Claudinei 21/11/2023
Uma história mediana...
Em 2014 completavam-se 75 anos da criação do Batman, obviamente a Panini lançou alguns títulos comemorando essa data, entre esses, algo não muito comum por aqui na época: histórias do personagem em versão mangá.
Assim, chegou aos leitores brasileiros, Batman – A mascara da morte. Escrito e desenhado por Yoshinori Natsume, publicado originalmente no Japão entre Junho e Agosto de 2008.
Alguns crimes estão acontecendo em Gotham ao mesmo tempo em que Bruce começa a ter sonhos recorrentes com seu período de treinamento no Japão, cerca de vinte anos atrás, pra completar a coincidência, uma das funcionárias de uma empresa nipônica que está se associando com a Wayne Tech lembra muito uma garota que ele conheceu em um desses dojôs. Agora ele precisa lidar com um assassino em série que arranca a face de suas vitimas como se fosse uma máscara, além do fato de estar sendo atormentado por um espírito que deseja usar suas habilidades.
Por se tratar de uma história do Batman, infelizmente Natsume não desenvolveu bem o mistério, a questão do detetive, ficando logo evidente quem seria o vilão da trama, e sendo um One Shot com 200 páginas, espaço para isso ele teve, mas não equilibrou a narrativa, deixou o começo mais amarrado e o final acelerado. A arte é até okay, tirando o fato de que Bruce Wayne carrega as marcas da mascara do Batman em seu rosto durante o dia, talvez proposital pra identificar o personagem, se não for isso, não consegui captar a ideia do autor, ademais tanto a parte de ação quanto de perspectivas estão bem feitas.
A Panini republicou esse título esse ano de 2023, possivelmente num formato e papel melhores, porém não acredito que esse valor de capa seja condizente com a história apresentada, é uma trama bem simples até, pra mim foi uma releitura e como da primeira vez não me agradou tanto.
site: https://www.instagram.com/leitor1986/