Luma.Lage 25/09/2019No primeiro dia de aula de suas vidas, Rosie e Alex se sentam lado a lado e começam uma amizade que vai durar por toda vida. E posso dizer que é uma das histórias de amor mais lindas que já li.
O livro todo se passa com e-mails, mensagens de texto, bilhetes e cartas. Nos vemos os anos, as décadas irem passando através de mensagens enviadas e isso me deu uma angustia muito grande, porque sou uma leitora avida por detalhes. Ao mesmo tempo que o livro é divertido, ele tem o eu drama. Além de rir e me divertir com ele, eu também chorei horrores, principalmente com o final.
Até os dezoito anos, os dois tem os mesmos sonhos e quando Alex precisa se mudar para os EUA, a Rosie decidi fazer faculdade lá para ficar mais perto dele. Mas as coisas simplesmente mudam de figura quando a Rosie engravida. A gravidez na adolescência é relatada de um modo real, eu senti toda a tristeza da Rosie, de abrir mão da sua vida, para cuidar da sua filha. A dor de que por causa de um pequeno erro, ela ter que desistir de todos os seus sonhos e de como isso é exaustivo psicologicamente falando. Enquanto isso, Alex segue seu sonho de ser médico, começa a faculdade, conhece uma pessoa, e uma amizade que tinha tudo para acabar, não acaba. Porque ele permanece ao lado dela, mesmo com um oceano de distância entre eles.
Você merece alguém que a ame a cada batida de seu coração, alguém que pense a seu respeito a cada instante, alguém que passe cada minuto do dia apenas se perguntando o que você está fazendo, onde está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que possa ajudá-la a alcançar seus sonhos e protegê-la de seus medos. Alguém que vá tratá-la com respeito, que ame cada lado seu, especialmente suas falhas. Você deveria estar com alguém que possa fazê-la feliz, realmente feliz, flutuando de felicidade.
É muito duro você acompanhar essa história como expectador, sem saber todo os detalhes e ao mesmo tempo sabendo de coisas que mudaria o rumo. Muitas vezes eu senti vontade de entrar no livro e gritar “CONTA PARA ELE, ROSIE”, “NÃO SE CASE, ALEX”. Sem contar que esse é o casal com o pior time da vida. Quando um ta solteiro o outro da casado, quando um tá divorciado, o outro tá casando de novo, e cara, dá uma raiva muito grande.
Uma das coisas que mais gostei nesse livro, é que ele parece extremamente verdadeiro, com problemas que pessoas comuns passam. Em paralelo a história principal, vamos acompanhando os a história da família da Rosie, da irmã mais velha que larga a faculdade, viaja para a Itália e se apaixona, do irmão mais novo que vai ficando cada vez mais distante da família a medida que os anos vão passando. Acompanhamos de perto a amizade que a Rosie faz com a Ruby, e também vamos acompanhando a vida dela, as coisas que ela sente, qualquer mulher pode sentir. Também acompanhamos o crescimento da Katie, como ela se torna amiga do Toby, confesso que essa amizade me deixou angustiada eu ficava o tempo todo pensando que seria a mesma coisa do Alex e da Rosie e de repente, você vê que talvez a vida deles não seja igual.