nana :) 14/09/2023
Eu bem sei que não me terás por inocente.
E foi assim que a querida Agatha Cristina deu o pontapé inicial de sua primorosa obra "Punição para a Inocência". Considerado por muitos e até pela própria autora um dos melhores livros de Agatha. De fato, os inocentes não deviam sofrer. O difícil é achar o inocente dentre tantos que não se encaixam nesse perfil. Como uma leitora ainda prematura da Agatha, devo dizer que ela me fez de besta mais uma vez ?.
A família Argyle, assim como todos os personagens dos outros livros da autora, são muito pouco dignos de confiança, todos ali tem um motivo para cometer esse assassinato. Mas, será mesmo que a vítima, era tão inocente assim? A autoridade e obsessão de Rachel não foi o seu triunfo e derrota? O inocente era mesmo digno de continuar vivo?
Dessa forma, de pouco a pouco, vamos conhecendo todas as peculiariadades dessa família, devendando pedacinhos desse quebra-cabeça, que ao mesmo tempo que é tão óbvio, é tão complicado. Confesso que quando cheguei ao final, e vi todos os pontos se encaixando, as pistas soltas e as passagens óbvias se alinhando, meu amigo, me senti besta.
Recomendo muito esse livro, principalmente pata que gostou, assim como eu, de Morte no Nilo. Mesmo não sendo tão envolvente no início, devido a complexidade dos personagens, quando se pega o ritmo, não consegue mais parar.
Pois, afinal, assim como diz Tina, " a nenhum homem negaremos justiça!"