Livros da Julie 13/04/2021Quando as circunstâncias se colocam entre você e seu destino-----
"todos nós precisamos de sonhos. Precisamos de esperanças, saber que podemos alcançar algo além do que já temos."
-
"A nossa vida é feita de tempo. (...) quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível."
-
"Suponho que isso seja a vida. As pessoas vêm e vão."
-
"quando a gente é criança, acredita que pode ser tudo o que quiser, ir para onde se tem vontade. Não há limites. Você espera o inesperado, acredita em mágica. Aí você cresce e a inocência acaba. A realidade da vida mostra a sua cara e você se sente golpeada quando constata que não pode ser tudo o que quer e que só precisa se conformar com um pouco menos do que aquilo que havia imaginado.
-
"Por que deixamos de acreditar em nós mesmos? Por que permitimos que os acontecimentos ou os números ou qualquer outra coisa além dos nossos sonhos governem a nossa vida?"
-
"fugir não é a maneira de resolver nada. Você pode correr e correr, o mais rápido e o mais longe que quiser, mas a verdade é que, sempre que fugir, lá está você."
-
"A vida não é perfeita para ninguém. (...) Não há uma nuvem preta pairando só sobre a sua cabeça, sem afetar outras pessoas. Só parece ser assim. Mas é a sensação que muitas outras pessoas têm, também."
-
"Não há nada que atraia tanto uma serpente como o paraíso."
-
"A idade lhe ensinou uma coisa: que ninguém sabe o que está acontecendo."
-
"Aprendi que lar não é um lugar, é uma sensação."
-
"Por que diabos os filmes conseguem fazer com que tudo, até mesmo a chuva, pareça ser algo tão divertido?"
-
"Você acha que, no dia em que chegar aos 40, vai ser uma pessoa completamente diferente do que era quando tinha 39 ou de quando fizer 41? As pessoas criam essas ideias sobre as idades para poderem escrever livros idiotas de autoajuda (...) e procurar desculpas para as crises que estão acontecendo em suas vidas."
-
"tudo o que Deus faz é rir das coisas que aprontamos por aqui."
-----
Simplesmente acontece foi o quinto livro do Projeto #LendoCeceliaAhern, promovido pelas @batidasliterarias e @resenhasdealgodao, e o segundo livro da autora.
Rosie e Alex se conheceram ainda crianças e frequentavam a mesma escola. Colegas de turma, a amizade extrapolou a sala de aula e se tornaram inseparáveis. Durante a adolescência, a proximidade entre eles sugeria que um dia ficariam juntos, mas o destino resolveu dificultar as coisas: a família de Alex precisou se mudar para os Estados Unidos.
Separados por um oceano, os amigos ficaram inconsoláveis e arquitetaram planos de se reunir novamente. Quis o destino (ou as escolhas erradas) que as circunstâncias impedissem essa reaproximação seguidas vezes.
A amizade verdadeira resiste ao tempo e à distância, não importa o que aconteça. Porém, e se há mais do que amizade em jogo? Seria amor o que eles sempre sentiram um pelo outro? Valeria a pena arriscar tudo para apostar nesse amor?
Simplesmente acontece é um romance epistolar. A história é contada por meio de cartas, bilhetes, mensagens e e-mails trocados entre Rosie, sua família e Alex, desde a infância dos dois até a idade adulta. O formato deixa a leitura mais fluida e instigante, fazendo com que fiquemos cada vez mais curiosos sobre o desenrolar dos acontecimentos.
Sem um narrador confiável, os fatos são apresentados pela perspectiva de quem o conta e é interessante perceber a diferença que faz o destinatário na forma de se transmitir uma mensagem. Um mesmo evento pode ser contado de diversas maneiras, o que chega a ser engraçado. No entanto, é triste percebermos o quanto costumamos esconder a verdade por trás das palavras. Não é incomum querermos passar a impressão de que tudo está bem; só aqueles que realmente nos conhecem poderão notar o tanto que mentimos aos outros e a nós mesmos.
Apesar de acompanharmos a vida de vários personagens durante o livro, o foco maior é em Rosie. De uma menina que tinha mil sonhos e fantasias e queria conquistar o mundo, ela se transformou em uma adulta um tanto pessimista, vitimista e fatalista, com dificuldade de aceitar sua própria parcela de culpa em tudo o que aconteceu.
Efusiva, sarcástica, com humor oscilante e tendência para o drama, constantemente reclamando de tudo, desestimulada pelas circunstâncias, porém ainda lutando para tomar as rédeas de sua vida, Rosie poderia ser qualquer um de nós e é isso que torna o livro interessante. Não é exatamente uma história sobre o amor, mas sobre pessoas. Alex e Rosie não são perfeitos, com um amor puro e intocável que sobrevive ao tempo. Nisso reside a maestria da autora e a credibilidade do romance. Eles possuem defeitos, como qualquer ser humano, e alternam momentos de acreditar em um futuro juntos com momentos de viver o presente e se ater ao que ele oferece. A inquietação, a dúvida que carregam consigo ressurge volta e meia com força e eles seguem suas vidas temendo o incerto e se agarrando ao que é mais seguro.
O filme apresenta muitas mudanças em relação ao livro quanto aos personagens e a cronologia dos eventos é bem alterada. A adaptação não se aprofunda na maravilhosa relação de Rosie com a sua família e com a sua amiga, e não esclarece os problemas e desentendimentos que acontecem durante a vida de Rosie e Alex. Obviamente, a química entre os dois é mais impressionante na tela, até porque estamos falando de Lily Collins e Sam Claflin.
De modo geral, portanto, o filme é mais romântico e emocionante, enquanto o livro é mais realista e pé no chão. Ambos são tocantes à sua maneira, porém o último nos faz refletir sobre nossas escolhas e as responsabilidades que delas advêm. Simplesmente Acontece é sobre conseguir aceitar o passado, com tudo o que aconteceu e todas as decisões tomadas, boas ou ruins, pois é preciso conviver com elas pelo resto dos seus dias. E principalmente sobre conseguir moldar seu futuro, traçar e alcançar objetivos, fazer o máximo possível para a vida dar certo ainda que os obstáculos sejam grandes, sem se acovardar diante de novas oportunidades.
site:
https://www.instagram.com/p/CNlMh1kDHBr/