Fernanda631 20/12/2022
O Casamento
O Casamento foi escrito por Nicholas Sparks e foi publicado em setembro de 2003.
O livro é dado como sequencia de Diário de uma paixão. Os personagens principais estão presentes a sua maneira, mas o livro se passa com a filha deles.
O Casamento narra a história de Wilson e Jane – filha de Allie e Noah, do livro Diário de uma Paixão - narrado pelo próprio Wilson, casados há quase 30 anos e com três filhos adultos. Vivem uma rotina maçante de casal de meia idade que não compreende bem o porquê de sua mútua paixão ter-lhes escorregado por entre os dedos. O casal tinha tudo para ter uma vida feliz e realizada, mas devido à falta de atenção do próprio Wilson, o casamento está por um fio.
O Casamento faz Nicholas Sparks contar a história de Wilson Lewis, um advogado de sucesso, que sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo de mais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida.
Depois de anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento – e a culpa é dele. Wilson e a esposa, Jane se afastam mais a cada dia e ele questiona se a mulher ainda o ama.
Mas uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos. Ele está disposto a fazer todo o possível para reconquistá-la. Wilson encontra inspiração para salvar o seu casamento e reconquistar o grande amor de sua vida na maravilhosa história de amor dos sogros Noah e Allie (Diário de Uma Paixão).
É quando ele está prestes a perder a única pessoa que amou a vida toda que Wilson decide agir e mudar o rumo da sua história. Ele nunca foi romântico como Noah - sentia-se culpado por isso, pois sabia que Jane cresceu e conviveu com romantismo na casa e sempre esperou isso -, mas agora era a hora de tentar concertar a sua ausência.
E assim, revigorado, graças ao exemplo de vida desse casal tão especial, Wilson promete a si mesmo que encontrará uma maneira de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa se apaixonar por ele novamente.
O marido trabalhava demais, enquanto Jane ficava em casa cuidando dos filhos e segurando as pontas na ausência do marido. Agora após tantos anos e tendo seus filhos saído de casa, Jane sente-se solitária mesmo na presença do marido; as conversas são poucas, vazias e superficiais, não há toque, beijos, palavras de carinho e afeto, nenhuma demonstração de que valeu a pena ter-se casado com Wilson.
Por outro lado, Wilson, de férias do trabalho, começou a perceber que algo realmente estava fora do lugar em sua vida, sentia-se culpado por ver a mulher infeliz, porém sem a mínima idéia do porquê. Quando um infeliz acontecimento fez um “click” em sua cabeça: ele havia esquecido e negligenciado o aniversário de 29 anos de casados dos dois, e isso foi imperdoável para Jane. A partir desse momento, o coração de Jane se congelou sem mais nenhuma esperança de salvação do casamento.
A partir de então, Wilson decide que precisa fazer algo para que sua mulher volte a amá-lo tanto quanto um dia ela já amou, e deseja se tornar o homem por quem ela se apaixonou e dedicou sua vida inteira. Wilson tem um plano para fazer isso acontecer, e essa vai ser a maior provação de sua vida.
Correndo contra o tempo para reconquistar a sua esposa, ele resolve preparar uma grande surpresa para ela no 30° aniversário de casamento deles. Algumas semanas antes do grande dia, a filha mais velhas deles – Anna – anuncia que irá se casar no mesmo dia que eles casaram. Querendo que a filha tenha o casamento que ela nunca teve, ela corre contra o tempo para fazer com que esse dia seja muito especial.
Mesmo Wilson amando sua esposa com todo seu coração, Jane não consegue sentir o mesmo por ele e tudo se agravou quando Wilson esquece o aniversário de casamento. Wilson sempre esteve dedicado ao trabalho e parece que só agora ele está sofrendo as consequências de seus atos.
O livro é narrado em primeira pessoa por Wilson, marido de Jane. Ao esquecer o aniversário de casamento ele se depara com o fato de seu casamento ter de desgastado em grande parte por sua culpa. Distraído, pouco romântico e viciado em trabalho, ele pouco deu atenção a sua família ao longo dos anos, apesar de amar cada vez mais a sua esposa. Com o esquecimento do aniversário ele para pra pensar em todas as suas ações ao longo dos anos, e percebe que poderia ter sido uma marido muito melhor.
Wilson se dá conta de como as suas atitudes durante os anos estão quase levando ao fim do casamento. No momento em que ele percebe isso, começa a mudar tudo a sua volta, começando por pequenos detalhes e palavras especiais no cotidiano. Jane, a esposa, é uma personagem que se dedicou todos os anos para manter a família unida e criar bem os filhos, e é legal ver o esforço que a família e amigos fazem para que a relação dos dois continue forte.
Confesso que não consegui parar de ler até saber como Wilson iria tentar reconquistar Jane. E confesso que no final, fiquei surpresa com o rumo da história, pois conforme a leitura vai fluindo, você imagina diversas surpresas, mas não como realmente aconteceu. Wilson não foi tão romântico como Noah costumava ser, mas foi romântico à sua própria maneira.
O Casamento, a princípio, parece ser apenas mais uma história sobre a reconstrução de um casamento, a recuperação de um amor falido, mas ele traz muito mais do que isso. Fui surpreendida por um final totalmente inesperado e emocionante, característica dos livros do Sparks. Fui me derretendo com a evolução da narrativa que leva o leitor lentamente rumo à um ápice glorioso!
A leitura é muito gostosa e fluída, outra característica marcante dos romances do Sparks. Os acontecimentos são encaixados como em um quebra-cabeças, cada um em seu momento apropriado, preparando o leitor para as descobertas que o protagonista vem a fazer e devidamente o encaminhando ao climax.
É uma obra muito real que retrata como o casamento se desgasta ao longo dos anos caso as pessoas parem de se importar e fiquem no comodismo. Gostei muito de ler uma história assim, nunca tinha lido nada do ponto de vista de personagens que estão casados há quase 30 anos.