Paulo Silas 08/09/2014Uma leitura agradável que proporciona de forma bastante resumida os mais variados e atrativos conceitos da psicologia.
Escrito em estilo jornalístico, o livro expõe diversos conceitos dos ramos da psicologia, psicoterapia, psiquiatria e psicanálise, proporcionando ao leitor a exposição dos temas tratados numa linguagem de fácil acesso, sendo, portanto, rápido, objetivo e direto.
Dada a intenção da obra (apresentar os conceitos de forma simples), nem de longe ocorre uma análise ou estudo profundo sobre os temas expostos, os quais são divididos pelos capítulos do livro, cada qual possuindo no máximo cinco páginas. Assim, o livro leva a objetividade e simplicidade a sério, possuindo uma abordagem bastante modesta, mas ao mesmo tempo sem deixar de ser interessante.
Questões como lavagem cerebral, sonhos, delírios, falsas memórias, atos falhos, fobias, sinestesia, placebo e diversos outros atrelados à psicologia são explicados sucintamente pelo autor.
O ponto interessante da obra é que, mesmo levando em conta a limitação das exposições dos conceitos, o autor ainda apresenta as críticas existentes a algumas das ideias que são explanadas. Assim, quando narra as principais ideias de Freud ou Jung, por exemplo, o autor expõe e explica em seguida as críticas que tais conceitos receberam ou que ainda recebem por outros estudiosos da área.
Um manual prático que, desde que levada em conta a sua objetiva simplicidade, serve como consulta rápida de vários conceitos e pensadores da psicologia.
Recomendo!