uliskek 26/07/2024
Livro honesto que cumpre o que promete: ser uma introdução básica sobre inúmeros pensadores e temas filosóficos. Ainda assim, senti falta de alguns filósofos essenciais como Agostinho, Hannah Arendt, Foucault, etc... Fora isso, a tradução pro português é duvidosa em alguns momentos, e tem uma gafe pontual que foi dizer que Sócrates escreveu livros, o que me deixa com a pulga atrás da orelha: devo confiar no resto do livro?
O maior problema desse livro é que ele não tem um senso de continuidade nem de unidade, o que resulta numa leitura muito fragmentada e com uma progressão que não tem lógica: você está lendo sobre a caverna de Platão, e quando vira a página, vê que o próximo tema é existencialismo, e quando termina de ler sobre, vira a página e volta pra séculos antes de Cristo de novo, num capítulo sobre Aristóteles (?); o livro começa com os pré-socráticos (até aí tudo bem), mas passa pelos contemporâneos como Heidegger, Sartre e Wittgenstein, e termina com Espinosa (?).
No mais, uma leitura interessante para iniciantes ou para quem quer uma aproximação casual com a Filosofia. Por causa desse caráter, é superficial (é bom que seja, ou o livro não cumpriria seu propósito), e pra mim, difícil de entender em alguns momentos por resumir demais os temas, então se quiser algo mais aprofundado, é bom procurar outras coisas.