Aparecida

Aparecida Rodrigo N. Alvarez




Resenhas - Aparecida


64 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Wesley 11/06/2021

História de Aparecida ou do Brasil?
Ótimo livro sobre o que, segundo o autor, é um dos maiores símbolos nacionais, mesmo com seu surgimento datando da época colonial brasileira, muito antes de sermos o país que conhecemos hoje. Dessa forma, a história da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida se mistura aos acontecimentos históricos do Brasil, pois a pequena escultura de barro de 36 cm viu a fuga da família real portuguesa, a Independência, a República, os golpes de 30 e 64 e a redemocratização, e de certa forma, esteve minimamente presente nesses momentos. Também foi destinada a ela a primeira visita de um papa ao Brasil.
Além disso, Aparecida viu o que há de pior na essência do nosso país, foi cobiçada e assaltada por aqueles que ocuparam os postos de poder no Brasil desde 1717, data de seu encontro.
Ademais, o livro é um ótimo texto jornalístico histórico sem cunho religioso. Logo é interessante para aqueles que seguem o catolicismo como eu, quanto para quem quer saber sobre um pedaço de nossa história enquanto nação.
A escrita do autor Rodrigo Alvarez, famoso correspondente internacional, é muito boa e dinâmica, o que complementa toda sua pesquisa para a produção do livro.
comentários(0)comente



jsilveira 06/03/2021

Ótimo livro
O ponto negativo fica para o despreparo do autor que, em vários momentos, dá provas de sua ignorância.
comentários(0)comente



Isaac Jose 18/02/2021

Uma grande bigrafia
De primeira vista, esse livro Aparecida parece ser só mais uma biografia de uma santa católica. Porém, maravilhosamente, as páginas escritas por Rodrigo Alvares nos revelam muito mais. Além de, contar a história de uma santa que negra que foi encontrada por dois pescadores no rio Parnaíba, nos revela a importância que essa imagem tem na história do Brasil nos setores socioeconômicos e políticos e na propagação da fé católica em nossas terras. Dessa forma, mostrando o impacto que ela teve e tem na sociedade brasileira.

Recomendo esse livro a todos, principalmente aqueles que gostam de saber acontecimentos do Brasil.
comentários(0)comente



Amorim 12/02/2021

Aparecida
Nunca imaginei que a história de Aparecida, como é chamada hoje tivesse uma história tão rica e que mudou até o curso da história do Brasil. Excelente leitura, focada na história. Rodrigo Alvarez escreve de uma maneira que fica difícil parar de ler. Detalhes desde seu descobrimento até como as pessoas olham para Aparecida hoje.
comentários(0)comente



Marcianeysa 30/12/2020

Bom livro
O livro narra a "trajetória" da imagem de Nossa Senhora Aparecida desde a "descoberta" no Rio Paraíba até 2017. Muito interessante porque narra diversos fatos da história recente do Brasil.
comentários(0)comente



Jeferson Souza 07/12/2020

Surpreendente!
Livro que descreve a história de como uma imagem de Maria que foi encontrada em um rio tornou-se a Padroeira do Brasil.

Corrupção, atentado, restaurações, revolução e política são alguns dos percalços que Nossa Senhora Aparecida enfrentou durante esses mais de trezentos anos do seu encontro no Rio Paraíba.
comentários(0)comente



Angelica396 22/11/2020

Fé brasileira
Após visitar Aparecida li este livro. O que vi lá faz muito mais sentido para mim. Consegui entender melhor o espírito da fé do brasileiro.
comentários(0)comente



Tiago 20/11/2020

Uma excelente biografia e alguns erros
Um livro muito bom, que traz principalmente o contexto histórico e a relação da imagem de Nossa Senhora Aparecida com as principais personagens que marcam sua "biografia", iniciando pelo atentado que quase a destruiu em 1978. O livro é de fácil leitura, e com um ritmo que em momento nenhum cai no tédio. O autor, o renomado repórter Rodrigo Alvarez, peca em alguns momentos com relação à doutrina católica ou elementos da liturgia, os quais perceptivelmente ele não domina (além do erro grotesco sobre o significado da Imaculada Conceição de Maria), mas para quem ou conhece mais profundamente a doutrina, ou quem não busca o livro como fonte católica, não chega a comprometer demais a obra. Com ressalvas, é uma leitura muito boa.
comentários(0)comente



Tekka 25/10/2020

Rodrigo Alvarez vai fazendo conexões entre a história do Brasil, com a chegada de Getúlio até a chegada dos militares, com a Nossa Senhora Aparecida. Talvez o momento mais grave e intenso tenha ocorrido em maio de 1978, quando um sujeito evangélico chamado Rogério Marcos invadiu a Basílica Velha em Aparecida. Enquanto a missa das 20h era celebrada, os fiéis não poderiam imaginar que estavam prestes a vivenciar uma ?tragédia religiosa?. O homem roubou a Santa por considerá-la um acinte uma adoração, uma idolatria.
Uma das acusações mais contumazes dos protestantes aos católicos é que estes são idólatras, adoradores de imagens e, por isso, dignos da desgraça eterna. Os irmãos litigiados defenestram contra os católicos uma série de versículos bíblicos.
Graças ao trabalho de restauração de Maria Helena Chartini, a santa conseguiu recuperar parte de sua identidade imagética para os fiéis.  O livro Aparecida revela personagens curiosos, como o padre Izidro, que sequestrou a padroeira às escondidas do altar pois não havia gostado do trabalho feito pela restauradora Maria Helena Chartini. Personalidades marcantes da ditadura que financiou uma peregrinação; a visita dos três papas, João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco, que fizeram questão de beijar a imagem da padroeira do Brasil.
comentários(0)comente



Comenta Livros 12/10/2020

Emocionante
Um livro realmente que nos alimenta de história, fé e verdade.

site: https://comentalivros.com/aparecida-rodrigo-alvarez/
comentários(0)comente



Nat Pavan 25/07/2020

Eu sempre tive muita fé em Nossa Senhora Aparecida, então fui ler esse livro para saber do que se tratava
Foi uma surpresa muito boa, pois traz fatos e todo o contexto histórico da biografia da Santa, o que torna a história muito interessante
Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Fernando 17/07/2020

Um compilado histórico
Provavelmente a melhor definição para o que é apresentado neste livro: um apanhado de conhecimento histórico a respeito da Santa padroeira do nosso Brasil. Muitas curiosidades e histórias a respeito da fé estimulada pela imagem de Nossa Senhora. Recomendo para pessoas que queiram entender a história do aparecimento da imagem até esta se tornar o maior símbolo da fé católica.
comentários(0)comente



@uaitolendo 05/07/2020

Terceira vez que leio Aparecida. E cada leitura foi uma experiencia diferente. A primeira foi por curiosidade. Sou catolica desde pequena, e minha "intimidade" era com Sao Judas Tadeu, mas minha curiosidade para saber a estoria de nossa Padroeira é enorme. A segunda vez eu ja a admirava. Nessa terceira vez ja como Devota de Aparecida foi diferente, foi com um encantamento. Com uma fé que eu nunca tinha sentindo. Teve uma parte que eu me vi em lagrimas. Minha Maezinha, minha Santinha, minha Cidinha. Meu sonho maior na vida é colocar meus pés em Aparecida, joelhar no Santuario. Por que eu sei que Ela intercede por mim, e so nao enloqueci nessa pandemia por causa dela. Se voce tem uma curiosidade para saber como foi que uma santinha pescada se tornou a Padroeira do Brasil, leia esse livro. Você catolico, você devoto venha se apaixonar mais pela Cidinha. Não importa a forma que chegamos a Deus, o importante e ter Fé.
.
#Aparecida #RodrigoNAlvares #EditoraLeya #Padroeira #NossaSenhoraAparecida #AparecidaDoNorte #Brasil #PapaFrancisco #AmoLer #BookLove #Bookstagram #IgDeLivros #UaiToLendo
comentários(0)comente



Marcus Vinicius 28/06/2020

Um bom livro com boas informações. Na minha opinião fica muito na imagem e na página 81, há um erro de doutrina.
comentários(0)comente



Mutante X 19/05/2020

Relato histórico
Um livro com texto fluente, cheio de curiosidades e relatos, numa aprofundada pesquisa histórica que não se limita a contar a narrada à exaustão história do encontro da santa de barro nas águas do Rio Paraíba por três pescadores. Aliás, essa narrativa é justamente a mais superficial, exatamente por já ser amplamente conhecida. O autor relata, com grande propriedade, os fatos que fizeram de Aparecida um símbolo nacional, muito antes do Brasil ter sua própria bandeira e hino. O amor do povo, os mandos e desmandos de reis, presidentes e mesmo de padres e bispos, a construção dos dois templos - a Basílica Velha e a atual, que é o segundo maior templo católico do mundo. É uma narrativa honesta, que não se digna ao discurso religioso, mas histórico. E, exatamente por isso, reforça ainda mais o lado místico e sobrenatural da imagem. Alvarez também escreveu, na mesma linha histórica, o livro "Jesus, o Homem mais Amado da História", que, coincidentemente, também li no início deste ano. Lidas em conjunto, as duas obras só fortalecem a fé no Filho e na Mãe, as duas pessoas mais extraordinárias que já pisaram na face da Terra.

site: http://mutantexis.wordpress.com
comentários(0)comente



64 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR