Lina DC 08/08/2019"Indesejadas" é o primeiro livro da série Fredrika Bergman & Alex Recht, uma série policial que teve um início espetacular com esse livro.
O enredo é dividido em três partes: Parte I - Pistas Falsas; Parte II - Sinais de Fúria e Parte III - Sinais de Recuperação. A história é narrada em terceira pessoa e os capítulos indicam os dias da semana.
O livro apresenta várias perspectivas. Temos uma perspectiva de um homem, chamado de "Ele", que inicia sua história na infância e percorre até os dias atuais da história. Um homem minucioso, brutal e que adora colecionar "bonecas".
Alex Richt é um policial há mais de 25 anos. Com 55 anos de idade, ele já viu de tudo em suas investigações e é reconhecido por seu talento e trabalho árduo. Quando o caso de uma garotinha desaparecida surge, ele acredita que é uma situação simples de resolver, provavelmente um problema de custódia, já que os pais estão se divorciando. Sua equipe, formada por Fredrika Bergman e Pider Rydh acaba entrando em conflito durante o caso. Isso se deve pelo fato de que Fredrika Bergman é uma civil, que tem formação acadêmica e uma mente analítica, mas sem experiência de campo e dificuldades em interagir com as pessoas e Pider é um policial em ascensão que quer impressionar Alex, mas que ao invés de fazer isso trabalhando arduamente, prefere dificultar a vida da colega de trabalho, fazendo comentários depreciativos e reclamando da sua presença na equipe.
"Alex gostava de trabalhar com pessoas que, como ele, tinham um senso particular de vocação no trabalho. Gostava de trabalhar com quem tinha a mesma intuição que ele e um discernimento bem desenvolvido para o que era fato e o que era absurdo.
Frederika sente que não é bem-vinda e também não tem confiança de que lidar com casos tão terríveis seja possível. É uma mulher inteligente de 34 anos de idade que consegue analisar rapidamente detalhes que os demais membros da equipe não enxergam, mas que vai amadurecendo conforme a trama se desenvolve, aprendendo a lidar com algumas nuances do novo trabalho.
"Num momento parece que está tudo bem, que sabemos onde estamos pisando, mas no outro o gelo cede e afundamos na mais insondável escuridão."
O caso é muito bem construído e tem aspectos assustadores. Lilian é uma garotinha que estava no trem expresso de Gotemburgo até Estocolmo, viajando com sua mãe Sara, até que desaparece misteriosamente do trem. Ninguém viu a garotinha ser levada e não conseguem explicar como isso aconteceu. O caso vai ganhando notoriedade conforme os dias passam e não há novidades no caso, além dos investigadores descobrirem que o pai de Lilian é um homem com uma veia agressiva e que Sara estava decidida a se divorciar do marido.
"Ela retirou com cuidado os pedaços de isopor. A princípio, não conseguiu entender o que tinha recebido. Seus olhos procuravam algum tipo de contexto que pudessem compreender. Cabelo. Um monte de cabelo castanho, ondulado e de comprimento mediano. Emudecida, Sara tocou o cabelo, revelando o que havia por baixo. Foi quando instantaneamente entendeu de quem era aquele cabelo e soltou um berro alto e animalesco."
"Indesejadas" é uma trama impactante, com personagens carismáticos e um caso impactante, todos elementos necessários para um livro se tornar inesquecível.
"O telefone escorregou de sua mão e ela fechou os olhos na esperança de que o mal desaparecesse. A última coisa que viu foram os sapatos vermelhos, no chão, ao lado da mala."