Laura 17/11/2021
Com certeza vou procurar os outros livros da autora
A escrita de Allende é sensacional, ela escolhe cada palavra de forma que seu texto forme um quebra-cabeça que a cada linha vai se encaixando, assim como a história, que vai se juntando e tomando forma aos poucos. É impressionante como ela consegue de maneira tão poética transmitir uma narrativa tão cruel.
Por isso eu digo que lerei outros livros da autora, porque a escrita me encantou, mas infelizmente a história que ela resolveu contar nem tanto.
A história é muito boa, de verdade, a família que nos é apresentada é interessantíssima, mas não era o que eu estava esperando. Me prometeram um livro que narraria a sobrevivência de mulheres em um ambiente nocivo, mas disso, pouco tivemos.
Entendo que era importante que conhecêssemos o Esteban a fundo, mas eu só queria que a autora o deixasse um pouco de lado e nos mostrasse, sem ser pelos olhos dele, como aquelas mulheres se relacionavam entre si e como isso as ajudava a seguir em frente (justamente por esse motivo a última parte da Alba foi a minha favorita), mas elas mal se relacionavam, e quando o faziam, era um parágrafo de ações e bora ver mais do Esteban.
E o fato da troca de ponto de vista, e a história indo e voltando no passado, por mais que seja um recurso narrativo interessante, tornou a experiência um pouco cansativa.
Assim, uma história muito bem feita, mas que eu aproveitaria melhor se fossem feitas algumas mudanças na forma de contá-la.