Juliana (Ju/Jubs) 12/11/2023
Esse livro me surpreendeu de muitas maneiras. Não sabia que a leitura dele poderia ser tão fluida, engraçada (mais pelo tom irônico do narrador) e complexa (e simples ao mesmo tempo).
Tem alguns elementos que eu jamais esperaria encontrar em um livro antigo, por exemplo uma mulher revidando fisicamente as agressões do marido e uma crítica direta a figuras com grande poder social.
Geralmente eu me pego fascinada pelos personagens, mas o ponto forte deste livro é o narrador. Ele é sarcástico de uma forma que qualquer deslize pode parecer de mal gosto (como fazer piada nos piores momentos), mas é muito bem-feito, e ainda faz umas críticas sociais em momentos repentinos, pegando o leitor de guarda baixa, eu adorei isso.
Falando em coisas surpreendentes, antes de começar a ler, eu achava que o narrador seria Oliver, em primeira pessoa, e teria a clássica história de uma narrativa forte pelo olhar de uma criança. Mas não. O narrador é em terceira pessoa e não mede esforços para mostrar o quanto a vida do garoto é horrível.
Na verdade, a história é sobre Oliver, mas não é construída por ele. Todos os personagens que vão aparecendo no entorno dele são quem conduzem a história. Achei essa estrutura muito interessante, e quero ler outros livros do Dickens para ver se ele faz isso novamente.
Enfim, mais um favorito, mais um livro incrível.