Sarah 27/12/2020
4,5 estrelas para um dos meus livros favoritos que, infelizmente, não é perfeito.
Estou escrevendo este comentário após uma releitura. Algumas coisas percebi porque já li e outras pensei desde que li pela primeira vez.
O que continuei a pensar como um fracasso neste livro é o desenvolvimento do casal e o passado de Michael, poderia haver momentos mais doces entre eles, então talvez assim as pessoas parassem com seu ódio ininterrupto. Rika perdoou todos eles facilmente, poderia ter sido menos apressado desde que Penelope desenvolveu o enredo perfeitamente, mas foi tudo muito rápido no final.
Outra coisa que não posso deixar de dizer é sobre como P.D. desenvolveu esse enredo tão bem, mas deixou o casal não ser tão importante como toda a Devil's Night. Não estou reclamando, achei muito bom e AMO a michaelrika, eles são meu casal favorito. Mas numa releitura de um livro de "suspense" quando já conhecemos o suspense, fica meio chato, pois o casal não desenvolve bem para as pessoas gostarem, então elas tendem a odiar. Eu não fiz, mas confesso que fiquei entediada com pelo menos 50% disso porque eu conhecia o mistério, mas quando michelrika FINALMENTE começou o *chef kiss*. O que estou dizendo é: quando alguém que não gosta deles relê, eles não gostam do livro da mesma forma que gostavam quando o leram pela primeira vez.
"Own who you are," he commanded. "And don't apologize. Do you understand? Own it or it will own you."
Esta minha citação favorita de SEMPRE. Algum dia vou tatuá-la.
Agora vou defender minha garota favorita, Erika Isla Fane, que não é chata ou estúpida como os haters gostam de dizer. Ela é durona, complexa, com um estranho kink, e corajosa. Me dá nos nervos quando alguém fala mal da minha garota. Ela é perfeita pra caralho, vocês que são os chatos que não consegue ler algo direito.
"He knew they were fucking with me, and instinct told me to be afraid, but for some reason... I wasn't."
"You like to be scared, don't you?" I heard his voice behind me. "That's your kink."
"When we used to wear the masks," Michael said, dropping his voice to near a whisper, "you liked it, didn't you? It scared you, but it turned you on."
É explícito que Rika os seguia porque ela ficou e fica EXCITADA com isso, então por que as pessoas continuam a fingir que ela é apenas uma garota estúpida que faz tudo que os Horsemen querem por causa de fraqueza? Toda a porra do enredo é Michael querendo que Rika seja uma igual a ele e ela mostrando que ela é. Ela anda com eles porque gosta da sensação. Por favor, comecem a ler um livro corretamente. Se você consegue ler, não é tão difícil conectar palavras com frases e parágrafos e, em seguida, com todo o livro. Habilidades de interpretação são necessárias.
Dito tudo isso, não acredito que ela seja um mau personagem ou mesmo superficial. Ela tem uma formação e um desenvolvimento interessantes. Seu único problema era sua fixação por Michael quando ele estava nem ai para ela.
"I'd did it, pushed it down, and acted like it wasn't there, but now I'd owned it, and I didn't care what he thought. I wasn't ashamed of what was inside me. Now he knew."
RIKA, ELE SEMPRE SOUBE!!!!!! VOCÊ NÃO ESTAVA ESCONDENDO TANTO ASSIM!
E agora Michael... como posso explicar Michael? Ele é um idiota, com certeza, mas eu definitivamente acredito que ele é o menos desenvolvido e o mais superficial de todos eles. Pen fez de Damon o personagem mais nojento que já li para um dos mais gostados nesta série de livros. Ela o desenvolveu, construiu sua história de fundo e fez as pessoas simpatizarem com ele, ela fez o trabalho completo em Kill Switch e poderia ter feito o mesmo com Michael em Corrupt.
"Mr. Crist and Michael didn't get along, and it wasn’t the first time Michael had been hit."
Ele foi abusado; ela poderia ter explorado seu relacionamento com seu pai para explicar por que ele era assim. Ela fez isso com Damon, então por que não com Michael? Acho que ele seria menos odiado se ela explicasse como o comportamento de seu pai impactou sua vida, mas ela não o fez. Ela escreveu apenas dois parágrafos e o epílogo e não foi o suficiente.
"She and I were the same, after all. We fought shame every day, struggling with who we could let see the real us, and we'd finally found each other.
Unfortunately... we were fucked."
"Why her? Why, despite my mother, who always loved me, and my friends, who always had my back, why was Erika Fane who out air in my lungs or made my blood run hot."
É isso, não posso negar que sou uma michaelrika stan! Essas duas cenas e aquela em que Rika diz que Michael está em todas as músicas e bandas, ele está em tudo e aquela em que ele se lembra quando a segurou pela primeira vez quando ela era um bebê e ele um menino de 3 anos são as melhores razões pelas quais eu os amo. Eles são tudo para mim. Eles são únicos em sua própria maneira, e só porque eles não são como os outros casais, ou bons como eles, tornaram o livro ruim. Claro que poderia ser melhor, mas eles não são os piores.
Enfim, adoro Corrupt, adoro michaelrika e respiro pela Rika Fane. Eu sou definitivamente a Stan nº0 deles.
"He was always game.
And thanks to his tutelage, now so was I.
He’d corrupted me."
"She currupted me."