que gerou a unificação da Inglaterra - o que a própria autora deixa claro no final do livro.
Bruna.Silva 27/02/2015minha estante
me da muito nos nervos os erros de digitação! que absurdo! como uma editora publica um livro sem revisão e com tantos erros!!???




Laila 30/11/2010

Myrddin Emrys, ou Merlin como todos conhecemos, passou sua infância sem saber a identidade de seu verdadeiro pai. Sua mãe, a princesa Niniane, ocultou de todos a identidade do pai de Merlin para protegê-lo, fazendo todos acreditarem que Merlin era filho do príncipe das trevas, um íncubo, um demônio que tomou a forma humana, seduzindo Niniane e deixando-a gravida de Merlin. Sendo neto bastardo do rei, Merlin teve uma infância de muitas dificuldades. Quando seu avó, o rei, morreu e seu tio Camlach tentou matá-lo, Merlin resolveu fugir e acabou se encontrando com seu verdadeiro pai, o conde Ambrosius.
A partir dai, Merlin passou a ser tratado como príncipe, como realmente merecia. Recebendo estudo, ele ajudou seu pai a invadir a Bretanha e tomar posse do trono (que já era de Ambrosius por direito) que o Rei Vortigern usurpou. Quando a paz se instalou na Bretanha, Merlin passou a viver na caverna de cristais, onde na sua infância teve aulas com o sábio e mago Galapas. Durante o reinado de seu pai, Merlin trouxe uma pedra da Irlanda e com sabedoria, remontou a cirande de pedras, o Stonehenge.
Quando seu pai morreu, Uther, seu tio tomou o trono e pediu ajuda a Merlin e à sua magia. O rei Uther teria se apaixonado perdidamente por Ygraine, esposa de Gorlois da Cornualha e à queria de qualquer maneira. Merlin bolou um plano bem astucioso e conseguiu que eles se encontrassem às escondidas e ao mesmo tempo que Ygraine e Uther geravam um filho bastardo, que futuramente se chamaria Arthur, Gorlois, marido de Ygraine morria em batalha. Posteriormente Uther e Ygraine se casaram, mas o filho que estava para nascer como bastardo, Merlin já tinho profetizado que seria futuro Rei de toda a Bretanha. A história de Merlin e Arthur continua no livro As colinas Ocas e nos posteriores da coleção.
comentários(0)comente



Vanessa 02/05/2010

Merlim é um nobre bastardo, neto de um rei bretão, que recusou a trilhar um destino que havia sido traçado por pessoas que não o amavam e tão pouco ele as amava. Soube aproveitar ao máximo e convenientemente as oportunidades e instruções a ele dados, por mais que soubese que seu final não seria o pretendido pelos seus tutores. No inicio não sabia qual seria seu papel, mas com desenrolar dos acontecimentos logo viu que seria importante. Buscou conhecimento, todo tipo, absorveu toda a informação a ele dada, do engenheiro ao mago. Sendo submisso apenas a quem era maior do que ele, seu rei e pai e ao deus. Com isso, abriu o caminho para o maior e mais conehcido rei que a Bretanha já teve.

Um dos trechos que gostei muito:

"Como um bebado que se julga curado do vício, enquanto não tem mais vinho para beber, eu pensara que me curara da sede de silêncio e solidão." Cap 8. psg 371.1ºpar

Gostei muito ao chegar ao final, de ler a lenda de Merlin sem qualquer interfencia da Mary Stewart. Pois isso, é um belo exemplo de ccmo fatos são moldados e distorcidos, os fins podem ser os mesmos mas os meios não são tão místicos ou incríveis assim.
comentários(0)comente



Inlectus 16/04/2009

Boa leitura.
Um belo romance de magia e cavalaria, e mostra que até os sábios, podem cair na teia da paixão.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 31 a 35
1 | 2 | 3