spoiler visualizarShaolin Matador de Porco 01/08/2020
De caçador a gourmet - Uma história da gastronomia
Esse é um livro bastante redundante na verdade, mas acho que isso decorre do fato de muitas das informações ja sejam de nosso conhecimento, mas isso não significa que não a surpresas, também existem muitas informações privilegiadas e que agregam bastante ao nosso desenvolvimento como pessoa.
Ele aborta a história da gastronomia desde o primórdio do homem pré-histórico até a era da industrialização e a macdonaldização.
As partes mais interessantes do livro na minha opinião, são as que se referem a cozinhas especificas, como a japonesa, chinesa, francesa, italiana e árabe, o livro possui uma tremenda carga de informações desde a base de cada cultura, o que levou a esse ingredientes estarem com abundância em uma gastronomia do que em outra, de onde veio os componentes de cada cozinha.
Ele também descreve com clareza processos históricos influenciados pela gastronomia e a culinária, com diversas curiosidades como por exemplo:
1- O limão do taiti não é um limão e nem é do taiti… É na verdade uma cidra ácida com origem no oriente médio.
2- O limão siciliano e outros produtos cítricos como laranjas, toranjas também são do oriente médio, e foram plantadas em diversos lugares da Europa devido a expansão árabe.
3- Os chineses e japoneses não fazem distinção de doce e salgado durante as refeições, diferente dos franceses, a ordem dos pratos são programados de acordo com o paladar, não existe uma regra em que se serve primeiro a entrada, depois o prato principal e só então o a sobremesa.
4- O serviço “á francesa” na verdade foi incorporado pelos russos na França.
5- A culinária asiática se preocupa muito com o bom tratamento dos alimentos, os mesmos são cortados em pequenos pedaços para que o cliente não use facas, afinal de contas, facas são para profissionais da cozinha.
site: https://takegilivritos.wixsite.com/estantetakegi