Marília de Dirceu

Marília de Dirceu Tomás Antônio Gonzaga




Resenhas - Marília de Dirceu


313 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Sophia2155 01/04/2024

Brega. Clichê. Mentiroso. Bonito.
Para mim, não foi uma leitura prazerosa pelos seguintes motivos:

1 - Sou recém solteira e, honestamente, não estou muito no clima para juras de amor eterno. Tudo me pareceu brega e artificial. Claro, o fato de que Gonzaga, logo que saiu da prisão, casou-se com outra mulher só me fez achar a coisa toda uma falsidade. Tudo bem. Sei que estou soando amarga.

2 - Não consegui parar de pensar que Maria Doroteia (nossa Marília) tinha apenas uns 15 anos, enquanto Gonzaga (Dirceu) já era quase um quarentão quando eles começaram a se relacionar. Posso estar fazendo uma análise anacrônica, mas o fato é que a diferença de idade é perturbadora.

3 - Li por obrigação - o que tira um quê do prazer de qualquer leitura.


Resignada, confesso que não dá pra negar a beleza de algumas estrofes e falar que são ruins. Algumas analogias e metáforas são super interessantes, bem construídas e fazem jus à grandeza do amor. A métrica, o arcadismo, as referências mitológicas e o Cupido são, muitas vezes, elementos maravilhosos. Ainda que repetitiva, a escrita é impressionante. Saber o contexto biográfico que atrapalhou a coisa toda!

Obs.: a parte 3 é estranhamente jogada no livro.
comentários(0)comente



heloisa61 31/03/2024

Mais uma leitura fuvest
Confesso que li as últimas 20 páginas correndo, só pra acabar logo. Não gostei; claro, as liras são bem feitas, mas não aguento ler umas 80 liras falando sobre as mesmas coisas e usando as mesmas palavras
comentários(0)comente



Sofiaxzn 29/03/2024

"Se o meu crime não fosse só de amores,
A ver-me delinqüente, réu de morte,
Não sonhara, Marília, só contigo,
Sonhara de outra sorte."
comentários(0)comente



Keuny 29/03/2024

Marília de Dirceu
Um livro interessante. Um conto de liras, do período do arcadismo, tendo romance, bucólico, sentimentalismo, emoção..mas a escrita é um pouco difícil de entender. Li por causa da escola porém pretendo reler no decorrer do ano para o vestibular
lila 𦢠29/03/2024minha estante
o poema lido pela minha mãe que fez com que ela escolhesse meu nome?


Leitorconvicto 29/03/2024minha estante
Um livro com muita história relacionada




Amanda 24/03/2024

Dirceu é muito romântico, tem uns poemas chatinhos e uns que eu morria de amores, até que valeu a pena, obrigada ufpr por recomendar!
comentários(0)comente



Déa 23/03/2024

Liras na escola
Eu adorava sentar na janela da biblioteca da minha escola - em Ouro Preto - pra ler as Liras de Marília de Dirceu.
Minha escola ficava perto da casa de Tomás Antônio Gonzaga e eu ficava sentada na janela lendo e pensando o que passava na cabeça deles à época, como eles interagiam, como eram as trocas de cartas, enfim, "viajando". (Lembrando que nessa época não tinha Google, então eu realmente ficava pensando kkkk) Lembro que os livros eram enormes e tinham vários volumes.
Anos mais tarde morei perto da antiga Casa da "Marília" e aí voltei a lembrar das liras e andei relendo. Às vezes lia sentada lá na ponte e ficava olhando a Casa do Ouvidor com o mesmo pensamento de antes rs.
Agora tô longe uns 1000km e me bateu nostalgia e resolvi reler. Quase 30 anos depois de ter lido pela primeira vez.
Sei que dessa vez tudo parece tão diferente, tão distante e a saudade de que eles tratam parece doer mais agora do que doía antes.
comentários(0)comente



Liað· 17/03/2024

Chato
Fui ler por conta do vestibular, e assim, achei um porre.
Eu entendo sua importância pra história e essas coisas, mas nn recomendo, não tem porque que ler se vc nn for fazer o vestibular, sinceramente.
comentários(0)comente



Marjory.Vitoria 16/03/2024

O livro é legal
As liras junto com o contexto histórico e a biografia do autor ajuda totalmente no entendimento da primeira e segunda parte.

Já a terceira parte são sonetos, sobre amigos e influentes da época. Inicialmente achei meio desconecto alguns dos sonetos. Mas quando você entende que o livro ao todo são lira bibliográficas você acaba entendendo um pouco mais. Porque de fatos tem tals sonetos.

Algumas liras achei complicadas outras de fácil entendimento
Foi mais fluido do que imaginei a leitura.
comentários(0)comente



Priscila700 15/03/2024

Enfim, fim!
Levei muito mais tempo do que gostaria para ler esse livro.
É um livro de poemas do período arcaico, o que exige que a pessoa: 1 goste de poema e 2: tenha apreço pela escrita do período arcaico.
Para mim, Gonzaga se tornou repetitivo, o que tornou a leitura extremamente lenta e cansativa.
comentários(0)comente



bia 08/03/2024

Odiei
Pessimo, acho que nunca tinha lido um livro tão monótono e chato real, obg fuvest por acabar c minha vontade de ler
comentários(0)comente



Leo1310 01/03/2024

Coisa chata não faz meu estilo mas é muito bom sim e acho que é uma leitura obrigatória para todos os fãs de poesia
comentários(0)comente



Sophia.Shinohara 28/02/2024

Marília de Dirceu
Li por ser leitura obrigatória da Fuvest, não me apeguei ao livro e não achei o conteúdo interessante, a história em si do autor por ter escrito as liras é o fato mais ?legal? de tudo isso, na maioria das vezes não conseguia me concentrar em uma só palavra escrita.

?Me vi de amor nas trevas sepultado.?
comentários(0)comente



Riri 28/02/2024

?Daqui ouro nem quero; quero levar somente meus amores?
Mesmo que Antônio Gonzaga tenha sido um dos poetas árcades mais importantes da literatura colonial brasileira, é sim um livro muito maçante e repetitivo. A primeira parte é pura e completa adoração a Marília. A segunda parte é a tristeza do Dirceu em palavras com um pé no romantismo contraposta com o desejo de reencontrar Marília e a terceira parte é um emaranhado de liras com menção a outras mulheres (ou deusas) e vasto bucolismo. Li por ser um clássico e por estar nas leituras obrigatórias da Fuvest. Gonzaga foi o último romântico, por isso não me arrependo na leitura!
comentários(0)comente



Livia755 27/02/2024

Livro ok
Tem uns trechos bonitos mas depois que fui saber o contexto da obra me vi desgostando da obra, enfim, li por causa do vestibular então isso já deixa o livro meio chato
comentários(0)comente



zamoro.sarah 25/02/2024

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga
Devo dizer que minha opinião talvez seja diferente da maioria dos outros leitores desta obra mas aqui vai:

Não achei a leitura difícil e muito menos entendiante, foi uma leitura bem fluida até. Só não dou 5 estrelas por dois motivos: infelizmente, como virou leitura obrigatória da Fuvest, tive que ler com muita minusciosidade, o que me demandou um tempo muito maior de leitura do que eu poderia não ter tido; com a correria do 3° ano do Ensino Médio, o cansaço acaba pesando mais que a vontade de ler o livro durante as noites livre.

Acredito ser isso, então. Que venha a próxima leitura da Fuvest agora!
comentários(0)comente



313 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR