Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens




Resenhas - Oliver Twist


261 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Gustavo195 07/05/2024

Please Sir, i want some more?
A vida do pequeno Oliver é inspiração pra qualquer um quando se trata de sofrimento, perdas, tristeza e angústia. E presenciar o amor, a justiça, a tranquilidade, carinho, laços e relacionamentos fiéis; presenciar todos esses aspectos transbordarem ao fim do livro, da um alívio absurdo no peito. Oliver foi forte e sobreviveu a luta contra seus demônios? uma criança de 10 anos? apenas uma pequena criança, passar por todas essas situações e conseguir vencer todas elas, é muito inspirador. Primeiro clássico que terminei de ler do Clube, ansioso para ler as próximas obras.
comentários(0)comente



Terra 06/05/2024

Nossa, que triste, de verdade. É um livro bom. Li por causa da escola, então talvez não tenha aproveitado (e gostado) tanto quanto em alguma outra ocasião
Nancy alugou um tripé na minha cabeça
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Conça 01/05/2024

Minhas impressões, sentimentos e opinião?
Nota máxima

Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz.
A cada obra lida do autor eu fico em mais um sobressalto. É explosivo a erudição e sensibilidade do mesmo. A disparidade que ele nos conduz para temas tão necessários como: desigualdade social, condição do ser humano e sua capacidade de ser erguer.

O livro define inicialmente a diferença de classes, impressiona as bondades e ruindades do ser humano, ao mesmo tempo, respeitando ou não a época do desenvolvimento da obra, a nulidade do sexo feminino, faz uma denúncia clara e objetiva do governo, das instituições de caridade, do trabalho infantil, do crime e, apresenta dados históricos e culturais da grande Londres.

Profundo. Envolvente. Surpreendente.

Oliver Twist é um romance que relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.

A narrativa é conduzida o tempo todo, especialmente nos capítulos iniciais com ironia. O autor interage com o leitor abordando seus pensamentos e sentimentos, mistura realidade com ficção como se os leitores estivessem em uma peça de teatro.

Personagens bem construídos, impossível não se comover com o protagonista que tem um coração puro, sofremos com ele, torcemos e ficamos afligidos por ele. Todos os personagens apresentam peculiaridades que não são inerentes ao ser humano real.

Foi uma leitura impossível de parar, a cada capítulo era aguçado o poder de detetive do leitor, a divisão dos capítulos são praticamente elucidativos que permite ao leitor se aventurar no próximo. Um dos pontos mais marcantes que encontrei foi a página 113.

Recomendo a obra para os leitores que se interessaram pelos temas abordados, e, mais ainda, pela trama.
comentários(0)comente



Gabrielle 16/04/2024

Gostei bastante de como os capítulos foram divididos e da edição em si, peguei o livro no aleatório principalmente porque não sabia nada sobre a história. Não me impactou muito mas eu gostei da experiência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Roberto 13/04/2024

Welcome to the New age...
Dickens é um dos gigantes da literatura universal, por conta de seus escritos que são um retrato fiel e cru da época em que viveu, experenciando muito dos ocorridos de suas obras, estando muito além de um burguês com palavrinhas bonitas no papel
É um dos retratos mais perfeitos do período da Revolução Industrial na literatura, narrando como se deu o crescimento das cidades e a desorganização em que que a infraestrutura caiu depois das migrações em massa da população rural em busca de trabalho na cidade, formando diversos cortiços e aumentando o banditismo e atividades suspeitos, cenário onde se passa a narrativa desse excelente romance
O personagem do título, Oliver Twist aqui é mais um veículo que Dickens usa para mostrar o momento em que o país estava, pouco participando dos fatos em si, mas sofrendo na pele as consequências da corrupção e da violência de todas as classes
Quase pensei que o livro descambaria para um panfletinho ordinário sobre " pobres bonzinhos e ricos malvados" ,mas Dickens estava muito além disso, pois além de ser um escritor muito dedicado e estudado, também teve seus jovens anos na época com sua experiência de vida para poder passar aos leitores todas as nuances que ela apresenta, nos fazendo ver todos as tragédias e glórias de uma vida
comentários(0)comente



Gabriel.Coura 12/04/2024

A minha lembrança mais antiga com a história de Oliver Twist foi, quando criança, ligar a TV na madrugada de Natal e assistir ao filme do Polanski. Meses depois, numa aula de português, descobri que a história era um livro clássico e desejei lê-lo um dia. Uns anos atrás peguei uma edição, porém estava muito ruim e difícil para mim que abandonei pouco depois da metade. Essa edição da Penguin é maravilhosa (como qualquer outra). Li e relembrei a história do pobre Oliver Twist com bastantes prazer, tristeza, raiva e alegria. Ela nos mostra o quão vil pode ser o humano quando busca ambição (e isso nos leva a refletir). Sem sombra de dúvidas, um dos meus favoritos da vida (assim como "Grandes Esperanças", também do Dickens)! Terminei o livro com a mesma vontade que o Oliver: só queria mais páginas! (aos entendedores: "Please, sir, I want some more").
comentários(0)comente



ariennegiulia 10/04/2024

Oliver, um jovem órfão, tenta sobreviver apesar da indiferença humana. Desesperado e quase morrendo, Oliver é encontrado por outro garoto onde é guiado para as profundezas das favelas londrinas, onde conhece Fagin e seu bando de meninos ladrões, ávidos para iniciar Oliver naquela vida sem retorno. Apesar do medo, da solidão e dos maus-tratos, Oliver conserva sua inocência e esperança e jamais se desvia de seu caráter bondoso e empático. Circunstâncias inesperadas , reviravoltas e personagens marcantes podem transformar a vida de Oliver para o melhor ou para o pior, deixando o menino a mercê de um mundo que pisoteava os órfaos e demonstrava poucos sinais de benevolência.

Durante a leitura tive um misto de sentimentos.
O final foi uma surpresa atrás da outra, literalmente!

Minha segunda leitura do Dickens e ele não decepciona ?
comentários(0)comente



Rayane 30/03/2024

Além de mostrar a vida do Oliver, é uma obra que tem como um dos objetivos, "denunciar" todos os abusos que órfãos, e outros sem família passavam durante a época. E tudo debaixo do nariz da sociedade e do governo, que eram coniventes com todos os maus - tratos, fome, pobreza extrema, e miséria que rodeavam a vida dessas pessoas. Para eles, essas pessoas deveriam ser gratas, por estarem recebendo uma sopa rala e um pedaço de pão duro do governo, enquanto eles comiam e se fartavam, muitos com o dinheiro recebido para servir aos pobres.

Mostra outro lado, importantíssimo inclusive, das crianças que acabam indo parar nas ruas e tendo que sobreviver como podem. E muitas vezes acabam sendo alvo de pessoas mal intencionadas que os usam para roubo, prostituição. E esse arco, nos faz lembrar que não é culpa dessas crianças estarem nessa situação. Começando pelo fato de que, se estão na instituição, são mal tratados, passam fome. Se fogem, é para encontrar algo melhor, e em muitos casos, roubar e se prostituir acaba sendo a única saída, dado ao fato de que a sociedade num todo rechaça esses tipos de crianças, e adolescentes, vendo eles apenas como pessoas sem valor. Não estou dizendo que esses órfãos são "vítimas da sociedade", (como costumamos dizer) mas é fato que são vítimas do meio em que vivem.

"Sou mais moça do que pareço ser, mas já estou acostumada a ver até às mulheres mais pobres se afastarem para me dar passagem nas calçadas apinhadas de gente."

Uma das únicas coisas que me incomodou, foi que chegando ao final do livro, Oliver parece que vira um mero espectador, um coadjuvante no próprio livro, os outros acabam tomando mais as cenas.

É um livro que nos faz pensar muito, e sentir muito pelo Oliver que viveu uma vida desgraçada durante anos, e nos faz sentir ódio pelas pessoas que maltratavam não só ele, mas como muitas outras crianças, e muitas vieram a falecer por conta disso.
comentários(0)comente



Dri 23/03/2024

É uma história com muito sofrimento, o pobre do Oliver sofre demais e sempre com o coração tão puro. Só acho que por ser tão grande algumas partes ficaram chatinhas.
Mas tem uma boa história e um bom plot.
comentários(0)comente



Peter... 22/03/2024

Um meio cruel
Neste livro, Dickens nos conta a história do órfão Oliver Twist, criado inicialmente numa espécie de asilo e depois entregue a toda sorte de sofrimentos, angústias, além do envolvimento na criminalidade e na delinquência. Inicialmente tem uma atmosfera bastante pesada, por percebemos o quanto uma criança era lançada num meio perturbador e doentio. A sorte dele vai mudando aos poucos, não sem muitas lágrimas e dores. Tem um final bem arrebatador ,e uma demonstração de violência que me surpreendeu porque achei um pouco incompatível com a narrativa. Atualmente, a nomeação do grande vilão da história seria considerada anti semitismo, mas é interessante observar como esses personagens eram tão marginalizados.
comentários(0)comente



Danlmg 21/03/2024

Impressionada como um livro tão pequeno ter tanta informação. É eita atrás de eita KKKKKKk
Pensei que não teria um final feliz porque era uma desgraça atrás da outra.
Mas a reviravolta que dá e o final termina bem e deixa o coração quentinho.
Mas não consegui superar a morte da Nancy, entendo que ela ter morrido e da forma que morreu foi crucial para o desfecho da história, mas mesmo assim muito triste ela ter ido.
Enfim, vale muito a leitura, amei.
Meu primeiro livro do Dickens. O primeiro de muitos ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



julia6173 07/02/2024

Um pobre coitado
Eu achei a história muito interessante pela denúncia das mazelas vividas pelos órfãos da era vitoriana porém (e isso pode ser da edição que eu tenho) achei a escrita muito confusa.. tinha hora que nao dava pra entender se o diálogo estava acontecendo dentro ou fora de uma casa por exemplo. a história me prendeu muito no início, o sofrimento do oliver me comoveu demais, mas chegando ao final quase nao se fala mais no oliver, e isso me incomodou um pouco e fui parando de ler todos os dias.
comentários(0)comente



261 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |