Victor108 23/07/2024
Uma falsa atemporalidade
Um livro que com o passar dos anos sua ideia é cada vez mais distorcida para se adequar a um grupo específico.
O livro se trata sobre estratégias e pensatas sobre a guerra e seus componentes durante (aproximadamente) o século V a.c na China.
A questão é que o livro foi escrito durante este período, no contexto político chinês e e especificamente sobre guerrear.
Quando o conteúdo de Sun Tzu é tirado fora de seu contexto, perde-se totalmente seu sentido. Seus pensamentos só valem para sua época, pois já são datados. Tentar trazer isso para atualmente, e ainda para campos totalmente diferentes como o campo empresarial ou até mesmo para picaretagens de coachings; além de distorcer maior parte das pensatas de Tzu para se moldar no contexto desejado, são péssimos ensinamentos para seguir hoje em dia. Entre esses ensinamentos, estão a administração de seu exército (ou de seus funcionários ou devotos de coaching) à base da punição e da humilhação.
Basicamente, seguir os caminhos de Sun Tzu hoje em dia é desenvolver estresse e ansiedade para os seus trabalhadores e/ou seguidores.
Sem contar a apropriação de capital simbólico que a extrema direita fez com o livro, como por exemplo a versão do livro com o prefácio do filho do Bolsonaro, isto é, mais deturpações de ideias que já são arcaicas.
Para finalizar: você não é um general de guerra, você é dono de uma loja de roupas com MEI. Busque métodos mais eficientes para administrar seus funcionários e sua loja, e não de um livro de mais de 2500 anos.