Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens




Resenhas - Oliver Twist


261 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Viajante Literário 20/07/2024

A degradação da condição humana na sociedade inglesa.
Há alguns meses atrás, quando me veio a ideia de adquirir o livro, me foi repassado na mente os motivos que me levaram ao desejo de lê-lo. Por curiosidade eu não encontrei um tão relevante assim, apenas o fato de querer ler outra obra de Dickens ( a primeira tendo sido - Um conto de Natal) que não fosse David Copperfield.

Foi com este pensamento atrelado ao conhecimento acerca da escrita fácil do autor que eu decidi dar uma chance. E wow! Que pedrada nos costumes religiosos, políticos, sociais e humanos. Que murro na cara de pessoas que buscam na vida levar vantagem em cima de seu semelhante, seja esse uma mulher, senhora, um velho ou uma criança. Uma criança órfã!

Oliver Twist, o personagem título é tudo isso, um jovem órfão que sofreu todos os tipos de humilhações, agressões e ameaças daqueles personagens da sociedade real que dizem levar o seu título-cargo a sério. Uma piada. Ainda mais se tratando de uma sociedade tão tradicional, puritana, que julga os seus cidadãos pelo rosto, pelo sobrenome, pela cor e orientação sexual. Fazendo deste um motivo de ódio e violência que deverá ser empregado por aqueles ditos "puritanos".

Esse livro tira sarro com tudo isso e de maneira magistral. Tiro todo o tempo necessário para bater palmas para Dickens, que é o mestre das palavras e que tem consciência para com sua realidade e a realidade de sua sociedade. Um livro que passeia por todo tipo de injustiça e que te fará sentir a alma lavada ao final da última página, por tudo aquilo que sucedeu ao longo da narrativa. Lágrimas de emoção, de tristeza e de ódio podem surgir, pois é disso que se trata a violência e a injustiça: a dor.

Por favor leiam, não são 500 páginas à toa. Nada é desperdiçado, Dickens é um mestre que eu pretendo ler bastante ainda.
comentários(0)comente



Valeria.Honorio 20/07/2024

Já estava angustiada com tanto sofrimento. Quando você pensa que tudo vai ficar bem... coitadinho do Oliver...
comentários(0)comente



Denilson60 15/07/2024

Que delícia ter relido esse clássico!

Cheio de personagens riquíssimos e marcantes, reviravoltas, aventuras, emoções, crítica social recheada de ironia, além de um belo passeio pelas decrépitas ruas da Londres Vitoriana, tudo isso ao melhor estilo Dickens.

Clássico obrigatório! Meu favorito do Dickens e um dos meus favoritos da vida!
comentários(0)comente



Lari ... 12/07/2024

Na Inglaterra do século XIX, somos apresentados a Oliver Twist, um órfão que precisa lutar desde seu nascimento contra sua situação. Sem parentes ou amigos que possam auxiliá-lo, o garoto é mantido sob a proteção da paróquia até completar 9 anos, quando é encaminhado para um abrigo e, em seguida, vendido para um coveiro.

Cansado de passar por várias mãos e ser maltratado, resolve fugir pelas ruas de Londres, e é aí que tudo começa.
Ao longo de sua trajetória, Oliver encontra pessoas que o ajudam e, consequentemente, descobre muito mais do que amigos. Como nem tudo são flores, ele acaba encontrando também pessoas mesquinhas, avarentas, trapaceiras e imorais. 

"Mas agora que estava envolto em velhas roupas de algodão que haviam amarelecido devido a este mesmo uso, ele estava etiquetado e identificado e imediatamente encaixou-se em seu lugar: uma criança da paróquia, o órfão de um abrigo, o servo humilde e meio morto de fome, alguém a passar pelo mundo a trancos e barrancos, desprezado por todos e sem ser alvo da piedade de ninguém."

O autor apresenta, através de uma narrativa muitas vezes irônica, a situação em que as crianças órfãs viviam (e que não sofreu grandes alterações desde então), sendo sempre negligenciadas, sofrendo abusos, passando fome, frio e diversas outras necessidades.

Contudo, nosso herói é capaz de superar obstáculos e, ainda assim, continua sendo um menino doce e gentil. E como em todo final feliz, ele encontra sua felicidade.
Vale muito a leitura, com capítulos curtos e uma escrita fluida, é fácil se deixar levar pelas páginas! 

"Eu disse que eles estavam verdadeiramente felizes, e sem forte afeição e humanidade de coração, além de gratidão àquele Ser cuja lei é a Compaixão e cujo grande atributo é a Benevolência para com todas as coisas que respiram, a felicidade nunca pode ser atingida."

Um ponto positivo é que todos os personagens têm importância na construção da história, eles se conectam entre si e todos têm seus finais (sejam bons ou ruins).

 
Quero agradecer à companhia do Leonardo (Léo), durante a leitura, pelas trocas de ideias e pelas conversas. Foi um prazer fazer essa viagem com você! ???
rscmenezes 12/07/2024minha estante
Excelente resenha, Lari. Vou adicionar à minha lista. Achei a história muito interessante!


Lari ... 12/07/2024minha estante
Muito obrigada, Rafa! ?
Espero que goste! Vou ficar de olho, quando você for ler. ?


Emerson Meira 12/07/2024minha estante
Linda resenha Larissa! ????
Faz tempo que quero ler esse ?


Lari ... 12/07/2024minha estante
Obrigada, Emerson! ?

Acredito que você vai gostar, é uma história muito bonita!


Celo90 12/07/2024minha estante
Antes de tudo, como você é linda. Sua foto ficou incrível. ????
Sabia que você tem olhos de sereia. Eles hipnotizam
Você sempre desperta meu interesse acho que se me enviasse sua lista de compras eu leria ????
Mais um livro que vou ter que comprar. Sua resenha ficou maravilhosa


Lari ... 12/07/2024minha estante
Oi, Celo! Obrigada! ?
Que bom que o livro despertou seu interesse, fico feliz! Espero que goste!


Celo90 12/07/2024minha estante
Despertou sim. Tudo que você escreve desperta. Você tem um ótimo gosto para tudo ??


Leo.vicente 12/07/2024minha estante
Você tem um talento invejável para escrever, Lari! Sua resenha está irrepreensível. Parabéns! ??

E sou eu que agradeço a companhia nessa jornada. Foi incrível ter essa experiência com você. ????


Lari ... 12/07/2024minha estante
Obrigada, Léo! Um elogio vindo de você é realmente especial! ? 

Foi uma honra compartilhar essa leitura com você! ??


olivversion 13/07/2024minha estante
Li apenas um livro do Charles Dickens, mas já me apaixonei por sua escrita. Quero muito ler esse. Sua resenha ficou muito boa?


Lari ... 13/07/2024minha estante
Obrigada, Oliv! ?
Gosto muito da escrita do Dickens! 
Acredito que você vai gostar.
Se ainda não leu, David Copperfield indico ele também, é maravilhoso!




Leo.vicente 12/07/2024

A manutenção da inocência em meio ao caos
Essa foi a segunda vez que me aventurei lendo Dickens e, de novo, fui positivamente surpreendido.

A obra traz as aventuras do pequeno órfão Oliver Twist. Após a morte de sua mãe, logo após dar à luz, Oliver é admitido junto a outros órfãos numa casa de mendicidade, onde frequentemente apanha e sofre com a escassez de alimentos. Ao longo da narrativa, nosso jovem protagonista enfrenta outros tantos problemas como a violência, o crime e a maldade em seu estado mais puro -- e o mais interessante é que passa por tudo isso sem jamais perder a inocência e a bondade.

Apesar dos muitos tormentos, Oliver também conhece pessoas de bom coração que, ao decorrer da trama, tornar-se-ão sua família.

Na minha opinião, Oliver Twist está um patamar abaixo de Grandes Esperanças, não só no que se refere à abordagem dos problemas, mas também na própria construção das personagens. Todavia, muitas das coisas presentes nas aventuras de Pip já aparecem também na jornada de Oliver: o tema da orfandade e dos maus tratos, especialmente no que se refere a pessoas de baixa renda; o abuso de autoridade; os grandes crimes e as pequenas corrupções, as questões sociais, de desigualdade etc.. Enfim, tudo trabalhado de forma magistral por Dickens.

Outra marca registrada do autor, presente em Grandes Esperanças e também aqui, é a capacidade de ir revelando os mistérios um a um, deixando o leitor sempre preso à narrativa, tentando juntar, a partir das pistas, o grande quebra-cabeças do passado de Oliver. E, assim como em Grandes Esperanças, Dickens é genial na arte de ligar as personagens, sempre vitais para o entendimento da obra, ao final do livro. Leitura incrível.
Lari ... 12/07/2024minha estante
Resenha incrível, Léo! ???

Você descreveu perfeitamente os sentimentos durante a leitura.
Obrigada pela companhia! ??


Leo.vicente 12/07/2024minha estante
Valeu, Lari! ??

Foi um prazer lê-lo com você. ?


Lari ... 12/07/2024minha estante
???


Michelly.sano 13/07/2024minha estante
Amei sua resenha. ????


Leo.vicente 13/07/2024minha estante
Valeu, Mi! ????




Thaysa.Salles 02/07/2024

Me encantei pela obra antes de a ler, devido aos estudos da faculdade, mas, para a minha surpresa, os artigos que li são mais apaixonantes do que a própria obra. Não me levem a mal: é boa e cheia de reviravoltas, mas não é mágica como eu achei que fosse.
Falha minha.
comentários(0)comente



Jubs.11 01/07/2024

Oliver Twist
Não cai no meu gosto, porém tem uma escrita super completa, com vários detalhes e histórias de diferentes personagens que se encaixam perfeitamente
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 10/06/2024

Muitas coincidências, drama, clichês... MAS É INCRÍVEL! ??
A história se desenrola entre altos e baixos que ocorrem na vida do pequeno Oliver, um órfão que é submetido aos mais perversos clichês das crianças criadas em asilos. Fome, miséria, maus-tratos, violência, trabalho infantil, fuga.

Dickens é brilhante na descrição das situações narradas, é possível imaginar cada cena. A alternância entre situações de tragédia e salvação fazem com que o leitor vibre, sofra e viva intensamente a história.

Amei que os bons são essencialmente bons, a despeito de toda a adversidade. Os maus são terrivelmente maus, caricatos, desfigurados e horrendos. É como se fosse um conto de fadas.
As inverossímeis coincidências tornam a história ainda mais mágica. Para os fãs de realismo, talvez não seja lá uma história digna de muitos louvores. Mas, para mim, foi uma leitura excelente. As constantes intervenções do narrador trazem um toque de leveza no meio de toda a tragédia.

Dickens tece de forma irônica e repleta de humor duvidoso uma crítica social. O bedel do asilo é a personificação de tudo de ruim que há no assistencialismo. Nada aos pobres para que não peçam mais nada.

Fagin, o vilão, é uma figura a parte. Senti um antissemitismo no excessivo uso da pecha de judeu, ponto destacado no texto de introdução da edição da @penguincompanhia (pela qual eu li, no kindle). Reflexo de seu tempo, já que publicado em 1837.

Uma curiosidade, em minhas pesquisas descobri que há uma edição que foi parcialmente traduzida por Machado de Assis que acabou abandonando o projeto. Mas, alguns críticos observam semelhanças entre Oliver Twist e o romance "A mão e a luva", de Machado. Obviamente que irei acrescentar este à minha lista ?

Em resumo, gostei muito da leitura e recomendo que leiam, não irão se arrepender!
comentários(0)comente



Maíra Marques | @literamai 10/06/2024

? OLIVER TWIST: UMA DENÚNCIA CONTRA O SISTEMA ESTATAL QUE FALHA NA PROTEÇÃO E AJUDA AOS DESFAVORECIDOS.
?
? "Oliver Twist", escrito por Charles Dickens e publicado pela @unespeditora, é uma obra clássica que mergulha nas profundezas da sociedade inglesa do século XIX, explorando temas como pobreza, injustiça social e redenção.
?
O enredo gira em torno de Oliver Twist, um órfão nascido na Inglaterra vitoriana. Criado em um orfanato cruel e posteriormente vendido como aprendiz para um coveiro, Oliver sofre com abusos e negligência. Sua jornada começa quando ele foge para Londres, onde se envolve com uma gangue de ladrões liderada pelo infame Fagin.
?
Desde o jovem e inocente Oliver até os vilões como Fagin, o ardiloso líder da gangue, e Bill Sikes, um criminoso brutal, são muito bem desenvolvidos! Ao longo da história Oliver encontra amigos, como o bondoso Sr. Brownlow e a amável Rose Maylie, que o ajudam a descobrir sua verdadeira identidade e encontrar um lar amoroso.
?
Dickens desenvolveu uma trama complexa, repleta de reviravoltas emocionantes e confrontos dramáticos, explorando as disparidades sociais da época e os efeitos corrosivos da pobreza e da criminalidade. Sua prosa vívida e sua habilidade em criar personagens inesquecíveis tornaram "Oliver Twist" uma obra essencial da literatura inglesa, cujas questões permanecem sendo discutidas ainda nos dias de hoje.
?
Apesar da grandiosidade de sua obra, preciso confessar que foi uma leitura bem arrastada. A tradução de Renato Prelorentzou deixou o texto bem fluido, mas em determinados momentos o texto parecia não caminhar, o que por diversas vezes me desanimou perante a leitura. Foi bom ter insistido, mas não sei se é um livro que encararia uma segunda vez.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nath 01/06/2024

Bom
Oliver Twist é um romance que nos apresenta a história do órfão que nomeia a obra.

Temos narrados aqui desde o momento de seu nascimento, a infância sofrida em um abrigo para indigentes - passando pela fome, necessidades, trabalho infantil - e os caminhos percorridos pelo garoto que, tendo sido criado em uma cidadezinha, caminha até Londres em busca de uma vida melhor.

A narrativa escrita por Dickens é envolvente e, em alguns momentos, me vi ansiosa pela resolução dos conflitos apresentados durante a leitura. São diversos personagens - alguns interessantes, outros detestáveis - e a realidade aqui apresentada é uma realidade dolorosa e cruel, porém muito real.

Temos aqui um grupo de ladrões com quem Oliver irá se juntar e é junto com esse grupo que o garoto vai viver alguns dos seus piores momentos - sem ter conhecimento da sua importância para alguns ali envolvidos.

Sendo bem sincera, senti que o final desse livro parece final de novela das seis: aquele ar satisfatório e ao mesmo tempo incômodo.

Ler Dickens é sempre uma ótima experiência e, apesar de não ter amado, eu fiquei muito envolvida com a história e super recomendo a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Toni Nando 21/05/2024

Fiel aos princípios
LIVRO: OLIVER TWIST
AUTOR: CHARLES DICKENS
TRADUÇÃO: Alexandre Barbosa de Souza
PUBLICAÇÃO: Rio de Janeiro, 2021.
EDITORA: Nova Fronteira
ONDE SE PASSA: Inglaterra
DATA: 16/05/2024
NOTA: 10

Charles John Huffam Dickens, nasceu em Portsmouth, 7 de fevereiro de 1812 ? e faleceu em Higham, 9 de junho de 1870, foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. Dickens foi editor de um jornal semanal durante 20 anos, escreveu 15 romances, cinco livros curtos, centenas de contos e artigos de não-ficção.
Em sua obra Oliver Twister, Dickens conta a triste história de um menino órfão, no qual sofre desde seu nascimento por conta de um mistério que só é revelado no final. Ambientado na época da revolução industrial onde ele sofre com todas as mazelas de uma geração desalmada e egoísta que só visava o lucro e sobrepujar pessoas honestas, se não bastassem todas estas privações de recursos que o país vivia, os mais humildes eram levados por caminhos tristes e deturbados, e muitos eram obrigados a se sujeitar ao crime para não morrer de fome. Mas Oliver se manteve fiel a sua dignidade, e aos ensinamentos religiosos no qual adquiriu na infância quando vivia em uma espécie de orfanato religioso. Mesmo passando por todas as humilhações e crueldades que uma criança jamais deveria passar, Oliver teve a sorte ou a benção de encontrar em seu caminho pessoas na qual o salvou de um fim triste e desumano.
Banhado de mistérios e reviravoltas, com uma bela pitada de drama, Dickens nos entrega uma obra prima. Realmente é um livro para se emocionar e torcer pelo protagonista.
comentários(0)comente



Igor.Banin 18/05/2024

Muito legal
Gostei bastante dessa história comovente. Simples, mas direto ao ponto com um começo comovente. Adorei.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



261 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |