Psychobooks 07/02/2015
E mais uma vez vocês escolheram o livro para o qual eu estava secretamente torcendo! Li O Segredo do Meu Marido há algum tempo e gostei muito, então estava animada para ler outro livro da Liane Moriarty. E já vou falar de cara que não me decepcionou :)
Enredo
Assim como em O Segredo do Meu Marido, em Big Little Lies acompanhamos a vida de três mulheres, todas com seus filhos pequenos iniciando a pré-escola na mesma turma: Madeline, de presença forte e tendência a provocar conflitos; Celeste, de beleza incomparável e que aparentemente tem tudo; e Jane, mãe solteira nova na cidade, que é imediatamente acolhida por Madeline e Celeste.
Desenvolvimento do enredo e Narrativa
Antes mesmo de as aulas da pré-escola começarem, em uma reunião com os novos alunos para apresentar as diretrizes para o ano letivo, há um episódio problemático entre o filho de Jane e a filha de outra mãe, Renata, que será o ponto de partida para os conflitos que se desenvolverão ao longo da história entre os pais das crianças e entre elas mesmas, que culmina com a morte de um dos pais (podem ficar tranquilos que isso não é spoiler, está dito na sinopse e ficamos sabendo logo no primeiro capítulo que todos os pais estão envolvidos em uma investigação criminal).
A narrativa se assemelha ao que encontramos em O Segredo do Meu Marido: enquanto nos guia pelo desenrolar dos conflitos até chegar ao clímax, Liane, em terceira pessoa, cada hora sob o ponto de vista de uma das três personagens principais, vai nos apresentando, aos poucos, suas vidas e seu passado e amarrando tudo com o que está acontecendo.
Logo no primeiro capítulo sabemos que vamos acompanhar uma investigação criminal, mas não sabemos quem foi a vítima e quem foi o assassino. Até chegarmos no momento da morte, a autora vai construindo tensão e mais tensão entre vários personagens e vai dando pistas do que aconteceu através de trechos dos depoimentos dos pais envolvidos na investigação e do detetive que a está conduzindo. Esse é um aspecto muito interessante da narrativa, pois as dicas são dúbias e, a cada momento que mudamos de opinião sobre o que aconteceu, nosso foco sobre a história e sobre os personagens também muda. E, claro, o inevitável acontece: a gente simplesmente não consegue parar de virar as páginas até descobrir a verdade.
Personagens
Madeline acabou de fazer 40 anos e tem 3 filhos: Abigail, de 14, fruto de seu primeiro casamento; Fred, cuja idade não fica clara, mas que deve ter em torno de 11/12 anos; e Chloe, de 5, que está iniciando a pré-escola. Madeline tem um casamento feliz com Ed, seu segundo marido, mas tem problemas em lidar com o ex-marido Nathan, sua nova esposa Bonnie, sua filha Skye, da mesma idade de Chloe, e com a preferência que Abigail está demonstrando pelo pai e pela madrasta.
Celeste não tem a idade revelada, mas deve ter entre 30 e 35 anos e é dona de uma beleza incomparável, além de uma casa invejável e um casamento, aparentemente, de dar inveja. É casada com Perry e seus filhos gêmeos, Max e Josh, também estão começando a pré-escola.
Jane tem 24 anos, é mãe solteira e nova na cidade. Seu filho, Ziggy, que começará a pré-escola junto com Chloe, Max e Josh, é fruto de uma transa casual e Jane nunca revelou a ninguém a identidade de seu pai.
Conclusão
Apesar de a estrutura de Big Little Lies não ser novidade para mim, gostei muito da leitura! Liane consegue, como ninguém, descrever a vida aparentemente perfeita dos personagens e ir, aos poucos, se embrenhando em sua rotina para nos apresentar as falhas e as mentiras, grandes ou pequenas, que todos contamos para nos enganar e enganar aos outros e como isso afeta não só a nossa vida, mas a vida das pessoas ao nosso redor também, às vezes até mesmo de forma drástica. Ela consegue abordar temas mais polêmicos ao mesmo tempo em que introduz linhas mais cômicas em suas histórias, o que nos faz gargalhar em uma página e arregalar os olhos na seguinte. Eu adorava assistir Desperate Housewives e não consigo pensar em imagem mais perfeita para traduzir como é a obra de Liane Moriarty. Super-recomendado!
"She'd swallowed it whole and pretended it meant nothing, and therefore it had come to mean everything."
Página 220
site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-resultado-do-sorteio-big-little-lies.html