Roberta 02/12/2015Fácil de entender. Ótima leitura! Em agosto eu solicitei Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, da Kathleen Sears, pois eu sempre gostei do assunto e já tinha alguma noção. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia, ao contrário, eu solicitei porque não sabia absolutamente nada sobre o assunto.
O que a escrita de Paul Kleinman e Kathleen Sears tem em comum é a facilidade com que eles expõe os fatos e os explicam. Eu, que nunca aprendi nada sobre filosofia, me senti bem a vontade com os tópicos abordados.
Na escola onde cursei o ensino médio não tínhamos a matéria "Filosofia", mas sempre que os alunos comentavam sobre isso, todos queriam a implementação da mesma, afinal "deve ser fácil, é só pensar" e "a opinião de cada um é a correta". Ao ler esse livro, percebo como estávamos iludidos. Filosofia pode ser tão complexa quanto qualquer outra ciência, apesar de não ser nenhum monstro de sete cabeças. O Navio de Teseu, por exemplo, confundiu o meu cérebro, apesar de eu ter entendido a ideia. Pensar pode ser difícil, quando você não está acostumado a fazê-lo. E isso é bem comum hoje, quando estamos acostumados a ter opiniões prontas na TV, na internet e etc. É muito mais fácil concordar do que pensar, procurar entender e interpretar.
É divertido tentar descobrir como, naquela época, sem nenhum dos recursos que temos hoje, sem nenhum meio com o qual buscar conhecimento (como a internet, programas de televisão e etc), aqueles pensadores chegaram à conclusões incríveis. Apenas pensando, debatendo, criando teorias com seus tutores e alunos. Em contextos extremamente conservadores, sempre havia alguém inovador. Mesmo quando todos eram politeístas, havia quem acreditava que só havia um Deus e que este tinha a habilidade de ver, ouvir, pensar e controlar o mundo com seus pensamentos. Podemos dizer que nossos pensadores eram garotos it, que criavam tendências. Brincadeira. Afinal, alguns foram mortos, expulsos ou presos por suas formas de pensar.
Os capítulos são curtos e com eles, o leitor vai descobrindo a história de vários filósofos e a explicação simples de suas ideias. Vemos, desde nomes dos quais nunca ouvimos falar antes, até nomes como Sócrates, Pitágoras, Platão, Aristóteles. É realmente difícil imaginar que alguns deles se conheceram. Já pensou estar andando na rua e ver Platão e Aristóteles tomando chá e debatendo sobre a Teoria das Formas sem imaginar que eles seriam conhecidos mundialmente um dia? Sinistro. Também entendemos um pouco de Metafísica, Ética, Livre Arbítrio... E criamos uma visão totalmente nova sobre cada um desses temas. Para você: o que é livre arbítrio? Tem a ver com religião? Quem é ateu não tem? Afinal Deus nos deu livre-arbítrio. Ou tem a ver com ética? Com moral? Mas ética e moral não são a mesma coisa? Como eu disse antes, sinistro.
É importante entender que muitos desses filósofos contribuíram para com a filosofia de forma que mudaram várias outras coisas, que são vistas e utilizadas até hoje. Alguém aí já ouviu falar de Karl Marx? Aposto que já, naquele filme do Jim Carrey. Mas Karl Marx é mais conhecido como o pai do comunismo. E sim, ele era um filósofo.
Assim como na ciência, cada pensador criava e defendia suas ideias e teorias. O difícil é saber o quê exatamente era de qual filósofo, já que a maior parte deles (dos antigos) não registraram no papel. Então, os historiadores tentaram descobrir lendo os escritos dos alunos desses pensadores. Além disso, muitas da ideias eram aperfeiçoadas de pensador para pensador através dos anos.
Esse livro me fez refletir bastante. Muitas vezes eu lia um título e antes de ler a explicação sobre ele, já estava viajando nos meus pensamentos. Quantas vezes nós fazemos isso sobre assuntos sérios, hoje em dia? Claro que os assuntos e o contexto são bem diferentes dos de antigamente. Mas, no mundo de hoje ainda existem pessoas que são mortas ou presas por causa de aquilo que pensam, falam e ensinam. Quantos de nós são, realmente, pensantes?
"Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida." Sócrates.
site:
http://www.intuicaoliteraria.com.br/