Laila 30/11/2010Myrddin Emrys, ou Merlin como todos conhecemos, passou sua infância sem saber a identidade de seu verdadeiro pai. Sua mãe, a princesa Niniane, ocultou de todos a identidade do pai de Merlin para protegê-lo, fazendo todos acreditarem que Merlin era filho do príncipe das trevas, um íncubo, um demônio que tomou a forma humana, seduzindo Niniane e deixando-a gravida de Merlin. Sendo neto bastardo do rei, Merlin teve uma infância de muitas dificuldades. Quando seu avó, o rei, morreu e seu tio Camlach tentou matá-lo, Merlin resolveu fugir e acabou se encontrando com seu verdadeiro pai, o conde Ambrosius.
A partir dai, Merlin passou a ser tratado como príncipe, como realmente merecia. Recebendo estudo, ele ajudou seu pai a invadir a Bretanha e tomar posse do trono (que já era de Ambrosius por direito) que o Rei Vortigern usurpou. Quando a paz se instalou na Bretanha, Merlin passou a viver na caverna de cristais, onde na sua infância teve aulas com o sábio e mago Galapas. Durante o reinado de seu pai, Merlin trouxe uma pedra da Irlanda e com sabedoria, remontou a cirande de pedras, o Stonehenge.
Quando seu pai morreu, Uther, seu tio tomou o trono e pediu ajuda a Merlin e à sua magia. O rei Uther teria se apaixonado perdidamente por Ygraine, esposa de Gorlois da Cornualha e à queria de qualquer maneira. Merlin bolou um plano bem astucioso e conseguiu que eles se encontrassem às escondidas e ao mesmo tempo que Ygraine e Uther geravam um filho bastardo, que futuramente se chamaria Arthur, Gorlois, marido de Ygraine morria em batalha. Posteriormente Uther e Ygraine se casaram, mas o filho que estava para nascer como bastardo, Merlin já tinho profetizado que seria futuro Rei de toda a Bretanha. A história de Merlin e Arthur continua no livro As colinas Ocas e nos posteriores da coleção.