LariGaigher 06/08/2017Emocionante!O que define uma pessoa? A classe social? A aparência? O sobrenome? A cor da pele? As cores do amor é muito mais do que um simples romance clichê. Ele fala sobre o preconceito, sobre o caráter de uma pessoa e o que o define. Não imaginava que fosse capaz de me apaixonar ainda mais pela Camila Moreira, mas confesso que, mais uma vez, fui arrebatada por essa história intensa, verdadeira e que nos faz refletir tanto.
Conheço Camila desde a época do wattpad e de lá pra cá ela já publicou inúmeros livros de sucesso. Mas devo admitir que os meus favoritos ainda eram 8 segundos (o primeiro que li, ainda no wattpad) e As cores do amor, que até então não tinha tido lido inteiro, pois foi publicado apenas em parte na plataforma. Sempre imaginei qual seria o desfecho da história do Galego e da Morena, mas nem em meus sonhos foi tão perfeita assim.
Henrique cresceu tentando agradar ao cruel pai. Sendo herdeiro de uma das maiores fazendas produtoras de soja, Enzo só queria que seu filho fosse um herdeiro digno - não um filho para amar, mas alguém para herdar e cuidar de sua fazenda e fortuna. Porém, quando nada do que Henrique fizesse o agradava, o mesmo passou a ter ódio por tudo que o pai prezava, ignorando a fazenda e se tornando o maior cafajeste.
Silvia é uma mulher forte, que desde cedo tem que lutar contra o preconceito e a crueldade da humanidade. Tendo crescido com isso, ela faz de tudo para ensinar a sua irmã mais nova que cor da pele não as define, e que, se quisessem, poderiam ser qualquer coisa - só dependia delas. Ao ir ao casamento da amiga Pietra ela acaba por esbarrar em Henrique, que logo fica encantado por ela. Faíscas estalam entre os dois e a atração não poderia ser mais forte. Mas logo logo Silvia vai perceber que terá que enfrentar tudo que ela mais odeia se quiser ficar com Henrique e ele, logo ele que não queria um relacionamento nem morto, vai perceber que tudo que desejou na vida se encontrava em uma única pessoa.
Colocando dessa maneira pode-se pensar que temos apenas mais um romance clichê, mas eu lhes garanto: As cores do amor é muito mais do que isso, é uma lição de vida. São duas almas perdidas que se encontram, que erram muito pelo caminho na ânsia de acertar, que tem que lutar contra o mundo, contra o preconceito e a crueldade pra ficarem juntos.
Eu não poderia nem começar a descrever o que esse livro foi pra mim. Ele mostra um lado da sociedade que a gente - ao menos os brancos - mal pensamos existir. Claro que sabemos que existe o preconceito, mas nunca imaginamos que a sociedade chegue ao ponto em que é mostrado aqui. Pode parecer exagero, que não é possível que a humanidade tão avançada como é ainda tenha certas atitudes tão retrógradas, mas a infeliz verdade é que sim, ela pode. E é simplesmente revoltante ler isso, acompanhar todo o sofrimento de Silvia.
Por outro lado, também vemos o pré-julgamento de Henrique, por ser branco e rico, mas que por trás não é nada do que a maioria pensa dele. Ele tem um coração enorme, é um homem justo e de caráter. É simplesmente muito mais do que sua aparência ou status social podem dizer.
Sobre o romance o que posso dizer é: que frustrante mas incrivelmente bem desenvolvido. Como de praxe, Camila vai muito mais a fundo do que se espera de um romance desses. Ela trabalha o enredo, nos surpreende com reviravoltas, amadurece os personagens a medida que eles enfrentam seus obstáculos.. e que obstáculos que eles tiveram no caminho ein! Confesso que ambos erraram muito na jornada - o que me fazia querer dar na cara deles ás vezes -, mas foram erros que os fizeram crescer e que os fizeram mais fortes.
O desenlace entre eles é simplesmente lindo e emocionante - me vi aos prantos inúmeras vezes, com o coração na mão e torcendo pra dar tudo certo. A Camila tem um timing perfeito, mas ela sabe de prender de uma maneira que não tem nem como explicar: ficamos ansiosos, tensos à espera do tão esperado final feliz. Aliás, amo quando esses finais são meio abertos, cheios de possibilidade, realmente deixando pra trás aquela ideia de "felizes para sempre". Amei, amei, amei.
Sobre a escrita não tenho nem muito o que falar: Camila já te prende e envolve na história logo nas primeiras páginas e não pude largar o livro enquanto não o li por inteiro: acabei levando poucas horas para concluir o romance. Mas foram horas incríveis e que já deixaram saudades. Amei cada um dos novos personagens, amei rever alguns (Pietra e Ranger
site:
http://www.romanceseleituras.com/2017/08/as-cores-do-amor.html