Miria80 26/09/2015Difícil.Já que ainda não tem nenhuma resenha para este livro, vou deixar aqui uma espécie de comentário.
O livro nada mais é do que uma seleção de poemas do escritor baiano barroco Gregório de Matos. Nele você encontrará também uma biografia do autor, comentários de estudiosos sobre a vida e a obra deste, um glossário com as palavras mais difíceis (que são muitas) e mais algumas informações sobre o período literário.
Na faculdade, estudei, assisti alguns vídeos e li vários poemas de Gregório, mas só agora tentei ler sozinha uma seleção de poemas. A linguagem utilizada é muito rebuscada (característica do barroco), há uma infinidade de hipérboles, paradoxos e antíteses. Em sua maioria, os poemas fazem críticas sociais a Bahia, a política da época, aos religiosos, aos negros e mulatos (achei de teor bastante preconceituoso) e mostra o próprio conflito do autor entre a religiosidade e a promiscuidade. Existem também alguns poemas eróticos, com palavrões que ainda são usados nos dias atuais.
Eu achei os poemas de difícil compreensão, além de falarem muito sobre os mesmos temas e achei cansativo o fato de alguns serem bastante longos. No entanto, é uma leitura que vale a pena, principalmente para vestibulandos. Mas não podemos esquecer que são poemas escritos em meados de 1600, por isso o teor racista. E quanto as palavras difíceis, a maioria dá para se entender pelo contexto; o fato de eu não ter gostado muito está mais relacionado a temática.