Edna 14/07/2020
Um Dickens
Falar das Obras de Dickens é descrever a maestria de um escritor, uma narrativa que tem o poder do diálogo com o Leitor.
A crítica sempre presente, com tiradas sarcásticas, a maioria de suas obras tem um órfão, Oliver Twist já fora recebida com objeções de âmbito e aspecto morais muito elevados para aceitação da sociedade da época, que sabiam da existência mas se negavam a falar, aceitar e mudá-la.
Ele conduz magistralmente, sempre com muitos personagens, muitos deles marginalizados, delinquentes e prostitutas, produto do submundo, vivendo do crime e das misérias impostas a esse mundo, vivendo em escombros de casas sombrias, sobrevivendo de biscates de vendas nas feiras e mercados de pulga, de pequenos furtos, muitos terminando seus dias nos cadafalsos de Newgate, são tantos seus Personagens, que durante a leitura o Leitor até pode esquecer algum, mas Ele resgata e o trás pra história acrescentando sua importância para desenvolvimento da história.
Oliver nasceu em uma casa Paroquial, no momento seguinte sua mãe deu o último suspiro, uma jovem que ninguém sabia nada sobre ela, e que depositou nos últimos instantes na mão da enfermeira um medalhão e um pedido para que cuidasse do seu filho, nos dias seguintes esse Segredo foi parar numa Loja de penhores.
Oliver suporta a prisão desse abrigo até os 12 anos quando, raquítico como a maioria dos seus amigos sobreviventes, nutridos com pequenas rações, mas Ele se cansa dos castigos, e consegue fugir da casa funerária que tinham comprado o seu passe, isso mesmo nesta idade eles eram vendidos e assim inicia sua jornada nas ruas de Londres quando chega exausto e é "socorrido" por um dos meninos de Fagin, um ladrão perverso que escraviza as crianças. Hoje seria chamado de
A história tem alguns lados muito triste, vamos perder personagens bons, vamos sofrer com após a virada da história Oliver retorna à cidade com seus benfeitores e o encontro mais desejado do pequeno não acontecerá. Bem baseado da realidade, o coração é espremido e torcido de vez enquando. Mas tem o romance da Rose Mayle pra fechar ali e amenizar e a reflexão moral é incrível.
#Bagagemliteraria
#Bookstagram
#Resenha
#OliverTwist
#Dickens
#Instalivros