Thalita - @voandopelaestante 25/05/2023Eu passo pano para você Lady Susan!Sem dúvidas 'Lady Susan' não é dos livros mais populares ou queridos de Jane Austen, o que é uma pena. O motivo é por ele ser a história de uma vilã, que ao meu ver não tem nada de vilã, apenas vejo uma mulher tentando fazer o possível para sobreviver na época em que viveu no ano de 1793.
Esse é um romance epistolar, ou seja, todo escrito em cartas e é por meio delas e com vários pontos de vista que ficamos sabendo que Lady Susan é uma jovem viúva e por onde passa causa alguns tumultos entre os homens e suas famílias.
Sendo taxada como escandalosa, inconveniente e por vezes como uma mulher que não prestava apenas por ser bonita e jovial para sua idade, ela estava atrás de um bom casamento pra ela e sua filha, para não ficarem na rua da amargura. Ela decide ir visitar seu cunhado, irmão de seu falecido esposo, e sua chegada acaba deixando a esposa dele e a família dela em grande alvoroço já que o irmão dela acaba se encantando por Lady Susan, ou como eles bem diziam: caiu nas garras daquela mulher.
Esse livro é de 1793, mas facilmente podemos dizer que tem um enredo bem atual já que aqui temos uma sociedade que julga uma mulher por correr atrás dos seus objetivos, ser autentica e fazer o que ela quer sem pedir opiniões. Olhem só, é o que mais acontece hoje em dia haha (risada irônica). Então sim, eu amei esse livro, gostei da forma que a autora construiu essa personagem e principalmente a coragem que ela teve de escrever um romance tão afrente do seu tempo.