Punição para a inocência

Punição para a inocência Agatha Christie




Resenhas - Punição Para A Inocência


919 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Nath 06/03/2021

Ainda não foi dessa vez...
Agatha Christie é uma autora que demorei bastante pra ler, mas que sempre quis conhecer, afinal, ela é considerada a "Rainha do Crim" na literatura e eu, como grande apreciadora do gênero me sentia quase uma "poser" por nunca ter lido nada dela. Depois de ter lido Assassinato no Expresso do Oriente (não resenhei, mas não vou falar a respeito aqui pq não é pertinente), li Punição Para Inocência e creio que haja um problema no meu relacionamento com a Rainha, pois sinto que ainda não nos acertamos.
Antes de qualquer coisa, preciso dizer que apesar da minha avaliação, não achei esse livro ruim (claro que não sou crítica literária nem nada do tipo, falo como leitora e me baseio nas minhas experiências presentes e pretéritas), mas também não me senti envolvida o bastante pra poder dizer que achei bom. No fim das contas, pra mim foi tudo meio morno.

O livro trata de um assassinato em família, ou seja, tanto vítima quanto assassino são membros da mesma família, embora não possuam laços sanguíneos. Essa foi a primeira coisa que me incomodou. Compreendo que aqui temos uma questão a levar em conta que é a época em que o livro foi escrito e provavelmente o contexto em que Agatha Christie vivia, mas achei muito problemática a forma como a adoção é tratada nesse livro; todos os filhos adotados são tratados como "ilegítimos" ou "bastardos" no sentido mais pejorativo dessas palavras, de modo que um questionamento super interessante (se nasce mau ou torna-se mau?) acabou ficando deturpado com um contexto construído de forma totalmente preconceituosa. Acho um desserviço dizer que "eles nem são seus filhos" e "você não sabe a procedência deles" e coisas do tipo quando estamos falando de adoção (e é daí pra pior).

Fora isso, acredito que o livro cumpre o que propõe. Então falando sobre os aspectos que gostei, posso dizer que apesar de julgar o livro como "morno", eu ainda assim me mantive motivada a ler até o fim, pois realmente quis saber o que havia acontecido, como o mistério seria resolvido e se alguma das minhas teorias estava certa (e estava! hahaha). Quando falamos de thrillers, creio que esse é um dos pontos mais importantes pra que se tenha um bom livro. Também não vi furos, conveniências ou clichês que valham a pena comentar; apesar de só ter lido dois livros dessa autora, percebi que ela era muito perspicaz na criação de suas histórias, de modo que seus livros provavelmente fazem tanto sucesso pq além da escrita ser de fato envolvente, mesmo que ela siga a fórmula de deixar pistas pra plantar dúvidas no leitor e terminar surpreendendo com algo fora do óbvio (ou ao menos com essa intenção), no final, após a revelação do mistério, realmente não resta aquela sensação de pontas soltas, de que faltou algo pra explicar e etc. Acho que isso deve ser bem difícil de fazer e ela faz muito bem.

Falando em fórmulas de escrita (e não vejo nenhum problema em usá-las, muito pelo contrário), esse livro traz um estilo de final que venho percebendo que não me agrada; nas últimas três páginas a autora solta uma bomba e encerra a história. Como falei, não senti que sobram coisas a resolver, mas não gosto desse estilo de revelação na escrita, não gosto de ter a resolução do livro com essa sensação de "pressa", então provavelmente isso também contribuiu pra minha experiência não ter sido muito positiva com essa leitura.

Apesar de tudo, se partirmos unicamente dos pontos positivos que mencionei, posso dizer que é uma leitura que em geral eu recomendaria, apesar de não ter me agradado muito. Exceto pelo tratamento problemático dado à adoção, o livro não é ruim e me desagradou unicamente por questões de gosto pessoal meu. Ainda assim, pelo que ouço dizer, provavelmente essa não é uma das melhores obras da autora.
Cristian 11/03/2021minha estante
Parabéns pela resenha!


Nath 11/03/2021minha estante
Obrigada!




lulukamartins 31/08/2023

Li em 2 dias nas férias
O que dizer dos livros da nossa RAINHA DO CRIME?
Eles têm esse poder de nos prender na história pq a gente fica logo querendo saber o plot twist...
É como uma novela, sabe?
Você começa a assistir despretensiosamente e daqui a pouco ta curioso tentando entender tudo que ta acontecendo.
É essa a sensação que tenho nos livros da Agatha rs
Eu estava de férias e devorei o livro em 24 horas!
Fiquei lendo até as 3 da manhã e quando acordei peguei de novo.

Como a gente quer descobrir o culpado, vc meio que desconfia de TODO MUNDO...
Então em algum momento você cogita quem é o assassino.
Mas não descobri o contexto e como as coisas se conectaram foi bem legal.
No começo achei a história um pouco absurda e o desenrolar um pouco previsível...
Mas depois foi ficando mais interessante e mais fácil compreender as camadas que a história tem!
Os capítulos são curtos e a escrita eh estimulante.
Dei de presente pra uma amiga querida.
Roberta622 29/09/2023minha estante
Os livros possuem uma certa mágica de nos fazer conhecer um mundo diferente sem sair do lugar! Normalmente, eu não leio esse tipo de livro, então quando ganhei pensei ?vou ler para não fazer desfeita?, mas, diferente do que imaginava me apaixonei pela trama e, não tão rápida quando você, continuei a ler um pouco e depois querer ler só mais uma página e então só mais uma ? até que cheguei ao fim desse conto estimulante e me aquece o coração pensar que você me deu esse agradável presente! Muito obrigada Mrs Luiza ?


lulukamartins 30/09/2023minha estante
Aquece o meu coração ler um comentário assim. É bom demais ter uma amiga que entende e compartilha nosso amor pelos livros. Tenho mta sorte de ter te encontrado e fico mto feliz que você curtiu o presente.




DanielOrige 24/07/2023

Surpreendente
Uma história curta mas envolvente, me surpreendeu, achei que seria mais fraquinho honestamente, mas incrível, vale muito a pena
Nath 25/07/2023minha estante
sempre menosprezando minhas indicações incríveis


DanielOrige 25/07/2023minha estante
Para não perder o hábito




Thauany 02/01/2023

Aquela típica história que ninguém presta
Eu adorei esse livro, 2023 começou com chave de ouro ?
Esta foi uma das poucas histórias que eu pensei na resolução antes, e mesmo assim, me senti bem presa no enredo.
Todos os personagens tem motivos para cometer o crime e o leitor consegue suspeitar de todos.
4 estrelas apenas porque o tema ?adoção ? é pessimamente abordado e algumas falas racistas e machistas me incomodaram.
Yasmim 03/01/2023minha estante
amg o livro foi escrito a 70 anos... é incoerente dizer que tem falas machistas e racistas quando há um anacronismo no momento em que vc assume uma acusação partindo de um conceito de sua propria epoca, com o machismo eu até concordo, o philip foi o maior exemplo, questionado inclusive por outros personagens que podem até mesmo representar o ponto de vista da autora, mas de qualquer forma deve-se ter em mente que isso existe não só no mundo real como no literário, assim como pode ser representada uma personagem assassina, também pode uma machista


Thauany 03/01/2023minha estante
Apenas pontuei o que me incomodou na leitura e interferiu na minha experiência com o livro, mas legal que você teve uma experiência diferente.




Lia Trajano 03/03/2021

03/03/2021
Sempre me espanto com essas familias que Agatha descreve: a frieza, os sentimentos terríveis, ingratidão, maldade. Mesmo sabendo que na vida real às vezes é pior, ainda me espanto. Parece que ela sempre esperava o pior das pessoas.

Quando disseram a frase: "A xícara estava vazia"... já sabia quem era o assassino.
Sabrina 04/03/2021minha estante
Definiu em palavras muito do que eu senti! A frase, como já estava chegando no final, eu amei haha


Lia Trajano 04/03/2021minha estante
Nos outros livros dela também sinto isso, depois vou ler a biografia.




Jaque - Achei o Livro 31/05/2022

Jack Argyle foi preso pelo assassinato de sua mãe e acabou morrendo na prisão. Dois anos depois entra em cena o dr. Calgary que era o álibi de Jack, porém na época ele sofreu um acidente e não ficou sabendo da prisão.
Agora ele quer inocentar o jovem mesmo que tarde, e talvez a polícia ainda possa encontrar o verdadeiro assassino.
Mas quando ele dá a notícia à família de Jack pensando que traria alívio, o que ele encontra o surpreende. Ninguém ficou feliz com a notícia, já estavam todos certos que Jack era o culpado e agora a tensão entre eles é nítida. Se não foi Jack, o assassino está entre eles.
Nesse livro não teremos nem Poirot e nem Miss Marple, a investigação fica por conta do próprio dr. Calgary que quer a qualquer custo limpar o nome de Jack. No entanto, quanto mais ele conversa com os membros da família, mais ele sabe sobre o caráter de Jack. Aparentemente ninguém gosta dele, que sempre foi uma pessoa problemática e de moral duvidosa.
O assassino está ali, dentro daquela família, mas todos escondem seus segredos e não estão dispostos a colaborar, nem mesmo com a polícia.
Os personagens são os mais detestáveis possíveis. Nunca vi tanta gente amarga e ingrata em toda a vida de leitora. Não torci por nenhum deles, queria que todo mundo ficasse sem um tostão.
O livro tem uma narrativa lenta e diálogos às vezes não tão interessantes mas ainda assim eu gostei do livro.
Não desconfiava do assassino e fiquei realmente surpresa de como tudo aconteceu. Adorei!
Ainda que eu não tenha lido esse livro antes, já assisti o filme e a minissérie e por incrível que pareça não me lembrei de nada. Graças por isso :)

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/05/punicao-para-inocencia-agatha-christie.html
Marianna 31/05/2022minha estante
Ora ora não sabia que tinha filme e série, irei procurar! Sabe se está disponível em algum streaming?


Jaque - Achei o Livro 31/05/2022minha estante
Marianna, tem no Youtube, o filme e a série.




V_______ 01/03/2021

Punição Para a Verdade
Mrs. Argyle é assassinada em sua casa, o suspeito Jacko, um dos seus cinco filhos adotivos. Jacko é julgado e condenado a prisão, onde acaba morrendo poucos meses após a prisão. O caso parece encerrado, porém tudo muda quando o dr. Calgary trás novas evidência que inviabilizam o assassinato por Jacko, agora os membros da família tentam descobrir qual nos presentes na casa no dia do assassinato é o verdadeiro assassino e como cada um vai se comportar quando a ameaça pode vir pelas suas costas. O suplício que é ter a verdade.
O livro segue o padrão já consagrado da rainha do crime, onde deixa o leitor suspeitar de cada uma das personagens até que chegue as últimas páginas. Adorei esse livro, o final é cheio de atos de nos deixar boquiabertos.
Recomendo !
graazifarias 22/08/2024minha estante
Tô lendo. No início achei MUITO bom, no meio tá meio chatinho... espero que melhore. ?


V_______ 23/08/2024minha estante
Confesso que já não lembro muito do livro, Grazi ?. Mas parece que gostei bastante quando o li, mas também confesso que se tratando de Agatha Christie sou suspeito, gosto muito da fórmula dela.




Mari 21/06/2020

SENSACIONAL
Que livro INCRÍVEL!! desde o capítulo 7 +- eu já fui indo pro lado certo, suspeitei do assassino cedo, mas a Agatha deixa td mundo suspeito né hahahaha não parei pra teorizar de vdd mas eu meio q acertei, o que não tira nenhum mérito da Agatha e não deixa a história menos interessante

é o segundo livro que leio dela e, nossa, que escrita envolvente!! é incrível como ela joga coisas na nossa cara que na hora nem percebemos. a história por trás do assassinato de Rachel é muito boa, a escrita incrível

alguns pontos me incomodaram, mas entendo que o pensamento da época, era outro, então não tiro nota do livro por isso

enfim, recomendadissimo, depois que comecei foi um surto atrás do outro, não consegui parar e li em 2 dias kk um dos melhores do ano até agora, com certeza, e já quero ler mais Agatha Christie!!
MellNavarro 21/06/2020minha estante
Recomendo "por que não pediram a evans" e "cartas na mesa", meus favoritos dela


Mari 21/06/2020minha estante
já vou por na wishlist hahaha por enquanto to seguindo um clube de leitura da agatha então não sei qual será o próximo




Leticia 03/09/2020

Esperava mais
Este foi meu primeiro livro da Agatha Christie e, confesso, fiquei decepcionada. Como ela tem a grande fama de rainha do mistério e do crime, minhas expectativas estavam lá em cima.

O livro é bom, a narrativa é amarrada dentro de sua proposta e a escrita é leve e fluida. No entanto, lendo hoje em dia, após ter consumido diversos outros conteúdos (filmes, séries e livros) do gênero, a obra parece simples e familiar demais. Passei o livro todo com a sensação de "eu já vi exatamente isso em algum lugar". São tantos elementos hoje em dia considerados clichês que, no geral, não achei a história surpreendente — para mim, com base neste livro, a fama que Agatha Christie tem de surpreender os leitores na última página, não colou.
Duda Mel @epifania_literaria 10/09/2020minha estante
Entendo bem o que diz. O primeiro livro que li dela foi "Assassinato no Expresso do Oriente". Estava com altas expectativas e não foi tudo isso. Por mais que falem ser um final surpreendente, eu o cogitei. Recentemente dei uma chance a "Um corpo na biblioteca" e confesso que gostei muito mais.


Leticia 10/09/2020minha estante
O Assassinato no Expresso do Oriente vou acabar nem lendo, porque vi o filme e não tem mais como pensar em nada depois de saber o que acontece rs o próximo da minha lista é justamente um corpo na biblioteca! Veremos




Júlia 05/02/2022

Que livro bom!
O livro é muito envolvente, os personagens são bem construídos e a narrativa foi escrita de uma forma que me prendeu demais, que me fez querer saber o que vinha depois, principalmente nos últimos capítulos. Por ser meu primeiro contanto com os livros da Agatha Christie, pode ser que tenha gostado um pouco mais do que quem já leu outros livros dela, já que em muitas resenhas o povo coloca que não é um dos melhores dela. Pra mim o livro funcionou bastante. Tirei uma estrela porque não gostei muito do jeito que Agatha retratou a questão dos filhos adotivos, que foi como se não fossem filhos verdadeiros, que por natureza odeiam a mãe, e que não são da família de verdade (Inclusive tem uma parte que um dos personagens fala tipo, mas ela não realmente a minha mãe e nenhum deles é realmente meus irmãos), e também porque em uma parte que ela aborda pensamentos su1cid@s/su1cídi0, ela trata as motivações como coisas fúteis e superficiais, falando que os meninos pensam em cometer su1cídi0 porque acham que não vão passar em provas, e meninas quando os pais não deixam irem ao cinema com os namorados. Mesmo com esses assuntos meio mal tratados, (que também não atrapalham no desenvolvimento do livro, principalmente a parte do suicídio, já que é algo que acontece bem rápido) eu gostei muuito do livro, com certeza vou ler mais coisas da Agatha.
Ane 14/03/2022minha estante
Bem observado a parte dos pensamentos, tinha quase esquecido disso. Você também se sentiu incomodada com o apelido "Jacko"? Me senti incomodada depois de lembrar do MJ e que chamavam ele de Wacko Jacko pra insultar e num momento do livro a mulher chama o personagem de "cara de macaco"


Júlia 31/03/2022minha estante
simm, senti exatamente isso.




Henrique.Gnoatto 25/07/2023

Jovem safado que engana senhoras é preso injuatamente
Que livro bom, mds.Queria ler faz tempo e quando li era melhor do que eu imaginava.Esse é um livro da Agatha(vulgo véia) que não é muito falado, mas deveria ser,por que essa trama que ela constrói e IMPRESSIONANTE. Ela consegue botar vários personagens que parecem desnecessários, mas na verdade são importantíssimos(e todos inauportáveis e problemáticos).QUE MISTÉRIO BOM E FACÍL DE LER. Errei o assassino(mas até aí nada de novo) e recomendo muito essa fofoca.???
Gabriela 25/07/2023minha estante
JOVEM SAFADO


Laura.Bortoluzzi 26/07/2023minha estante
VEIA




Gustavo MF 27/06/2024

Mais um livro excepcional da Aghata. Eu achei o começo da historia meio lenta mas ao desenrolar da historia ela fica muito interessante. É uma historia com um caso muito intrigante e muito curioso que envolve muitos bens materiais da família Argyle. Sem contar o final da historia que é incrível.
graazifarias 22/08/2024minha estante
Tô lendo. No início achei MUITO bom, no meio tá meio chatinho... espero que melhore. ?


Gustavo MF 22/08/2024minha estante
ss, o começo e o meio nn tem aquele suspense interessante é bem lento msm, mas o final do livro te recompensa por isso kkkk pq pensa num final interessante.




Alex 26/06/2020

Estou maravilhado com este livro, ele foi meu primeiro da Agatha.
Inicialmente, eu tive um pouco de dificuldade para acompanhar a escrita, mas logo no cap. 03 eu já estava quase adaptado com a narrativa.
Gostei bastante do desenrolar de tudo e de como a Agatha soube expressar as características de cada um, onde todos eles se comportam de maneira distinta mas também com a mesma preocupação. Acredito, que ela tentou trazer o mais real possível.
Lembro-me que no cap. 03 eu disse "é ele (a)", mas eu nao tinha certeza, pois eu apenas havia tirado da minha cabeça. E no fim, foi realmente quem eu havia dito. Só que não foi tanto previsível assim q dar certo de saber logo de inicio, eu havia apenas pensado e disse pra um amigo q eu desconfiava dessa pessoa, porém depois de ler os capítulos adiante eu fiquei na bastante na dúvida e havia ater tirado das minhas suspeitas essa pessoa por um período de tempo.
O capítulo final foi muito bom, masss a cena final não me agradou de certa forma? Talvez eu achei rápido demais.
O livro como um todo é espetacular!
Sarinha 28/06/2020minha estante
também achei a cena final um pouco forçada por não ter tido um desenvolvimento satisfatório disso, talvez ela pudesse ter deixado em aberto sla.


Alex 29/06/2020minha estante
Sabrina, concordo plenamente contigo, se ela deixasse em aberto seria bem melhor ou caso nao existisse de fato esse rolo!




M£R¥ 24/08/2020

Plot twist
Genthem!!o que foi esse plot no final do livro ??assim pasma? dei muita risadas ????pra mim nada a vê q desespero esse pra casar ??
Manu.Mota 29/08/2020minha estante
O último parágrafo eu fiquei "ahn?" Kkkkkkk


M£R¥ 30/08/2020minha estante
Pois eh????




belligna 20/04/2023

É uma leitura que prende bastante. Desconfiei de todos e bolei teorias bizarras e no final como sempre (X) FUI FEITA DE PALHAÇA.

PS: SAUDADES HERCULE POIROT.
PS2: Eu acho engraçado demais esses personagens dos livros da Agatha que se conhecem e se apaixonam/casam em 3/4 dias kkkkkkkkkk

Enfim, livro bom mas não entrou pra lista de favoritos.
Radrian 21/04/2023minha estante
Aparentemente você tem uma bela e invejável coleção de Agatha Christie 's lidos.
Parabéns. Muito legal
Tô chegando no 10° ainda kk
Boas leituras! ?


belligna 21/04/2023minha estante
Obrigada! Eu tô fazendo um desafio de ler todos os livros da autora ? Espero que você continue lendo e boas leituras pra você também!




919 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |