Janaskoobmania 03/08/2023
Um olhar para Além de Oliver com Oliver
A história de um órfão, que é criado no abrigo para crianças e que, como muitas crianças, sofrem os maus tratos de uma vida sem família e sem um lar, seria mais uma história se não fosse a genialidade de Dickens. Não só pelo drama de Oliver que sofre ?que nem mala velha?, mas por nos mostrar uma sociedade corrompida pelo poder dos que possuem dinheiro e no outro extremo pessoas no mais elevado grau de miséria, que Dickens para nos convocar a ver sob uma ótica diferente as duas faces dessa sociedade.
O que pude observar que o autor parecia querer denunciar através dos crimes hediondos uma parte da responsabilidade que todos nós temos, quando nos omitimos ou fechamos os olhos para a pobreza que assola uma grande maioria da população.
Podemos ver na pureza de alma de Oliver, a nossa indiferença nos que não tem o que comer, nos órfãos carentes de afeto, cuidados e educação. Mesmo existindo pessoas cruéis, Dickens nos mostra que o caráter não estaria na posição social que o indivíduo ocupa, muitas vezes está intrínseco no indivíduo e que depende, em parte, de nós separar os bons dos ruins.
A maestria também está na escrita cativante, que nos prende do início ao fim; o livro é cheio de reviravoltas e fatos surpreendentes. Em muitos momentos nos faz gargalhar, em outros choro e muitas, mas muitas vezes me peguei a refletir sobre os temas lançados por Dickens, sobre filosofia, religião, fé, culpa, perdão, e tantas outras reflexões.
E, o que dizer do final? Que me surpreendi pensando sobre pena de morte, e o quanto ela (a pena de morte), para mim não é a solução para a violência no mundo e o quanto ainda estamos distantes de conquistar o que chamamos de humanidade.
Ahhh, Dickens como é bom ler livros assim, que bom que existem os clássicos, que bom que podemos apreciar e retirar o melhor de leituras como essa; leituras que nos fazem sonhar e ter esperança.