Albert 26/04/2018
A Copa do Mundo em sua essência
A Copa do Mundo por ser um evento de grande porte e reunir nações num esporte amado por todos merecia um livro de respeito. Airton de Farias veio para preencher essa lacuna brindando o leitor com um livro maravilhoso. Até então, eu nunca tinha lido uma obra abordando o evento, mas posso afirmar que este primeiro volume de Uma História das Copas do Mundo é vasto, completo.
Entendo que numa obra literária as partidas de futebol, a narrativa é de certo modo limitado, digamos, restrito ao fato, ao acontecimento. Porém o autor soube contextualizar não apenas o evento Copa do Mundo, mas o futebol no contexto político, econômico e social. Temos uma grande obra, um livro com fluidez e leitura bastante prazerosa. Farias explica as origens do esporte e os primórdios no Brasil sendo possível perceber o contexto social que o país atravessava e o motivo do esporte se popularizar rapidamente numa gostosa viagem no tempo. O autor aprofunda a obra narrando o cenário social e político em que se encontrava o país-sede com detalhes que enriquecem e agregam a leitura não enfatizando somente as partidas do torneio. Isto é tão prazeroso quanto ler os desdobramentos e curiosidades de partidas históricas entre seleções. Cada copa narrada possui uma característica própria, peculiar, inclusive com pesquisa à fundo sobre grandes partidas e as lendas do futebol como Pelé, Leônidas da Silva, Cruijff, Puskas, Yashin entre muitos outros.
Para agregar ainda mais, Daniel Brandão usa de grande criatividade com excelentes ilustrações dos acontecimentos marcante da década ou no ano que transcorreu o evento. Este livro é indispensável para quem gosta de futebol, especialmente fãs de Copa do Mundo. É um livro que leva o leitor numa imersão pela invenção do futebol, suas ligações com classes sociais, a correlação com a política, a mercantilização do futebol como mercadoria e etc. É um livro completo sobre a Copa do Mundo.