Verdadeira Espiritualidade

Verdadeira Espiritualidade Francis Schaeffer




Resenhas - Verdadeira Espiritualidade


16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


marcelinho 31/12/2023

Minha gente, que livro!

Eu amo ler tudo que o casal Schaefer escreveu. É sempre um alento pro coração, um gozo pra alma.

Aqui, Francis Schaefer ele direciona o crente para a verdadeira espiritualidade, para a santificação cristã. O foco do livro está nisso: a morte e ressurreição de Cristo na história, é o motor da nossa vida em santidade. Que livro!
Pri de Luz 31/12/2023minha estante
Já leu o Aflição, da Edith? Até o momento, considero o melhor livro que já li.


marcelinho 31/12/2023minha estante
Aflição é o livro que me faz chorar horrores cada vez que leio ele! O melhor livro da Edith.




Luhbeka 06/04/2017

Francis Schaeffer considera o livro fundamental do L'ABRI apesar de ter sido publicado muito após diversos outros, sendo a forma escrita dos temas gravados em áudio para estudo nos L'Abri pelo mundo.
"Essa foi e é a base verdadeira de L'ABRI. Ensinar as respostas cristãs histórias e responder com honestidade as perguntas sinceras são duas coisas crucias, mas foi dessas lutas que veio a realidade, sem a qual um trabalho incisivo como L'Abri jamais teria sido possível."
Os primeiros quatro capítulos trazem alguns dos conceitos fundamentais da vida cristã: salvação, morte, ressurreição de Cristo e a importância disso para nossas vidas, dentre outros aspectos. Os dois capítulos seguintes sobre espiritualidade e o universo sobrenatural e os demais capítulos abordam consequências de andar pelo Caminho vivendo para Cristo e morrendo para si, de momento a momento, como ser liberto na consciência e nos pensamentos, obter cura nos relacionamentos pessoais, na igreja, nos problemas psicológicos.
O livro todo é escrito em linguagem fácil e acessível. Os temas são abordados com profundidade, permitindo compreender aspectos rotineiramente vistos na vida cristã sob a ótica de pecadores absolutamente dependentes da redenção proporcionada por Deus.
Ao final da leitura, permaneceu em mim uma reverente gratidão a Deus e nova consciência sobre vida cristã: de adoração constante.
Recomendo não só aos interessados no L'Abri, mas a todo cristão que queira aprender mais sobre adoração em vida e em verdade.
Filipe Saliba 20/01/2023minha estante
Muito bom! O livro é realmente especial




Lua 26/02/2021

Indispensável
Se você quer conhecer os aspectos centrais da verdadeira espiritualidade, esse livro é exatamente o que você precisa (depois da Bíblia, claro).

Esse exemplar estava na minha estante há alguns anos, mas que bom que o li só agora, porque talvez eu não tivesse aproveitado tanto em um outro momento.

Sinto que minha compreensão sobre ele não foi total, pois Francis Shaeffer aprofunda temas tão centrais do cristianismo de forma tão brilhante, que não me senti capaz de acompanhar alguns raciocínios, mas o que consegui apreender foi de grande valia pra minha caminhada como cristã.

Oro a Deus pra que essas reflexões estejam sempre firmadas em meu coração. E que muitas outras pessoas possam ter acesso a essa obra teológica tão indispensável pra vida cristã. Quero lê-la novamente no futuro.
comentários(0)comente



Juh 24/08/2022

Verdadeira espiritualidade
Um dos livros mais incríveis que já li. Aquele que você volta e lê as partes mais importantes de novo para ter certeza que você está entronizando em seu coração tudo que está sendo lido. Leitura necessária para quem deseja entender mais sobre o que é ter uma verdadeira espiritualidade.
comentários(0)comente



Guilherme.Francisc 24/08/2022

Profundo e necessário
Francis Schaeffer escreve um livro maravilhoso aqui. É um belo exemplo de como nosso Senhor Deus, na instrumentalidade da sua graça, gera frutos na vida de seus servos através de trevas espirituais e crises de fé.

Estudamos esse livro com a igreja por aproximadamente oito meses e ainda não fomos capazes de extrair tudo. Certamente é um livro muito instrutivo para quem busca ler mais sobre a vida cristã, ou como o próprio autor chama, a "verdadeira espiritualidade".

Louvo a Deus por esse livro tão precioso.
comentários(0)comente



Pedro Leitor 19/05/2023

Leia
Um livro muito interessante, que precisa ser lido com atenção para ser compreendido. Verdades faladas de forma bem compreensiva. Não gostei da diagramação do livro, linhas próximos demais, acaba cansando minha vista e dificultando a leitura.
comentários(0)comente



Léo_Martins 30/06/2023

Verdadeira espiritualidade
Uma abordagem sistemática dos fundamentos para sua relação aberta e sincera com Deus, com os outros e consigo mesmo.
comentários(0)comente



Gualter 16/07/2023

Clássico da espiritualidade do século XX
Francis Schaeffer (1912-1984) foi um escritor e apologeta cristão influente, principalmente no contexto norte americano. A obra aqui analisada surge a partir de uma crise de fé que Schaeffer teve, de maneira que seus argumentos neste livro são, via de regra, bastante realistas. No prefácio, o autor explica a ocasião do livro:
"Durante esses anos, pesava-me a responsabilidade de representar a posição cristã histórica e a pureza da igreja visível. Aos poucos, no entanto, constatei um problema ? o problema da realidade. Ele tinha duas partes: primeiro, tive a impressão de que, para muitos daqueles que sustentavam a posição ortodoxa, faltava a realidade nas coisas que a Bíblia claramente dizia que deveriam ser o resultado do cristianismo. Segundo, gradualmente crescia em mim que minha própria realidade era menor do que deveria ser nos primeiros tempos antes de me tornar cristão. Reconheci sinceramente que eu precisava voltar e repensar toda a minha posição." (SCHAEFFER, 2021, p. 6)
O livro apresenta verdadeiras pérolas de sabedoria bíblica e é fortemente recomendável  tanto por seu teor realista quando por seu cuidado pastoral e atenção as nuances que decorrem da complexidade do ensino cristão. Como acontece, ao menos aparentemente, com vários livros devocionais, o livro de Schaeffer tem alguns equívocos interpretativos. Nada que destrua o valor do livro, mas é necessário observar isto especialmente na interpretação de 1Co 10:23-24, 1Co 4:9 e Tiago 5:16. Outro ponto é que apesar de fazer críticas ao pensamento moderno, Schaeffer também parece depender de algumas premissas modernas. As vezes isto é bom, mas é necessário exercer juízo para entender onde Schaeffer acertou na interpretação bíblica e onde a influência da cultura e do pensamento de sua época distorceram sua hermenêutica.
A obra de Schareffer ao lado de outras obras de autores reformados (a exemplo de "simplesmente crente" de Michael Horton) se impõe como um clássico a ser consultado e revisitado nesta geração. Por fim, vale Deixaf algumas citações relevantes da obra:

"Se o contentamento e as ações de graças desaparecem, não estamos amando a Deus como deveríamos, e o desejo apropriado tornou-se cobiça contra Deus. Essa área interior é o primeiro ponto de perda da espiritualidade verdadeira. A exterior é sempre apenas resultado disso." (SCHAREFFER, 2021, p. 22)

"A fé pode ser ensinada? As pessoas costumam me fazer essa pergunta, e eu tenho sempre uma resposta: ?Sim, a fé pode ser ensinada, mas só por demonstração?. Não se pode ensinar fé apenas no abstrato. Precisa haver uma demonstração de fé, se a fé vai ser aprendida. Cada grupo deve operar com base na vocação individual de Deus para seus membros ? financeiramente e em outros assuntos ? mas existe uma regra absoluta: se nosso exemplo não ensina fé, ele é destrutivo. Poderá haver muitas vocações, mas não uma vocação para destruir o ensino da fé. A igreja ou outro grupo cristão que não funcionar como unidade em fé, nunca poderá ser uma escola de fé. Só há um modo de ser uma escola de fé, que é conscientemente funcionar pela fé." (SCHAREFFER, 2021, p. 216)
comentários(0)comente



RaquelLimaaaa 20/07/2023

Ótimo livro.
Ótimo livro. Recomendo para todos.
Uma apresentação simples do Evangelho. O livro aponta para a palavra de Deus, aponta para a poderosa e suficiente obra de Cristo.
Schaeffer resume o que chama de verdadeira espiritualidade no seguinte: "Viver momento a momento por meio da fé com base no sangue de Jesus, no poder do Espírito Santo, é a única maneira realmente integrada de viver."
comentários(0)comente



Fabiana 22/08/2023

Didático e organizado
A leitura é bem fluida, didática e garante boas reflexões a respeito do significado redentivo de Cristo. Apresenta a importância da Bíblia na prática cristã, o relacionamento com a Trindade e com a comunidade e liberdade bíblica.

É um livro para ser degustado, lido devagar para ser bem assimilado. Muitas das vezes provocativo e confrontador. Gostei bastante!

Esse livro vai entrar para o rol dos que devem ser relidos de tempos em tempos.
comentários(0)comente



Mayara.Torroglosa 18/12/2023

Melhor livro cristão que eu li este ano!
Achei maravilhoso relembrar a essência da fé, para a além da vida na igreja e dos tratados teológicos.
Relembrei da vida simples e da comunhão com Deus, da busca por santificação.
Sinto que preciso lê-lo de novo, e sempre que possível. Não porque seja de difícil compreensão, mas porque é necessário relembrar e viver.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marco Antonio da Silva Filho 18/06/2024

Busca e realidade do ensino bíblico
O livro "Verdadeira Espiritualidade", de Francis Schaeffer, é dividido em duas partes principais: (1) Liberdade imediata das amarras do pecado e (2) Liberdade imediata dos resultados das amarras do pecado. Como de costume, quero destacar alguns pontos da leitura que me chamaram a atenção.

Schaeffer, ao longo do livro, demonstra uma preocupação em derrubar pressupostos da teologia liberal, de modo que constantemente enfatiza a realidade histórica ou espaço-temporal dos eventos dos Evangelhos e da igreja primitiva. Um dos pontos que ele traz é a realidade da rejeição, morte e ressurreição de Cristo. Essa ordem, ele afirma, também faz parte da verdadeira espiritualidade cristã. Começamos com a rejeição e a morte para as coisas e para nosso eu. Em seguida, "ressuscitamos". Ou seja, vivemos agora em novidade de vida, como novas criaturas na presença do Pai. Diz o autor: "qual é a vocação cristã? É ser chamado de momento em momento a estar morto para todas as coisas, a fim de estar vivo para Deus neste momento".

Ainda na primeira parte, Schaeffer escreve sobre a visão bíblica consistir também do que chamamos de "sobrenatural" ou "invisível". Gostei da ilustração que ele dá das duas cadeiras. Ele nos convida a imaginar duas cadeiras a partir das quais podemos olhar o universo. Da primeira delas, o homem que senta nela consegue enxergar toda a realidade do universo, visível e invisível (sobrenatural); o cristão se senta nesta cadeira. A partir da segunda cadeira, conseguimos apenas enxergar a parcela vísível do universo, como se fosse tudo o que existisse; o descrente se senta nesta última. Se apenas uma delas fornece a visão verdadeira, quem se senta na falsa está a se iludir... E o sobrenatural não se limita ao novo nascimento ou à ressurreição do cristão, mas é uma realidade presente em sua vida aqui e agora.

Comparando com a leitura recente que fiz de "A Conspiração Divina", Schaeffer alinha-se com Dallas Willard na ênfase da realidade interior da vida com Deus. Schaeffer vai associá-la muito mais aos pensamentos, mas ao final creio estarem se referindo à mesma realidade. Em "verdadeira espiritualidade" vemos a afirmação da necessidade do poder divino para frutificar, mas também a atividade humana ("você não é uma estátua") de dever estar prontos para sermos usados por Deus. Neste ponto de comparação, Dallas enfatizará um pouco mais as disciplinas espirituais.

Na segunda parte do livro, como diz seu título, o autor fala da libertação das implicações do pecado. Uma vez libertos do pecado, vivendo uma nova vida, temos um entendimento correto de quem nós somos como seres humanos. Isso já cumpre um papel na cura pessoal/psicológica. Não tentamos ser o que não podemos ser. Isso não nos torna perfeitos nesta vida, mas proporciona uma cura substancial. Essa cura também se aplica aos nossos relacionamentos. Sabemos o que esperar de nossos relacionamentos. Temos ciência do que apenas o nosso relacionamento com Deus pode proporcionar e não procuramos tais coisas nos relacionamentos com outras pessoas. Por fim, somos lembrados de que nossos relacionamentos não devem ser mecânicos. Deus é pessoal, então nosso relacionamento com ele é de pessoa para pessoa. O mesmo ocorre com nossos semelhantes, devemos amar pessoas reais. Nossa vida cristã não se limita a assentimentos intelectuais.
comentários(0)comente



Pablo Marcelo 05/07/2024

Um guia básico da verdadeira espiritualidade
Em dias de banalização e mercantilização da espiritualidade, frente a sua real necessidade, ter essa base sólida e consistente de um teólogo do calibre do Schaeffer, é um verdadeiro alívio e deleite. Muito boa obra.
comentários(0)comente



Aline 14/07/2024

Tudo que for verdadeiro?
Faz parte da verdadeira espiritualidade viver momento a momento a vida que o Pai nos deu para a honra e glória dEle.
comentários(0)comente



16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR