Hugo 27/12/2020
Uma crítica incrível referente à vida na América do Sul
Livro sul-americano de suma importância no contexto da literatura mundial. Minha iniciação na literatura de Gabo!
Neste romance acompanharemos a vida da ilustríssima família dos Buendía, chefiados por José Arcadio Buendía e pela maravilhosa Úrsula Iguarán. Durante toda a narrativa conheceremos 7 gerações dessa família querida, além da criação e do declínio de Macondo, a cidade dos Buendía que também funciona como personagem da história.
É primorosa a forma como Gabo conseguiu criar, numa história de drama familiar com toques de realismo fantástico, um texto regado com duras e importantíssimas críticas referentes à vida na américa do sul, principalmente no seu país de origem (Colômbia), que foi devastado por inúmeras guerras e tiranias. Como se não bastasse, Gabo também nos presenteia com personagens icônicos e inesquecíveis como a queridíssima Úrsula, uma matriarca de primeira ordem, forte como poucos, que nos aquece o coração e abrilhanta ainda mais a narrativa.
Temos um grande número de personagens e alguns movimentos cíclicos que fazem parte da história. Em alguns pontos esses movimentos cíclicos podem até soar um pouco maçantes para alguns leitores, mas é questão de gosto mesmo. Por conta disso, para evitar confusões, é importante criar um árvore genealógica enquanto lê, para ir acompanhando. Muitos nomes se repetem geração após geração (isso inclusive também tem um sentido próprio na história).
Enfim, para quem quer se iniciar em Gabo, é uma ótima pedida. Muitas pessoas amam esse livro e o colocam em suas listas de favoritos da vida, o que é muito justo. Mesmo embora para mim não tenha funcionado tão bem assim, eu sem dúvidas reconheço a importância desse livro e a sua beleza! Recomendo!