Eventos Intrigantes Era da Ferrugem - Livro 1

Eventos Intrigantes Era da Ferrugem - Livro 1 Samuel Fonseca



Resenhas - Era da Ferrugem #1


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Taverneiro 10/05/2017

Webcomic Excelente
Todos sabem que existem muitas obras e autores interessantes para as diversas mídias disponíveis na Internet. Mas é sempre um prazer maior encontrar um autor brasileiro fazendo um trabalho de qualidade. Esse é o caso de Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem. Trata-se de uma webcomic cujo responsável é Samuel Fonseca, produtor da arte, da história e até mesmo da trilha sonora! Um trabalho apurado e promissor que impressiona pelo capricho.

Vamos entender um pouco dessa HQ online começando pelo enredo: Piet é um jovem designer um tanto excêntrico de 29 anos. Ele não usa celular, exclui-se das redes sociais e despreza a futilidade geral, cuja tecnologia de nosso tempo dá cada vez mais voz. Ao longo da história, ele é tomado por um misto de culpa, medo e confusão, quando mortes inexplicáveis de pessoas (cuja sua relação nem sempre é boa) acontecem. Cada incidente deixa indícios de uma conspiração e do sobrenatural, transformando a vida de Piet para sempre.

A trama dá os primeiros passos devagar com poucos conflitos realmente interessantes e muitos diálogos bem feitos, mas que parecem dispensáveis. Entretanto, ao insistir um pouco na leitura, é gratificante perceber que tudo se encaixa de modo calculado e nada é apresentado sem um propósito. A ligação do protagonista com os fatos bizarros cresce até alcançarmos um clímax rico em tensão, fantasia e horror.

O maior mérito (mas não o único) de Era da Ferrugem, sem dúvida, é a arte. Uma maravilha que enche os olhos de deleite. Muitas vezes o ambiente é tomado por brumas ou luzes melancólicas e sentimos o frio, a solidão, o medo e a vida injetados direto no cérebro. O traço dá forma de maneira bem detalhada, mas sem perder a clareza. Há muito estilo na arte da Samuel Fonseca. Indiscutivelmente, o autor tem muito talento.

É instigante ver como os detalhes são tratados. Existe um cuidado com a construção de mundo seja nos outdoors ou pichações das cidades, seja nos ícones da web ou nos símbolos mágicos amaldiçoados. Há um tratamento notável, no qual a verossimilhança agrada muito.

A trilha sonora é outro elemento bacana cujo fato de ser composta pelo autor mostra sua versatilidade criativa. A era da ferrugem disponibiliza a audição dessas músicas através do Soundcloud durante a leitura. Além de aumentarem a intensidade das cenas, elas exprimem o que Piet está sentindo como nos momentos de melancolia ou podem nos transportar para um videoclipe da banda Souverän (também produzida pelo Samuel!). A trilha é apropriada e composta de forma inteligente. Seguramente, um recurso que acrescenta à experiência e a torna ainda mais divertida.

A página de Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem já conta com a primeira temporada da trama principal completa, tem a perspectiva de realizar três temporadas, com a segunda em produção atualmente, além da pretensão de contar outras histórias em mídias variadas. Eis um projeto grandioso que tem entregado resultados impressionantes. Um pacote completo de arte, histórias e música boa.

site: https://tavernablog.com/2017/05/05/era-da-ferrugem-samuel-fonseca-resenha/
comentários(0)comente



Fabrício | @estacaoimaginaria 05/09/2015

Que HQ é esta?
Meu mundo está desabado, destruído, sem orbita. Meu Deus!

Vamos falar, primeiramente, do que se trata esta HQ.
Piet Peterson, protagonista da história, um rapaz digamos que antiquado, sofre com a perda de seu pai, mora sozinho já que a mãe fica mais tempo na casa do namorado e é um designer. Vive com seu gato Fumaça e sempre com seus amigos. As aparências enganam não é? Ao ler a história sem saber a idade de Piet, daríamos a ele por volta de 18 anos. Mas é só aparência. O nosso “jovem” protagonista tem 29 anos. Pois é. 29 anos.
Na cidade de Liergeel, coisas estranhas começam a aparecer. Mortes inusitadas, sinais do passado de Piet envolvendo seus desenhos, aparições aterrorizadoras e muitos mistérios e suspenses ocorrem ao decorrer desta magnífica história.
E as músicas na HQ compostas pelo autor? *o* Fiquei fascinado! Além de roteirista e desenhista, Samuel Fonseca é músico! O leitor lê e ouve a música, o que deixa a leitura com um ar de telenovela, filme ou série.
Um porém: blogueiros e vlogueiros acham defeitos em coisas que não vejo defeito, ou procuram uma brecha pra falar que tem, e defeito foi o que eu não achei.
Recomendo de olhos fechados esta HQ.
Era da Ferrugem, 1ª Temporada, de Samuel Fonseca!

site: http://fabriciocarstairs.tumblr.com/post/120551971822/resenhasera-da-ferrugem
comentários(0)comente



Gabrielle 08/02/2016

Ansiosa para a segunda temporada :3
HQ maravilhosa, parabéns pelo grande trabalho Samuel !!!
comentários(0)comente



José Vitor - @zetalendo 22/05/2020

Leitura: 04/09/16
Primeira vez que leio um quadrinho online, e prefiro não fazer mais isso por que me deixou muito cansado e com um pouco de dor de cabeça, mas tudo bem.
Sobre a história, achei a premissa bem interessante. Eu assisti um vídeo da Raquel (@pipocamusical), e fiquei muito curioso, na hora já entrei no site e comecei a ler. A arte do quadrinho é fantástica, os detalhes são maravilhosos. Até o 3º capitulo a história era bem rápida de finalizar, mas no 4º em diante começou a prolongar os quadros, e no último capítulo teve muito, tipo, muito mesmo, o que eu achei um pouco cansativo pois o autor começou a jogar muito informação e eu fiquei meio confuso. E o que dizer sobre aquele final, deixa um gancho gigante para a segunda temporada!
Enfim, é um quadrinho que super recomendo, a história e a arte são magníficas, e se você quiser ler tudo em um dia, como eu fiz, você vai precisar de uma 3h30/4h, em média.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR