spoiler visualizarRamires 14/02/2021
Trecho do livro
COSMOVISÃO CALVINISTA
O cristianismo também é a constituição, por parte de Deus, de uma nova comunidade de fiéis redimidos, com entendem, com razão, os anabatistas e muitas outras igrejas independentes. Todavia, o cristianismo é muito mais do que isso. Deus redime a pessoa como um todo, não somente a sua vida espiritual ou moral. A vida de grata obediência à palavra de Deus que nasce da redenção de Jesus Cristo e da renovação do Espírito Santo não se resume à oração diária, à leitura da Escritura é à presença semanal na reunião da igreja, embora essas coisas certamente façam parte dessa vida.
O alcance cósmico da redenção significa que a vida como um todo é redimida, incluindo a família, o trabalho, a recreação, a vida acadêmica e a vida política. Se o cosmo inteiro é um campo de batalha contínua entre os espíritos da fé e os da incredulidade, temos a responsabilidade dada por deus de discernir os espíritos em cada uma dessas esferas. É por isso que a compreensão das ideologias eé tão importante.
Já muitas vezes se disse que os crentes pensam tanto no céu que, aqui na terra, eles não prestam para nada. Trata-se, obviamente, de uma caricatura à qual não devemos facilmente dar crédito. Ao mesmo tempo, é preciso admitir que muitos cristãos em diversas tradições costumam ter um comportamento que parece comprovar essa acusação.
Cada vez que o crente diz, por exemplo, que a religião e política não se misturam, ou que devemos nos concentrar em salvar almas e deixar os assuntos do mundo para trás, ele está implicitamente negando o objetivo cósmico da redenção de Cristo, diminuindo a Soberania de Deus.
Cada vez que um seguidor de Jesus Cristo abandona uma profissão supostamente secular afirmando a intenção de "servir a Deus em tempo integral", ele está na verdade entregando uma porção imensa da vida humana a alguém que não é o Salvador do mundo. Para o cristão biblicamente correto, não existem ocupações "sacras" ou "seculares", e sim obedientes e desobedientes. O agricultor ou o carpinteiro obediente serve a Deus em tempo integral quanto o pastor ou missionário. A msma coisa pode ser dita sobre o magistrado civil, cuja vocação Calvino elogiou.