Thaise @realidadeliteral 05/11/2018Jamais conseguirei expressar em palavras o que essa obra representaDesde que terminei essa leitura venho me perguntando se conseguirei expressar em palavras o que foi a leitura desta obra, e cheguei a conclusão de que não, não acredito que seja possível descrever a sensação que essa obra causa.
De qualquer forma me atreverei a elencar alguns pontos essenciais. .
Em Cem anos de Solidão acompanhamos a trajetória da família Buendía ao longo de cem anos.
Tanta coisa acontece no decorrer dessa narrativa que resumir essa história é quase impossível. Em suma, conhecemos cada membro da família e cada solidão apresentada de um modo diferente.
Somos apresentados, por meio de uma narrativa permeada de realismo mágico, a discussão de assuntos históricos de suma importância, como por exemplo, O Massacre das Bananeras, fato histórico acobertado pelas autoridades da época, que Gabo inseriu em sua obra de maneira magistral. Afinal de contas a literatura está aí para isso, não é mesmo?
As mulheres são uma beleza à parte nessa história. Mulheres de raça com personalidade forte e transgressoras, quem não se apaixona por Úrsula e sua sabedoria em constatar que (parafraseando) "O tempo não passa em linha reta como imaginamos, mas dá voltas, e tudo se repete, mais cedo ou mais tarde” ?
Aliás, a circularidade do tempo é o ponto chave desta obra!
Bom, não vou me alongar mais, como disse, é muito difícil expressar em palavras o que essa obra significa, só deixo aqui o meu conselho: Leia esse livro, agora, pare tudo o que você está fazendo e vá ler! Se já leu, releia, pois tenho certeza que essa obra fica mais magistral a cada leitura.
site:
https://www.instagram.com/realidadeliteral/