The Member of the Wedding

The Member of the Wedding Carson McCullers




Resenhas - The Member of the Wedding


2 encontrados | exibindo 1 a 2


kiki.marino 25/11/2021

We are homesick most for the places we have never known.?

Este não é um trecho desta obra mas sim do clássico "O coração é um caçador solitário principal e mais conhecido livro de Carson McCullers. Uma obra favorita que foi um divisor de águas pra minha vida de leitora.Que também pode se referir a sua jovem protagonista :Frankie-Jazmine-Frances, que se assemelha a "Mick Kelly", com uma maturidade e angústia além dos seus jovens anos. Frankie, uma menina tomboy de 12 anos,que vive a pubescencia precoce,dum verão monótono ,deslocada no tempo e lugar, no seu corpo na alma,uma jaula invisível. Tudo está prestes a acabar ,tudo muda, tudo fica pra trás, mas ela quer partir, pra onde ? Não sabe...

A trama se passa em 1943 tempos bélicos, de incerteza,a sociedade em transformação . A estória apresenta uma romance de formação com ambiguidade sexual ,tratada sutilmente aqui com referências a personagens que mudam de sexo que hoje seriam chamadas de trans. Que ousadia da McCuller em escrever do que nem se imaginava ou entendia,mas sentia.O mote da trama gira em torno de um casamento, algo que liga duas pessoas,tradicionalmente homem e uma mulher,em "uma só carne".Frankie torna-se obcecada e fascinada por este evento,essa união de corpos, sacramento espiritual,como se pudesse juntar também esses "eus" dentro de si.

Pobre Frankie ,querendo sair da infância a todo custo,quando são os melhores e maus felizes da vida de uma pessoa .

A escrita é simples e melancólica, conseguiu evocar minhas lembranças da infância ,de veroes na casa de avós, quando a empolgação acaba e se quer estar em outro lugar , com aquele momento revelador de ruptura do fim da infancia e do início do tédio da vida adulta que não se pode escapar.

Obs: os dialogos entre Berenice e Frankie são tão profundos maduros e reveladores , são as melhores do livro , duas "outsiders"
comentários(0)comente



Mimi B. 17/07/2022

Poesia num romance de formação
Carson McCullers muito habilmente descreve o turbilhão de novas emoções que Frankie tem experimentado nos seus 12 anos. Ela se sente deslocada no mundo, como se fosse diferente, desconectada das pessoas que a cercam.
Anseia por participar de uma vida que não era a dela, pois o que ela tinha, Berenice, John Henry, ela não queria. Estava sempre desejando algo de fora.

O ritmo lento é intencional e embora a história tenha uma atmosfera melancólica, e a protagonista Frankie nem sempre provoque simpatia, voltava a pegar no livro com expectativa pra desfrutar da maestria da escrita.
Invariavelmente nos identificamos com os sentimentos muito bem retratados aqui.
No fim, todo mundo só quer mesmo pertencer.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR