Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens




Resenhas - Oliver Twist


261 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lari ... 12/07/2024

Na Inglaterra do século XIX, somos apresentados a Oliver Twist, um órfão que precisa lutar desde seu nascimento contra sua situação. Sem parentes ou amigos que possam auxiliá-lo, o garoto é mantido sob a proteção da paróquia até completar 9 anos, quando é encaminhado para um abrigo e, em seguida, vendido para um coveiro.

Cansado de passar por várias mãos e ser maltratado, resolve fugir pelas ruas de Londres, e é aí que tudo começa.
Ao longo de sua trajetória, Oliver encontra pessoas que o ajudam e, consequentemente, descobre muito mais do que amigos. Como nem tudo são flores, ele acaba encontrando também pessoas mesquinhas, avarentas, trapaceiras e imorais. 

"Mas agora que estava envolto em velhas roupas de algodão que haviam amarelecido devido a este mesmo uso, ele estava etiquetado e identificado e imediatamente encaixou-se em seu lugar: uma criança da paróquia, o órfão de um abrigo, o servo humilde e meio morto de fome, alguém a passar pelo mundo a trancos e barrancos, desprezado por todos e sem ser alvo da piedade de ninguém."

O autor apresenta, através de uma narrativa muitas vezes irônica, a situação em que as crianças órfãs viviam (e que não sofreu grandes alterações desde então), sendo sempre negligenciadas, sofrendo abusos, passando fome, frio e diversas outras necessidades.

Contudo, nosso herói é capaz de superar obstáculos e, ainda assim, continua sendo um menino doce e gentil. E como em todo final feliz, ele encontra sua felicidade.
Vale muito a leitura, com capítulos curtos e uma escrita fluida, é fácil se deixar levar pelas páginas! 

"Eu disse que eles estavam verdadeiramente felizes, e sem forte afeição e humanidade de coração, além de gratidão àquele Ser cuja lei é a Compaixão e cujo grande atributo é a Benevolência para com todas as coisas que respiram, a felicidade nunca pode ser atingida."

Um ponto positivo é que todos os personagens têm importância na construção da história, eles se conectam entre si e todos têm seus finais (sejam bons ou ruins).

 
Quero agradecer à companhia do Leonardo (Léo), durante a leitura, pelas trocas de ideias e pelas conversas. Foi um prazer fazer essa viagem com você! ???
rscmenezes 12/07/2024minha estante
Excelente resenha, Lari. Vou adicionar à minha lista. Achei a história muito interessante!


Lari ... 12/07/2024minha estante
Muito obrigada, Rafa! ?
Espero que goste! Vou ficar de olho, quando você for ler. ?


Emerson Meira 12/07/2024minha estante
Linda resenha Larissa! ????
Faz tempo que quero ler esse ?


Lari ... 12/07/2024minha estante
Obrigada, Emerson! ?

Acredito que você vai gostar, é uma história muito bonita!


Celo90 12/07/2024minha estante
Antes de tudo, como você é linda. Sua foto ficou incrível. ????
Sabia que você tem olhos de sereia. Eles hipnotizam
Você sempre desperta meu interesse acho que se me enviasse sua lista de compras eu leria ????
Mais um livro que vou ter que comprar. Sua resenha ficou maravilhosa


Lari ... 12/07/2024minha estante
Oi, Celo! Obrigada! ?
Que bom que o livro despertou seu interesse, fico feliz! Espero que goste!


Celo90 12/07/2024minha estante
Despertou sim. Tudo que você escreve desperta. Você tem um ótimo gosto para tudo ??


Leo.vicente 12/07/2024minha estante
Você tem um talento invejável para escrever, Lari! Sua resenha está irrepreensível. Parabéns! ??

E sou eu que agradeço a companhia nessa jornada. Foi incrível ter essa experiência com você. ????


Lari ... 12/07/2024minha estante
Obrigada, Léo! Um elogio vindo de você é realmente especial! ? 

Foi uma honra compartilhar essa leitura com você! ??


olivversion 13/07/2024minha estante
Li apenas um livro do Charles Dickens, mas já me apaixonei por sua escrita. Quero muito ler esse. Sua resenha ficou muito boa?


Lari ... 13/07/2024minha estante
Obrigada, Oliv! ?
Gosto muito da escrita do Dickens! 
Acredito que você vai gostar.
Se ainda não leu, David Copperfield indico ele também, é maravilhoso!




Núbia Cortinhas 03/06/2023

Não tem como não se apaixonar por Oliver Twist.
   Dickens é um exímio contador de estórias! Soube prender a minha atenção e manter a curiosidade nessa trama intrincada, comovente, irônica, que mescla um clima de suspense e ainda assim é muito fluída e divertida de ler, principalmente quando o autor interage com o leitor em alguns trechos da narrativa.

   Essa versão em parte é traduzida pelo Machado de Assis e concluída pelo Ricardo Lísias com louvor.

   Publicado em 1837, este romance de enorme sucesso é o primeiro a trazer uma criança como protagonista, além de ser inspirado na infância de Dickens e na Londres da época. Por esta razão o livro apresenta cenas fortes de violência e injustiças que me deixaram extremamente revoltada. Mas essa era a intenção do autor pois a sua obra denuncia a desumanidade das casas que acolhiam os pobres, o drama dos órfãos, a violência doméstica, a falta de saneamento básico, o aliciamento de menores e outros problemas sociais de uma Londres pós Revolução Industrial.
   Mas, vale a pena superar todas as tristezas e injustiças, o livro não é só isso! Ele traz um suspense, aventura e ação tão naturais à trama que ao final somos presenteados com um baita desfecho.

"Parecem ridículas estas mudanças de cena; contudo não são tão inverossímeis como nos parecem à primeira vista. A vida apresenta destes contrastes, festa e morte, luto e alegria, tristeza e folga. Mas então nós é que somos os atores, e isso faz grande diferença. As transições súbitas, os acessos de dor, que na cena da vida não nos espantam, parecem ridículos desde que nos convertemos em simples espectadores. "
Vanessa.Castilhos 03/06/2023minha estante
Uau!! Esse livro parece ser maravilhoso mesmo! Rica resenha, parabéns! ?


Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Vanessa, vc vai gostar. É o tipo de leitura que a gente lê e não sente o tempo passar.


Carolina165 03/06/2023minha estante
Excelente resenha Núbia! ?????


Fabio 03/06/2023minha estante
Parabéns pela Resenha Núbia!
Lindíssima!


Rogéria Martins 03/06/2023minha estante
Adorei a resenha, amiga! Muito boa mesmo ???


Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Obrigada, Carol! ?


Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Valeu, Fábio! ?


Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Obrigada, Rogéria! ??


AlineMSS 03/06/2023minha estante
Quero mto ler esse. ????


Núbia Cortinhas 03/06/2023minha estante
Aline, é muito bom! Eu já quero ler outras obras desse autor.




Fer Paimel 23/12/2020

Marcante
Sempre ouvi falar de Oliver Twist, mas nunca tinha me proposto a ler a obra antes. É uma obra bonita, triste e meiga, a partir da qual a gente consegue ver como um livro pode impactar tantas gerações...
A história de sofrimento de crianças órfãs me é sempre impactante e me causam aquele desconforto por ser tão triste e real. A literatura possui vários exemplos desse tipo de história, mas o livro que me veio à cabeça várias vezes, durante essa leitura, foi Capitães da Areia...
Gostei bastante e me fez refletir sobre as consequências que a falta de amor familiar e de um lar pode ter na vida de cada pessoa...
Recomendo!!
Henrique Oliveira 23/12/2020minha estante
Muito bom, Fernanda. Assisti ao filme há mais de 10 anos, e gostei bastante. Lembro-me de algumas cenas ainda. Pretendo ler o livro futuramente.


Fer Paimel 24/12/2020minha estante
Eu nunca tinha assistido ao filme antes, apenas ouvido falar da história. Eu peguei Um Conto de Natal para ler e depois emendei nesse... tô gostando do jeito do Dickens... é uma leitura muito fácil, simples, mas tem um charme. O próximo que eu vou pegar dele é Grandes Esperanças. Até o final do ano quero ler David Copperfield também :) você gosta desse autor?


Henrique Oliveira 24/12/2020minha estante
Fernanda, ainda não li nada dele, mas, pretendo. Ontem, ao mencionar sobre o filme, fui atrás dele no YouTube, e encontrei. Acho que hoje mesmo irei assitir. Até o final do ano, você irá ler? David Copperfield tem mais de 1000 páginas.


Henrique Oliveira 24/12/2020minha estante
Grandes esperanças está na minha lista


Fer Paimel 25/12/2020minha estante
Até o final do ano que vem, quero ler Grandes Esperanças e David Copperfield kkkkkk desculpe o erro!! Já estou com a mente em 2021 kkkkkk


Henrique Oliveira 25/12/2020minha estante
Tudo bem kkkk




Leo.vicente 12/07/2024

A manutenção da inocência em meio ao caos
Essa foi a segunda vez que me aventurei lendo Dickens e, de novo, fui positivamente surpreendido.

A obra traz as aventuras do pequeno órfão Oliver Twist. Após a morte de sua mãe, logo após dar à luz, Oliver é admitido junto a outros órfãos numa casa de mendicidade, onde frequentemente apanha e sofre com a escassez de alimentos. Ao longo da narrativa, nosso jovem protagonista enfrenta outros tantos problemas como a violência, o crime e a maldade em seu estado mais puro -- e o mais interessante é que passa por tudo isso sem jamais perder a inocência e a bondade.

Apesar dos muitos tormentos, Oliver também conhece pessoas de bom coração que, ao decorrer da trama, tornar-se-ão sua família.

Na minha opinião, Oliver Twist está um patamar abaixo de Grandes Esperanças, não só no que se refere à abordagem dos problemas, mas também na própria construção das personagens. Todavia, muitas das coisas presentes nas aventuras de Pip já aparecem também na jornada de Oliver: o tema da orfandade e dos maus tratos, especialmente no que se refere a pessoas de baixa renda; o abuso de autoridade; os grandes crimes e as pequenas corrupções, as questões sociais, de desigualdade etc.. Enfim, tudo trabalhado de forma magistral por Dickens.

Outra marca registrada do autor, presente em Grandes Esperanças e também aqui, é a capacidade de ir revelando os mistérios um a um, deixando o leitor sempre preso à narrativa, tentando juntar, a partir das pistas, o grande quebra-cabeças do passado de Oliver. E, assim como em Grandes Esperanças, Dickens é genial na arte de ligar as personagens, sempre vitais para o entendimento da obra, ao final do livro. Leitura incrível.
Lari ... 12/07/2024minha estante
Resenha incrível, Léo! ???

Você descreveu perfeitamente os sentimentos durante a leitura.
Obrigada pela companhia! ??


Leo.vicente 12/07/2024minha estante
Valeu, Lari! ??

Foi um prazer lê-lo com você. ?


Lari ... 12/07/2024minha estante
???


Michelly.sano 13/07/2024minha estante
Amei sua resenha. ????


Leo.vicente 13/07/2024minha estante
Valeu, Mi! ????




Miguel 17/06/2017

A capa parece desses livros baratos de literatura nacional vendidos em banca... Só que com preço de livraria de shopping!
Eu conheci a Amarilys já tem anos, com os exemplares do Pequeno Príncipe.São simplesmente os exemplares mais lindos que já vi sobre a saga! Os vi na bienal do RJ e me encantei a primeira vista. Não me interessei por nenhum outro título publicado por ela desde então, mas já tornou-se saudosa pra mim! Isso até... Até eu ver que seria ela quem iria publicar novas versões do Dickens, em especial do Oliver Twist, meu favorito. Vale lembrar que suas edições e traduções são bem na média, e o design de outros títulos evoluí do mediano ao medíocre em saltos ornamentais. Mas resolvi fechar meus olhos e esperar. Até que veio o lançamento: É sério? São essas capas mesma que carregarão o nome estampado de tão saudoso autor? E ainda mais á esse preço? Ao invés de postar comentários de um 'estudioso' ou qq outro epilogo completamente dispensável á essa obra, não seria melhor contratar alguém capacitado para fazer o cartão de visita do livro parecer pelo menos tolerável? Prevejo ver essas edições ~se assim mesmo forem publicadas~ mofando no estante virtual em pouquíssimo tempo...
Diandra 14/10/2017minha estante
Vc possui os tres livros do Dickens lançados pela Amarilys? Pq vc está em todos os tres com o mesmo comentário, vc leu todos? Qual é a parte falha na tradução? Vc leu o original ou só veio reclamar da capa?


Renata 20/10/2017minha estante
Pois é Diandra, me pergunto a mesma coisa. Nunca vi isso por aqui, deve ser um boicote, rs.


Diandra 09/11/2017minha estante
Só pode, Renata.


Rosane. 22/08/2020minha estante
Resenha injusta pois só crítica a editora e dá nota baixa à obra!




Karen.V 20/07/2024

A Luz na Escuridão
?Oliver Twist?, a obra-prima de Charles Dickens, transcende a mera narração de uma história e mergulha profundamente nos meandros sociais e emocionais da Londres vitoriana. Longe de ser um simples relato de um órfão, este livro oferece uma dissecação incisiva das injustiças sociais, revelando com clareza desconcertante os abismos entre a pobreza e a riqueza, a virtude e a corrupção.

Dickens, com sua habilidade incomparável para a criação de personagens, nos apresenta a Oliver, um garoto cuja inocência inabalável é testada por uma série de adversidades quase insuportáveis. Oliver não é apenas um personagem; ele é um símbolo da resistência da pureza humana contra um mundo sombrio e impiedoso. Cada página que nos leva através das suas provações nos faz refletir sobre a natureza da bondade inata versus a influência corruptora do ambiente.

A galeria de personagens secundários é uma das mais ricas e complexas da literatura. Fagin, o manipulador líder dos pequenos ladrões, é retratado com uma ambiguidade moral que desafia o leitor a questionar os limites entre vítima e vilão. Já Bill Sikes, com sua brutalidade crua, serve como um lembrete aterrador das profundezas da depravação humana. E, em contraste, Nancy surge como um dos personagens mais trágicos e profundamente humanos de Dickens, sua lealdade e sacrifício iluminando a narrativa com uma luz agridoce.

A Londres de Dickens é quase um personagem em si, uma cidade vibrante e caótica onde cada rua, cada beco, cada sombra conta uma história. A descrição meticulosa dos ambientes urbanos, desde os orfanatos opressivos até os antros de criminosos, não serve apenas como cenário, mas sim como uma crítica implícita à sociedade da época. Dickens denuncia com eloquência as condições desumanas enfrentadas pelos mais vulneráveis, ao mesmo tempo que satiriza a hipocrisia das classes altas.

A narrativa de ?Oliver Twist? é carregada de uma tensão que mantém o leitor cativo, ansioso para saber se Oliver encontrará uma saída para sua miséria. Contudo, a força do livro reside não apenas na história envolvente, mas na habilidade de Dickens de usar essa história como uma lente para examinar e criticar a sociedade. O romance desafia o leitor a considerar questões de moralidade, justiça e compaixão, enquanto navega pelas águas turbulentas da narrativa.

Em suma, ?Oliver Twist? é uma obra que resiste ao tempo, permanecendo relevante e provocadora. Dickens nos convida a olhar para além da superfície, a questionar as estruturas sociais e a refletir sobre a essência da humanidade. ?Oliver Twist? é um livro que ilumina, educa e desafia.
CPF1964 20/07/2024minha estante
Excelente resenha, Karen. ???


Karen.V 21/07/2024minha estante
Cassius, muito obrigada pelo carinho de sempre ? Saber que minhas resenhas são apreciadas por alguém que também tem um olhar tão atento e apaixonado pela literatura é extremamente gratificante. Obrigada por tudo, amigo.


CPF1964 21/07/2024minha estante
Você merece, Karen.


Núbia Cortinhas 26/07/2024minha estante
Linda resenha, Karen, deu vontade de reler esse tesouro literário. ?




Pat Müller 21/02/2023

Que livro!
É interessante como o autor conseguiu me comover com a história de Oliver. No começo fiquei torcendo, esperando por justiça, por algo bom na vida do garoto. Quando bons ventos sopraram a vida dele, li temerosa, esperando pelo momento em que tudo ruiria mais uma vez.
Gostei do retrato histórico do livro, me senti naquela época, caminhei por Londres e quase senti seus cheiros. Charles era um baita escritor, me pergunto como não o li antes?
Paulo 03/07/2023minha estante
Achou boa esta versão do livro com texto adaptado? Estou para ler ela, mas fiquei com a dúvida da qualidade em relação ao texto original (que não achei disponível).


Pat Müller 04/07/2023minha estante
não sei dizer se é melhor ou pior que outras edições, mas gostei MUITO desse texto! Devorei o livro e ainda fui assistir o filme hehehe


Paulo 05/07/2023minha estante
Era o comentário positivo de que eu estava precisando hahah. Vou ler. Obrigado




nimoriarty 16/07/2023

Cativada por Oliver Twist
Esse pequeno livro ilustrado é uma daquelas descobertas que é capaz de te surpreender e deixar um quentinho no coração. Quero mencionar como fui levada ao encontro dessa edição de Oliver Twist, já que foi graças ao bibliotecário da minha escola que pude conhecer esse livro impecável.

Oliver Twist é um menino órfão que perdeu sua mãe ao nascer e cresce em uma paróquia. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época.

Apesar do cenário miserável que o pequeno Oliver encara é encantador ler como diante de todos os desafios, ele jamais perdeu sua essência, de forma pura e admirável. O final foi emocionante e pra mim se fez uma obra indispensável para se presentar pequenos leitores.
k4tha! 16/07/2023minha estante
adoro suas resenhas


nimoriarty 16/07/2023minha estante
Muito obrigada!




Supercut09 09/09/2022

Charles Dickens acerta mais uma vez !!!
Acho incrível essa habilidade de Dickens descrever perfeitamente todas as mazelas da sociedade atreladas a vivência(mesmo que curta) de Oliver ao longo do livro. Ele da tanto ênfase nas qualidades e defeitos de pequeno Oliver que e possível acha-lo uma caricatura real do que se passava com as crianças órfãs e pobres do século XIX na Inglaterra.

Um pequeno desabafo sobre algo me incomodou foi sentir mesmo que de leve uma certa caricatura preconceituosa no livro em relação ao judeu(Sr.Fagin) descrevendo com estereótipos a personalidade do personagem sempre mesquinho e ganancioso uma caricatura usada muito recorrentemente para se falar ou referir dos judeus.
Peregrina 21/01/2023minha estante
Também me incomodou essa caricatura do Fagin. Logo o vilão do livro ser judeu... haveria um antissemitismo do Dickens aí?


Supercut09 22/01/2023minha estante
Sim
Senti isso também um deboche caricato




Roberta Nunes 15/09/2009

Um clássico...
"Oliver Twist" é uma história triste e realista que consegue mexer com as emoções humanas. Charles Dickens, o autor, teve uma infância sofrida e começou a trabalhar muito cedo em uma fábrica de graxa, então talvez por isso ele saiba narrar tão bem e de forma tão real todos os pesares e sofrimentos vividos pelo personagem central deste livro, Oliver.

O livro é interessante porque é ambientado numa Inglaterra pobre e sofrida, em plena Revolução Industrial, mostrando assim várias faces desse país naquele momento em particular. Nós podemos ver os ladrões, os marginais de todos os tipos e todos os sofredores que viviam num submundo à parte... mas ao mesmo tempo o leitor também tem a oportunidade de ver laços de amizade e amor, inocência e pureza.

O final é meio clichê, visto que os "heróis" alcançam êxito e redenção e os vilões têm destinos sórdidos. Mas o que eu mais destacaria da leitura deste livro é o estilo do autor. Dickens é de uma sagacidade explêndida! Irônico, crítico e está sempre dialogando com os leitores, o que é muito legal.

Um livro diferente, indicado para quem realmente goste de clássicos e consiga assimilar uma linguagem um pouco mais rebuscada.
Valdir Vidal 22/07/2012minha estante
Dickens em Oliver, assim como em Canção de Natal,parece querer retratar-talvez inspirando-se nele mesmo- uma diminuta parcela das pessoas, que apesar dos sofrimentos infringidos pela vida, se recusam a tornarem-se amargas. No fim é uma ótima história de moral.




Luiz_Fernando0212 24/02/2021

Tá né eu só queria ler mesmo.
Um livro clássico que estava aqui em casa, mesmo sendo uma clássico, lara mim foi pouco atrativo, com uma leitura levemente arrastada. Mesmo assim apresenta uma história até emocionante.
vicki4you 24/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você




Itapuan 25/12/2023

Um grande livro!
Excelente livro com uma bela descrição de como nosso comportamento, convicções e atitudes influenciam nosso futuro independentemente de onde estamos! Final um pouco exagerado, mas um grande livro.
QUEIJO460 25/12/2023minha estante
Final cheio de coincidências gigantescas.




Pedro.Yes. 18/04/2010

Morning drew on apace. The air became more sharp and piercing, as its first dull hue - the death of night, rather than the birth of day -
Oliver Twist. Nem sei mais há quanto tempo estava lendo esse livro. Antes de qualquer coisa, quero constatar que essa resenha é completamente amadora, não estou em posição de julgar o gigantesco valor literário desse livro; no mais, são apenas impressões pessoais acerca do que eu gostei ou não durante a experiência.

Charles Dickens tem um talento descritivo incrível, tanto para com os personagens quanto na montagem de uma Inglaterra de meados do século XIX. Sonhei mais de uma vez com o cenário invernoso e os personagens do livro. Não perde o fio da história e domina o enredo com grande sobriedade e romantismo.

Porém, o livro é geralmente bom em todos os pontos em que Oliver não aparece ou está numa pior. É um garoto demasiadamente “perfeito”: inocente, generoso, humilde, justo, praticamente um Jesus Cristo britânico; um heroi. Eu [infelizmente, talvez] não gosto de herois. Um personagem que claramente não possui o menor senso de malandragem ou traços de personalidade marcantes e abrasivos, plano, e que, apesar de todos os obstáculos, MILAGROSAMENTE se dá bem nos finais. Um garoto fraco. Animei-me muito mais com os vilões e de um ou outro heroi, mas o Oliver Twist em si me impediu de ler o livro com maior prazer.

Acredito que há uma linha visível entre o idealizado romantismo e a seriedade inglesa. Como não gosto de histórias ideais com “ovelhas” adoecendo por falta de amor ou excesso de desventuras, prefiro não julgar a qualidade de um clássico – não quero desmerecê-lo de maneira alguma.

A maestria das palavras de Dickens e sua aguçada crítica e denúncia social me levam a recomendá-lo. Afinal, é realmente um clássico. Só não gostaria que qualquer um esperasse um mar de aventuras e aventuras capaz de alterar seu estado de espírito ou sua visão sobre o mundo: apesar de tudo, é um livro de núcleo sério.

Enfim: ainda prefiro, de longe, “The Adventures of Tom Sawyer”.
Filipe.Philipps 03/08/2016minha estante
Perfeito, é a mesma sensação que eu tive. A escritura do Dickens é um deleite, mas o personagem Oliver Twist em si é muito genérico, muito sem força. Não me peguei torcendo ou temendo por ele em nenhum momento. David Copperfield e o Pip de Grandes Esperanças ganham com larga vantagem.

Mas não deixa de ser uma boa leitura, do ponto de vista técnico. As descrições da Londres invernal são perfeitas, você imiscui-se no cenário.




Gláucia 08/07/2011

Oliver Twist - Charles Dickens
O resumo da história, que narra as agruras de um órfão, faz parecer se tratar de uma historinha banal, tipo sessão da tarde. Não nos esqueçamos porém que o autor é Charles Dickens, e seus livros nunca são banais mas sim cheios de emoção, surpresas e, principalmente, crítica mordaz. Aqui, o alvo são os bedéis e diretores de entidades "pilantrópicas" que "cuidam" de pequenos órfãos e os abusos cometidos contra a infância desamparada.
Leitura inesquecivelmente deliciosa.
someone told that he is crazy 26/04/2019minha estante
Neste, concordamos.




Juliana (Ju/Jubs) 12/11/2023

Esse livro me surpreendeu de muitas maneiras. Não sabia que a leitura dele poderia ser tão fluida, engraçada (mais pelo tom irônico do narrador) e complexa (e simples ao mesmo tempo).

Tem alguns elementos que eu jamais esperaria encontrar em um livro antigo, por exemplo uma mulher revidando fisicamente as agressões do marido e uma crítica direta a figuras com grande poder social.

Geralmente eu me pego fascinada pelos personagens, mas o ponto forte deste livro é o narrador. Ele é sarcástico de uma forma que qualquer deslize pode parecer de mal gosto (como fazer piada nos piores momentos), mas é muito bem-feito, e ainda faz umas críticas sociais em momentos repentinos, pegando o leitor de guarda baixa, eu adorei isso.

Falando em coisas surpreendentes, antes de começar a ler, eu achava que o narrador seria Oliver, em primeira pessoa, e teria a clássica história de uma narrativa forte pelo olhar de uma criança. Mas não. O narrador é em terceira pessoa e não mede esforços para mostrar o quanto a vida do garoto é horrível.

Na verdade, a história é sobre Oliver, mas não é construída por ele. Todos os personagens que vão aparecendo no entorno dele são quem conduzem a história. Achei essa estrutura muito interessante, e quero ler outros livros do Dickens para ver se ele faz isso novamente.

Enfim, mais um favorito, mais um livro incrível.
Giovanna.Nogueira 14/03/2024minha estante
Muito boa a sua resenha! Me deu ânimo para continuar a ler o livro. hahaha




261 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR