Aline T.K.M. | @aline_tkm 19/10/2014Muito mais que um livro de receitas!Receitas francesas clássicas com uma abordagem simples e original; este é o subtítulo de A pequena cozinha em Paris. Ouso afirmar, pois, que o livro é muito mais que um mero apanhado de receitas.
Divididos por contexto, os pratos não se limitam à fórmula entrada + prato principal + sobremesa. Aqui encontramos desde a cozinha de todo dia até os piqueniques de verão (tão comuns entre os parisienses), passando, claro, pelos aperitivos (o apéro, tradição francesíssima cujas origens estão lá nos idos do século XIX). Cada um desses capítulos ou contextos começa com uma pequena introdução que o relaciona aos hábitos franceses e ao olhar de Rachel sobre o charmosíssimo país. Também as receitas, cada uma delas, contam com um pequeno parágrafo explicando do que se trata o prato em questão.
Que os franceses sabem apreciar a boa comida, e também o momento da refeição, não é segredo algum. Agora, é certo também que muita gente associa a cozinha francesa a preparações complicadas, repletas de detalhes. A pequena cozinha em Paris mostra que dá, sim, para se aventurar na culinária francesa e preparar pratos deliciosos de forma mais simples, graças à interpretação original da (lindinha!) Rachel Khoo. Ela ainda dá dicas de como substituir alguns ingredientes, caso eles não sejam facilmente encontrados receita fácil é bom; receita fácil e flexível é melhor ainda!
Ratatouille, gratin dauphinois, moules marinières (mexilhões com vinho branco, um dos meus pratos favoritos da vida!), millefeuille aux pommes. O charme não reside apenas nos nomes franceses com que os pratos nos são apresentados, mas também nas fotos, lindíssimas e com uma pegada mais rústica, aquela coisa bem madeira e toalha quadriculada. Encantador! E não é só isso: o livro é repleto de fotos da própria Rachel cozinhando, num piquenique entre amigos, ou ainda posando com uma Paris charmosa de pano de fundo.
Para completar, a autora ainda acrescenta alguns fundamentos bases da culinária francesa e uma listinha de endereços gourmet frequentados por ela em Paris (incluindo restaurante, boulangerie, loja de vinho e chocolate) e que não figuram entre as atrações turísticas da cidade. São aqueles pequenos lugares de bairro que a gente se sente sortuda de conhecer e não perde uma oportunidade de indicar a um amigo.
A pequena cozinha em Paris é aquele livro essencial para os que gostam de se meter entre panelas e fogão. E é também e especialmente recomendadíssimo para quem aprecia o "art de vivre" francês.
LEIA PORQUE...
Unindo cozinha francesa descomplicada e fotos encantadoras, o livro é perfeito para quem mora sozinho ou em casal: as receitas inspiram e quebram qualquer monotonia na cozinha!
DA EXPERIÊNCIA...
Adoro a comida e a cultura francesas. (Aliás, adoro comida, ponto. E adoro provar novos sabores.) A pequena cozinha em Paris foi um prato cheio, literalmente, e me deixou um tantinho nostálgica, com saudade do ano que morei na França.
FEZ PENSAR EM...
Parc des Buttes-Chaumont! Parque preferido da Rachel Khoo, este é também um dos lugares de que mais gostei nas minhas idas a Paris; na realidade, ele tem um significado literário especial para mim, pois aparece como cenário de um dos meus livros preferidos, do qual cansei de falar aqui no blog: A libélula dos seus oito anos. Para quem não lembra, há um tempo fiz um post no blog dedicado a esse parque.
site:
http://livrolab.blogspot.com